30-01-2009
CURSO 2
“RE-ARCHITECTURE”




 

DATA
30 e 31 de Janeiro 2009
 
 
ENQUADRAMENTO
Todos somos cidadãos do mundo, do continente, do país, da cidade ou do bairro onde coabitamos. Todos presenciamos o envelhecimento do nosso ambiente construído, ano após ano, curiosamente mais acelerado em ambientes recentes que antigos. Todos percorremos diariamente ruas e ruelas onde a modernidade se vai impondo sorrateiramente e transformando o que gerações passadas idealizaram e materializaram com o intuito de nos proporcionar o melhor que podiam oferecer. Todos estamos preocupados com a degradação do nosso planeta e com a incessante conversão dos seus recursos naturais em recursos consumíveis e precocemente desperdiçados. Todos temos vontade de plantar uma árvore ou de usar menos vezes o automóvel, cada vez que vemos, ouvimos ou lemos algo sobre o aquecimento global, o buraco da camada do ozono, ou o protocolo de Quioto. No entanto, quase todos lidamos com estas problemáticas reais, e muitas outras, como se nos fossem alheias; como se o bairro, a cidade, o país, o continente ou o mundo não fossem, de facto, o reflexo directo da nossa sociedade e das suas prioridades. E porque não, contribuirmos todos para a diminuição das problemáticas que nos são comuns? Podemos começar pelos nossos quotidianos pessoais e profissionais e, pouco a pouco, tentar subverter esta tendência comodista.
 
OBJECTIVOS GERAIS

RE-ARCHITECTURE junta dois temas aparentemente diversos, mas profundamente relacionados: a sustentabilidade e a reabilitação do património construído. Dada a real quantidade de recursos manufacturados disponíveis no parque edificado e o objectivo de preservar ambos património construído e natural, todos os projectistas têm oportunidade de contribuir para a sustentabilidade dos seus bairros, cidades, países, continentes ou mundo, quando envolvidos em projectos de reabilitação.
RE-ARCHITECTURE teorizou uma metodologia projectual que fomenta a arte de projectar a arquitectura de forma mais atenta e consciente do ciclo de vida do património construído, considerando rigorosa e conscienciosamente o seu passado, presente e futuro. Esta metodologia está disponível, passo a passo, no protótipo da sua aplicação online, acessível a todos os projectistas em www.re-architecture.eu.
O curso RE-ARCHITECTURE tem como objectivo dar a conhecer a arquitectos; que lidam diariamente com decisões projectuais que influenciam o parque edificado, seja ao nível legislativo, camarário, projectual, etc; o enquadramento teórico de RE-ARCHITECTURE, assim como o protótipo da sua aplicação online.
Ainda que o ênfase seja colocado em dar a conhecer o RE-ARCHITECTURE, este curso suscitará, certamente para os arquitectos particpantes, o debate e abrirá novos horizontes tanto no campo da sustentabilidade, como no campo da reabilitação do património construído. Atingir altos níveis de sustentabilidade são possíveis de alcançar por todos os projectistas, em todos os projectos.
Neste caso, durante o curso, iremo-nos dedicar aos projectos de reabilitação, mas tudo o que for aprendido neste curso pode também ser aplicado em outras escalas de intervenção no parque edificado. Cabe ao arquitecto, esta adaptação e implementação. Em todos os módulos, as aulas terão um cariz misto: de forma a se correlacionar directamente o enquadramento teórico, com os exercícios práticos.
 
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

De forma a facilitar a implementação da referida metodologia no quotidiano dos projectistas envolvidos em reabilitações, foi desenvolvida uma aplicação, disponível na Internet e com acesso personalizado, denominada RE-ARCHITECTURE. Deste modo, todos os que acreditam na possibilidade de uma metodologia projectual que combina o conhecimento técnico/ teórico com a realidade técnica/empírica poderão usar o conhecimento técnico e ferramentas disponíveis, para complementar e/ou sustentar o seu próprio método projectual.
A aplicação subdivide-se em dois universos: o do conhecimento técnico e o das ferramentas de apoio a sub-fases específicas da metodologia projectual teorizada (ex: análise, simulação, avaliação, etc.). O universo do conhecimento técnico é fundamental para os projectistas, principalmente no período inicial da utilização do RE-ARCHITECTURE.
O projectista pode, dependendo da fase em que se encontra no projecto de reabilitação, consultar as linhas de orientação e familiarizar-se com os respectivos parâmetros fundamentais.
O universo das ferramentas de apoio, inversamente, foi deliberadamente desenvolvido para que o projectista pudesse facilmente conjugar de forma sistemática o conhecimento técnico apresentado nas linhas de orientação, com a sua própria metodologia projectual.
 
 
 
PROGRAMA
O Programa compreenderá os seguintes quatro módulos: Património Construído, Reabilitação consciente do ciclo de vida do edifício, RE-ARCHITECTURE I e RE-ARCHITECTURE II.
1. Designação do módulo: Património Construído 

 Conteúdos a abordar:
  •  Exercícios Práticos
  •  Parque Edificado vs Património Construído
 Duração: 2 horas
  •  Enquadramento Teórico
  •  Parque Edificado vs Património Construído, Recomendações internacionais, Legislação nacional
 Duração: 2 horas
  
 2. Designação do módulo: Reabilitação consciente do ciclo de vida do edifício
 Conteúdos a abordar:
  •  Exercícios Práticos
  •  Reabilitação consciente do ciclo de vida do edifício, metodologia projectual
 Duração: 2 horas
  •  Enquadramento Teórico
  •  Reabilitação corrente vs consciente do ciclo de vida do edifício, metodologia projectual
 Duração: 2 horas
  
 3. Designação do módulo: RE-ARCHITECTURE I
 Conteúdos a abordar:
  •  Enquadramento Teórico
  •  Ante-projecto: Análise, Síntese, Avaliação e Decisão
 Duração: 1 hora
  •  Exercícios Práticos
  •  Ante-projecto: Análise, Síntese, Avaliação e Decisão
 Duração: 3 horas
  
 4. Designação do módulo: RE-ARCHITECTURE II
 Conteúdos a abordar:
  •  Enquadramento Teórico
  •  Projecto: Análise, Síntese, Simulação, Avaliação e Decisão
 Duração: 1 hora
  •  Exercícios Práticos
  •  Projecto: Análise, Síntese, Simulação, Avaliação e Decisão
 Duração: 3 horas


 
HORÁRIO
Manhã: 9h00 às 13h00 | Tarde: 14h30 às 18h30
 
Nº LIMITE DE INSCRITOS
mín. 15 | máx. 24
DESTINATÁRIOS
 
Arquitectos, Estudantes de Arquitectura ou qualquer pessoa interessada e/ou envolvida em intervenções de reabilitação do património construído.

CERTIFICAÇÃO
Os formandos que frequentarem o Curso receberão um Certificado de Frequência do mesmo.
Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, o presente Curso equivale a 8 créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.

 

 

 

Formador:Arq. Ana Roders
Local: Fundação Instituto Politécnico do Porto
Preço: Consultar formulário de inscrição

 
EVENTOS FUTUROS
EVENTOS PASSADOS
27-11-2008
CURSO 1
PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS - FERRAMENTAS PARA AS FASES INICIAIS DE PROJECTO
Saber mais   
30-01-2009
CURSO 2
“RE-ARCHITECTURE”
Saber mais   
26-02-2009
CURSO 3
SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - LIDERA
Saber mais   
04-03-2010
CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, SISTEMA LIDERA - VERSÃO 2.0
4 Março 2010 > Curso de Introdução | 5, 6 Março 2010 > Curso Avançado
Saber mais   
01-07-2010
CURSO ADIADO PARA DATA A DEFINIR
RE-ARCHITECTURE: APLICADO À NOVA SEDE DA OASRN
Saber mais   
17-06-2011
Eco-materiais | Eco-desenho | Eco-estratégias
25 e 26 de Fevereiro | 20 e 21 de Maio | 17 e 18 Junho
Saber mais   
 
 
      © Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2008. Todos os direitos reservados