OASRN

#670

Jornal UGGU: a nova publicação de arquitectura

Archi Summit - inscrições abertas

Semana 25 | 2016

10 OUTRAS NOTÍCIAS
OASRN Presente no Fórum de Procedimentos na Gestão Urbanística


Imagens © direitos reservados.

OASRN Presente no Fórum de Procedimentos na Gestão Urbanística | Recolha de Contributos - A OASRN esteve presente no Fórum de Procedimentos na Gestão Urbanística, realizado, em Ermesinde, Valongo no passado dia 2 de Junho, representada pela Presidente da OASRN, Arquitecta Cláudia Costa Santos. O evento foi organizado pela Área Metropolitana do Porto e contou com a presença de membros de Governo do Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa e da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, representantes da AMA – Agência Modernização Administrativa, da Direcção-Geral do Território, bem como, a Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

No Fórum debateram-se as políticas de desenvolvimento do território e os procedimentos associados às operações urbanísticas e de governação territorial. A Presidente da OASRN participou na mesa “As Responsabilidades das Entidades e dos Intervenientes nas Operações Urbanísticas – Instrução de procedimentos nas plataformas online e a interacção com os vários agentes” e deu a conhecer os contributos prestados em Abril pela OASRN, no âmbito da iniciativa do governo, a “Volta do Simplex”, alertando para a necessária agilização e uniformização dos procedimentos previstos no RJUE.

A Presidente da OASRN referiu a necessidade de se criar um sistema único que facilitasse e uniformizasse a entrega dos processos nas autarquias, comum a todas, o que permitiria um fácil e transparente acesso de todos os cidadãos e técnicos, não só à entrega de processos novos como à consulta dos existentes, bem como permitir ao requerente formalizar o pedido das consultas às entidades externas, directamente às CCDR’s. Outro contributo apresentado foi a implementação da Chave Móvel Digital para autenticação dos elementos instrutórios dos procedimentos previstos no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, de forma a permitir aos técnicos que não têm cartão de cidadão, nomeadamente os arquitectos estrangeiros, exercerem a sua profissão em Portugal sem os constrangimentos com que actualmente se deparam.

No sentido de se dar continuidade a este assunto, a OASRN pretende apresentar à tutela novas sugestões de melhoria da Administração Pública. Assim, e conforme sugerido por alguns dos nossos membros, a OASRN encontra-se aberta a receber eventuais sugestões de implementação de medidas que possam melhorar a relação do Arquitecto com as autarquias, no exercício da sua profissão.

Editor
Pedro Rocha Vinagreiro e Isabel Silva

Contacto
mensageiro@oasrn.org

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.

#670
Jornal UGGU: a nova publicação de arquitectura
Archi Summit - inscrições abertas
Semana 25 | 2016

Editor
Pedro Rocha Vinagreiro e Isabel Silva

Contacto
mensageiro@oasrn.org

FORMAÇÃO | OASRN

Formação OASRN Porto

Formação OASRN Coimbra

PROTOCOLOS | OASRN

Protocolo | Diki Store

NÚCLEOS | OASRN

Exposição: ‘Construir a Paisagem’

ARQ OUT: MÊS DA ARQUITECTURA

ARQ OUT 2016 | Submissão de candidaturas

EXPOSIÇÕES, CONFERÊNCIAS E VISITAS

Archi Summit 2016

Exposição ‘Outro Prisma’| Viseu

Exposição ‘Vamos procurar a Arquitectura’

Congresso dos Arquitectos

Colóquio ‘Saudade Perpétua’

Eduardo Souto de Moura em conferências DAULP

NORTE 41º

Sessões de Esclarecimento | OASRN

Sala do Arquitecto gratuita 2 horas por mês

COWORK_NORTE41°

Visitas Guiadas à Nova Sede da OASRN em Junho

O 'MENSAGEIRO' INFORMA

OASRN altera a forma de comunicar

Convocatória. Assembleia-Geral Extraordinária

OUTRAS NOTÍCIAS

Fórum de Procedimentos na Gestão Urbanística

HoReCa Workshop

4ª Sessão do Ciclo ‘Aulas de Autor'

Sustainable Housing 2016