Professor Doutor Armando Silva Afonso

RESUMO

USO RACIONAL DA ÁGUA: EFICIÊNCIA NO CICLO PREDIAL

Sendo a água um recurso limitado, que é necessário proteger e conservar, o seu uso eficiente é um imperativo ambiental em qualquer país do mundo. Numa perspectiva de sustentabilidade, a medida prioritária a adoptar é, naturalmente, aumentar a eficiência no uso da água.

Em relação à água, é apropriado definir um princípio de 4R, dado que, para além da Redução dos consumos, da Reutilização da água e da sua Reciclagem, é importante considerar também, numa perspectiva de sustentabilidade, o Recurso a origens alternativas.

Estes 4R configuram, portanto, o quadro geral em que se devem basear as políticas de uso racional da água.

Na presente comunicação são referidas duas intervenções neste âmbito actualmente em curso.

Em primeiro lugar é referida a iniciativa da ANQIP (www.anqip.pt), associação Universidades/empresas, visando o lançamento de um sistema de certificação de Eficiência Hídrica de Produtos a partir de finais de 2008.

Em segundo lugar, é descrito um caso de estudo – a Casa do Futuro da AveiroDOMUS - projecto de pesquisa interdisciplinar cujo objectivo principal é construir de acordo com padrões sustentáveis da construção.

Este projecto servirá também para o estudo, desenvolvimento e/ou calibração do modelo para a certificação da eficiência hídrica de edifícios em Portugal, dentro das propostas do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água.

 
Eng. Vasco Pereira
Saber mais   
 
Eng. António Júlio
Saber mais   
 
Professor Doutor Armando Silva Afonso
Saber mais   
 
Prof. Raimundo Mendes da Silva
Saber mais   
 
Eng. Sofia Teodósio
Saber mais   
 
Arq. Luís Bissau
Saber mais   
 
Amaro José Santos
Saber mais   
 
Hélder Santos
Saber mais   
 
Eng. Daniel Barroso
Saber mais   
 
      © Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2008. Todos os direitos reservados