OASRN

2013-07-27 | Exposições, conferências e visitas

Porto Poetic | Exposição, conferências, debate e livro

A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), em colaboração com a Fondazione La Triennale di Milano, apresenta a exposição “Porto Poetic” de 13 de Setembro a 27 de Outubro de 2013 no Museu Triennale di Milano, em Itália, um projecto comissariado por esta Secção e com curadoria do arquitecto Roberto Cremascoli. A inauguração tem lugar no dia 12 de Setembro de 2013.

Esta exposição tem como principal objectivo apoiar a internacionalização e a divulgação de obras de arquitectura de arquitectos portugueses da região norte do país, que incluem no seu método projectual o desenho de objectos e mobiliário que complementam a obra.

Estarão representadas na exposição obras dos arquitectos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, João Mendes Ribeiro, José Carvalho de Araújo e Nuno Brandão Costa.

A par da exposição, “Porto Poetic” inclui a realização de duas conferências pelos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, um debate, e o lançamento de uma publicação sobre o tema.

Este evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, e o envolvimento do Canadian Centre for Architecture – CCA e do Museum of Modern Art – MoMA.

Esta iniciativa, promovida pela OASRN, surge no seguimento e no desenvolvimento da temática da exposição “O Design por Arquitectos”, apresentada em 2012 no contexto da Feira Internacional do Porto – Exponor, e do empenho desta Secção em reforçar a importância do reconhecimento da arquitectura, dando a conhecer uma área de trabalho que se constitui também parte integrante do projecto de arquitectura.

Esta exposição é apoiada por fabricantes e produtores que se dispuseram a ensaiar protótipos e a potenciar com os arquitectos o experimentalismo, a inovação e a criatividade. A internacionalização deste projecto, que se pretende itinerante a Portugal e a outros países, é, ainda, assegurada por parcerias com entidades públicas e privadas.

Mais informações em www.triennale.it.

Notícia actualizada a 24 de Julho de 2013, com os nomes dos arquitectos que integram a exposição e data de inauguração.