Arq. Ana Roders

Ana Pereira Roders licenciou-se em 2001/2002 na Universidade Lusíada de Lisboa, onde foi galardoada com o prémio de melhor aluna de Arquitectura. Enquanto aluna Erasmus, na Università degli Studi di Firenze, descobriu o seu interesse pelo ambiente construído e sustentabilidade das suas intervenções. O seu trabalho final foi já no tema da Revitalização Urbana e Reabilitação Arquitectónica. Durante o estágio profissional, cooperou no estudo e desenvolvimento de propostas para a Revitalização de Aldeias de baixa densidade, na região do Algarve. E em Janeiro de 2004 iniciou a sua carreira académica na Universidade Técnica de Eindhoven, como doutoranda convidada e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Na sua tese, RE-ARCHITECTURE: Lifespan Rehabilitation of Built Heritage, desenvolveu um processo projectual, para intervenções de reabilitação em edifícios obsoletos, consciente do seu ciclo de vida; passado, presente e futuro. Este processo sustenta que a igual conduta para todos os edifícios, independentemente da sua classificação; contribui fortemente para uma maior sustentabilidade na gestão dos ambientes naturais e construídos. Enquanto doutoranda, teve um papel muito activo na criação do TU/eindhoven CIB Student Chapter / PhD network; assim como, na criação da Young Researchers Network, galardoado com o 2006 CIB Guyla Sebestyén Award.

Desde 2008, Ana Pereira Roders prossegue com a sua carreira académica pós-doutoral, lecionando e investigando a temática abordada na sua tese de doutoramento, na Universidade Técnica de Eindhoven. Com vários parceiros internacionais espalhados pelos vários continentes, incluindo a Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de Lisboa, Ana Pereira Roders pretende continuar a contribuir para o desenvolvimento de novas teorias e ferramentas práticas de apoio a todos aqueles que influenciam o ambiente construído e a sustentabilidade das suas intervenções. A UNESCO World Heritage Centre tornou-se também parceira deste programa, desafiando Ana Pereira Roders a tomar cidades património mundial como caso de estudo.

 
Arq. Helena Massa
Saber mais   
 
Arq. Ana Roders
Saber mais   
 
Eng. Manuel Pinheiro
Saber mais   
 
Ignasi Pérez Arnal
Saber mais   
 
      © Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2008. Todos os direitos reservados