Ignasi Pérez Arnal

é uma referência no domínio dos materiais ecológicos e sustentáveis. Obteve o seu primeiro mestrado de Edificação em Tecnologias para o Cálculo, Execução e Controlo na EUPB-UPC e o seu segundo mestrado em La Gran Escala pela ETSAB. A nível académico foi  subdirector da Escuela Técnica de Arquitectura ESARQUIC em Barcelona (2003-2005), é o director da Área de Sustentabilidade e Arquitectura (a única com créditos obrigatórios no âmbito do Urbanismo e Construção Sustentável, dentro das 28 escolas de arquitectura em Espanha), dirige o Curso de Mestrado em Design, Entorno e Ambiente na Escola de Disseny ELISAVA, centro adjunto à Universitat Pompeu Fabra. Foi autor do plano de estudos de Engenharia de Edificação desenvolvido por ELISAVA-Universitat Pompeu Fabra 2007-2009.
É director do mestrado internacional de excelência Erasmus Mundus desenvolvido pelas universidades de Darmstadt TU, Tor Vergata de Roma e o Institute d’Urbanisme de Grenoble, sob o título Mundus Urbano-Master Degree in International Cooperation: Sustainable Emergency Architecture, desde 2008. É ainda fundador e director do mestrado de Design e Arquitectura e as respectivas pós-graduações - Design, Imagem e Arquitectura e Design, Entorno e Arquitectura - na Escuela de Diseño ELISAVA, desde 2004.
Foi o criador da primeira disciplina de Arquitectura Acessível no Estado Espanhol, inserida nos estudos de Arquitectura Superior, na Universitat Internacional de Catalunya, em 2004-05, com o apoio da Fundação Adecco. A nível profissional dirige o atelier de arquitectura axe Arquitectura y Entorno, fundado em Barcelona (1998), após ter sido sócio fundador da editora Actar Arquitectura (1993) e a+aa arquitectos associados (2003), tendo estado vinculado como consultor a empresas do sector da construção, habitação e das novas tecnologias da comunicação, programas de investigação e organismos públicos.
O seu trabalho foi exposto em França (Centre George Pompidou, Archilab), Suécia, Áustria (Haus der Architektur), Itália (Biennale di Venezia, Roma), Estados Unidos (Santa Fe Arts Institute), Taiwan e Coreia.

 
Arq. Helena Massa
Saber mais   
 
Arq. Ana Roders
Saber mais   
 
Eng. Manuel Pinheiro
Saber mais   
 
Ignasi Pérez Arnal
Saber mais   
 
      © Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2008. Todos os direitos reservados