OASRN


#239
6-12 Dezembro 2007

Álvaro Leite Siza premiado em Moscovo

A Casa Toló, que o arquitecto Álvaro Leite Siza projectou em 1999 para o Lugar das Carvalhinhas, em Ribeira de Pena, foi distinguida em Moscovo com o prémio ARCHIP de Arquitectura, na categoria “Innovations. Private House Interior” pelas suas “características cubistas e futuristas”. O prémio, no valor de 10 mil euros, foi recebido por um membro da Embaixada de Portugal em Moscovo, por impedimento do arquitecto portuense de viajar para a capital russa, devido a razões profissionais.

O Prémio, na esfera da arquitectura de promoção privada, foi estabelecido pela SALON-Press Publishing House, de Moscovo, e teve em 2007 a primeira edição internacional. A dupla de arquitectos Austríaca Delugan Meissl Associated Architects, recebeu o prémio na categoria “Apartment Interior” pela sua intervenção na Casa Ray 1 em Viena. Finalmente, o Prémio “Public Place Interior” foi atribuído ao italiano Pierluigi Piu pelo seu projecto do restaurante Olivomare em Londres.

Esta primeira distinção a nível internacional segue-se à sua nomeação para o prémio da revista Wallpaper em 2006. A candidatura deste projecto ao prémio Archip foi apresentada pela revista russa de arquitectura “Interior Digest”. A Casa Toló foi acabada em 2005. 

Reportagem fotográfica Casa Toló por Fernando Guerra:
www.ultimasreportagens.com/tolo

Imagem Casa Toló 
Crédito Imagem Fernando Guerra

 
 
 

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.