18-10-2008
WORKSHOP 1
CONSERVAÇÃO DA PEDRA




OBJECTIVOS

ENQUADRAMENTO:
A Conservação do Património é uma actividade que de alguma forma sempre acompanhou o Homem, na medida em que desde sempre sentiu a necessidade de preservar algumas das suas criações. Grande parte da memória do nosso passado é relembrada em objectos de pedra  e a sua conservação apresenta-se como um domínio de complexidade reconhecida, justificada pela diversidade de suportes pétreos, pela dificuldade em conhecer o tipo e as taxas de degradação, e pela necessidade de os conservar respeitando os princípios gerais que devem reger as acções de conservação. Entre as inúmeras variáveis que devem ser equacionadas no planeamento de acções de conservação da pedra, encontra-se a diversidade de pedras, que condiciona fortemente quer as formas e processos de degradação presentes e, logo, as metodologias de tratamento, quer o desempenho dos produtos e materiais utilizados.
O desenvolvimento do conhecimento científico, dos materiais e técnicas de construção foram responsáveis pela alteração das práticas associadas à construção tradicional, bem como dos materiais e métodos à disposição de todos os envolvidos na Conservação do Património. Deste modo, a Conservação do Património exige formação e conhecimento específico em diversas áreas, muitas das quais não estão incluídas na formação tradicional de muitos profissionais envolvidos nas intervenções, nomeadamente de engenheiros civis e arquitectos.

OBJECTIVOS GERAIS:
O Workshop tem como objectivos abordar aspectos  relacionados com as causas e processos de degradação da pedra, dos materiais e métodos utilizados em intervenções de conservação, bem como dos princípios gerais que devem orientar as acções de conservação. A análise de projectos de intervenção já realizados permitirá abordar a multiplicidade de etapas, exigências e dificuldades que se colocam em intervenções de conservação da pedra e, deste modo, enquadrar a metodologia a adoptar neste tipo de intervenções.

 



PROGRAMA


Designação do módulo: Conservação da Pedra

  • Enquadramento
  • Introdução aos materiais pétreos e às suas principais características
  • Causas e processos de degradação. Formas de degradação
  • Materiais e técnicas utilizadas em acções de conservação da pedra
  • Principais etapas de uma Intervenção de Conservação
  • Apresentação e análise de Intervenções de Conservação em Pedra
Duração: 8 horas

HORÁRIO
Manhã: 9h00 às 13h00 | Tarde: 14h30 às 18h30



DESTINATÁRIOS
Arquitectos, arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura, conservadores-restauradores e estudantes de conservação e restauro.



Nº LIMITE DE INSCRITOS

mín. 15 | máx. 30



CERTIFICAÇÃO
Os formandos que frequentarem o Workshop receberão um Certificado de Frequência do mesmo.
Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, o presente Workshop equivale a 8 créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.

Carga horária: 8 horas
Formadores:
Eng. Ana Paula Pinto
Dr. Nuno Proença
 
Local: Futuras instalações da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OA/SRN)
Preço: Consultar formulário de inscrição

 
EVENTOS FUTUROS
EVENTOS PASSADOS
18-10-2008
WORKSHOP 1
CONSERVAÇÃO DA PEDRA
Saber mais   
25-10-2008
WORKSHOP 2
CONSERVAÇÃO DE REVESTIMENTOS E SUPERFÍCIES ARQUITECTÓNICAS
Saber mais   
08-11-2008
WORKSHOP 3
TÉCNICAS DE INSPECÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS EM MADEIRA
Saber mais   
15-11-2008
WORKSHOP 4
DEMONSTRAÇÃO DE TÉCNICAS DE RESTAURO AZULEJO, ESTUQUE DECORATIVO E PINTURA MURAL INTERIOR
Saber mais   
 
 
      © Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2008. Todos os direitos reservados