OASRN

2012-09-04 | Exposições, conferências e visitas

Eduardo Leira e Francesco Indovina: Discursos sobre a Cidade Contemporânea | Conferência em trânsito #041

A próxima conferência em trânsito, promovida pela OASRN, é dedicada ao tema geral 'Discursos sobre a Cidade Contemporânea' e tem como convidados os arquitectos Eduardo Leira (20 de Maio, 18h30, Casa da Música) e Francesco Indovina (21 de Maio, 18h30, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP). A apresentação das duas conferências será feita pelo arquitecto Nuno Portas.

A presença no Norte de Portugal de dois dos mais importantes urbanistas e pensadores sobre a condição contemporânea da cidade, a partir da tradição do Sul da Europa, por ocasião de um colóquio internacional dedicado à obra de Nuno Portas, seu parceiro de percurso, é o pretexto para trazer ao Porto os arquitectos Eduardo Leira e Francesco Indovina, e alargar o programa 'em trânsito' ao tema da cidade contemporânea, contribuindo para que os arquitectos estejam mais presentes no desenho do território, da cidade e do espaço público, bem como mais activos na participação cívica.

Programa | Conferência em trânsito #041


20 de Maio, Domingo, 18h30, Casa da Música - Sala 2
'Proyectos Urbanos con responsabilidad estructural' | Eduardo Leira
Bilhete: 4,00 euros • Local de venda: Casa da Música

21 de Maio, 2ª feira, 18h30, FAUP – Auditório Fernando Távora
'Dalla città diffusa alla metropoli territoriale' | Francesco Indovina
Entrada livre, sujeita à lotação do Auditório.

As conferências serão proferidas em espanhol e italiano, sem tradução.

Eduardo Leira (Madrid, 1944) foi quatro vezes Prémio Nacional de Urbanismo de Espanha,  autor do primeiro Plano Director Geral  da capital espanhola (1985), é um dos mais importantes urbanistas espanhóis. Desenvolveu Planos de ordenamento específico do território de carácter estratégico para cidades em Espanha, Rússia, Colômbia, China e Portugal. Além da actividade docente, Leira tem desenvolvido importantes estudos de investigação e teorização sobre planeamento urbano e territorial, sendo sócio fundador da empresa de Arquitectura e Urbanismo "i3 consultores"

Francesco Indovina (Sicilia, 1933) ensina Análise Territorial e Planificação na Universidade IUAV, em Veneza e na Faculdade de Arquitectura de Alghero. Desde sempre promotor de uma aproximação interdisciplinar aos estudos da cidade e do território, conjugado com um sólido empenho cívico. É autor de numerosos volumes e ensaios, e director das revistas "Archivio di Studi Urnbani e Regionali" (ASUR), de que foi co-fundador, e "Economia Urbana – Oltre il Ponte".

Mais informações em www.oasrn.org > Cultura

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência em cada uma das conferências #41 em trânsito: 'Discursos sobre a Cidade Contemporânea',  equivale a 1 (um) crédito de "Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura".