OASRN

#657

Portal dos Arquitectos 3ª fase de Implementação

Semana 06 | 2016

22 O 'MENSAGEIRO' INFORMA
Portal dos Arquitectos 3ª fase de Implementação


Imagens © direitos reservados.

Portal dos Arquitectos 3ª fase de Implementação -O Portal dos Arquitectos conhece, entre 2014 e 2017, a terceira fase de implementação. Para efeitos de financiamento, a OA candidatou o projecto 'Arquitectos em Rede' ao Programa de fundos comunitários Portugal 2020, e é com enorme satisfação que constatamos o bom acolhimento que o projecto recebeu, sendo que este financiamento permitirá potenciar todo o trabalho desenvolvido até agora, confirmando a aposta da Ordem dos Arquitectos nas tecnologias de informação, agilizando os procedimentos, primando pela eficácia do serviço de excelência prestado aos membros e à sociedade.

O processo de incremento dos serviços electrónicos disponibilizados pela OA vai passar pela interoperacionalidade com plataformas e iniciativas governamentais, designadamente a utilização dos serviços do cartão de cidadão para autenticação e assinatura digital, chave móvel digital, bolsa de documentos dos cidadãos e partilha e comunicação de informação com a administração pública. O projecto “Arquitectos em Rede” pretende ainda promover a certificação de atributos profissionais por via electrónica, dando mais um passo no sentido desmaterialização e agilização de processos que envolvem os arquitectos nas suas relações com diferentes organismos.

Até ao final do ano de 2017, cumprida a candidatura “Arquitectos em Rede”, o Portal dos Arquitectos terá alcançado os seguintes objectivos:

- Interacção do utilizador com o Portal dos Arquitectos através da utilização do Cartão de Cidadão e de autenticação com Chave-móvel

- Sistema de Certificação de Atributos Profissionais através do Cartão de Cidadão

- Envio de Notificações Automáticas aos Arquitectos/Arquitectos Estagiários

- Loja online /Gateway de Pagamentos

- Repositório de Documentos para Prática Profissional, úteis no exercício da profissão

- Integração entre o Portal dos Arquitectos e a Bolsa de Documentos do Cidadão, permitindo aos membros da OA definirem quais os documentos emitidos pela OA que podem ser partilhados na Bolsa de Documentos do Cidadão (da responsabilidade da AMA), para consulta por terceiros.

- Bolsa Internacional de Emprego e de Estágios, onde a OA disponibiliza numa única plataforma as ofertas de emprego para Arquitectos e Arquitectos Estagiários, de âmbito nacional e internacional.

- Bolsa de Peritos

- Pretende-se que os arquitectos solicitem a sua inscrição na Bolsa de Peritos da OA através do  Portal, remetendo online a documentação necessária para tal.

- Igualmente, a requisição de Peritos por parte das entidades (tribunais, por exemplo), deverá ser efectuada directamente através do Portal dos Arquitectos.

- Bolsa de Legislação, actualizada e disponibilizada em área reservada a todos os arquitectos, com campo de pesquisa avançada e contextualizada.

- Inquéritos Online, garantindo mais ferramentas para uma regulação eficaz da profissão.

- Votação online, no âmbito de eleições para os órgãos nacional e regionais da OA, tal como previsto no novo Estatuto da Ordem dos Arquitectos.

*Ao abrigo do antigo acordo ortográfico

Mais informações: Aqui

 

 

Editor
Pedro da Rocha Vinagreiro e Isabel Santos Silva

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#657
Portal dos Arquitectos 3ª fase de Implementação
Semana 06 | 2016

Editor
Pedro da Rocha Vinagreiro e Isabel Santos Silva

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

ACÇÕES DE FORMAÇÃO OASRN/FEVEREIRO’16

NÚCLEOS | OASRN

Tertúlia ‘Arquitectos à mesa'

CONCURSOS

Arquitecta Graça Correia ‘best architects 16'

O 'MENSAGEIRO' INFORMA

Portal dos Arquitectos 3ª fase Implementação

2ª Cerimónia de Recepção aos Novos Membros

OUTRAS NOTÍCIAS

1ª conferência SCIE

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

'Revisitar Fernando Távora': Viagem

1º Encontro Ibérico

Arquivo de Siza Vieira em Serralves

2ª edição do DEGRADA

Trienal de Lisboa