OASRN

2014-04-14 | Concursos

Susana Ventura vence 9ª edição do Prémio Fernando Távora com proposta Expedição a uma arquitectura intensiva

Os membros do Júri da 9ª edição do Prémio Fernando Távora deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio à proposta “Expedição a uma arquitectura intensiva” da Arquitecta Susana Ventura.

O Júri foi presidido pela Arquitecta Paula Santos (em representação da OASRN) e constituído pelo Escultor José Pedro Croft, Arquitectos Pedro Bandeira, José António Bandeirinha (nomeado pela Casa da Arquitectura) e pela Dra. Maria José Ferrão (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora).

“Esta é uma viagem de expedição, porque passa pelo meio das coisas, pelo meio das palavras, pelo meio dos lugares, atravessa paisagens longínquas, terras desconhecidas, limites imprecisos... Mas é a única viagem possível, quando se procura uma arquitectura intensiva, lugar incógnito, ainda, da Teoria da Arquitectura. A expedição assume dois importantes desígnios: nasce de uma intuição, que advém de todas as outras viagens que têm início numa incerteza, numa necessidade de “partir”, para encontrar o tempo e o espaço necessários para criar algo de novo, que não existe ainda, e, por último, criar e construir uma teoria para uma arquitectura intensiva, que se afaste da história e da crítica (nas suas acepções tornadas comuns), mas cristaliza esse pensamento que sobrevoa a obra de arquitectura, que se encontra nas coisas, na percepção, na intuição, na sensibilidade e no tempo e que só pode emergir à superfície do texto (teoria), quando se olha para o que existe no mundo (e não só na obra) como vestígios. E, então, há uma descoberta da obra de arquitectura só possível pelo andar, pela presença do corpo, pelo olhar e pelo tempo. Na prática, traça-se uma linha horizontal que atravessa a Europa Central e olha-se para cima e para os extremos desta linha: as terras, a descobrir, são imensos espaços vazios a Norte (Europa Central e Fiordes) e a Oriente. Mas o processo nunca é o da predeterminação, mas antes o de uma inquietação: partir, partir.
Excerto da proposta vencedora.

O roteiro da viagem passará pelo Japão (Tóquio ‹ Kamakura ‹ Karuizawa ‹ Kawaguchi ‹ Tokamachi ‹ Aichi), Noruega (Vardo), Finlândia (Helsínquia), Suécia ( Estocolmo, Malmö), República Checa (Praga), Áustria (Viena), Suíça (Kreuzberg, Montreux).

Para o Júri, a proposta vencedora “revela clareza nos propósitos e consistência na proposta, capaz de unificar diferentes geografias e culturas. Referenciando distintos objectos arquitectónicos, propõe uma leitura temática capaz de construir uma narrativa inesperada. A viagem relaciona paisagens entre o Oriente e o Norte e Centro da Europa, e arquitectos modernos e contemporâneos”.
Excerto da acta do Júri.

Susana Ventura nasce em Coimbra, em 1978. Arquitecta, escritora, curadora, investigadora pós-doc: Doutorada em Filosofia, especialidade de Estética, com a tese “O corpo sem órgãos da arquitectura”, sob a orientação científica do Professor Doutor José Nuno Gil, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2013), que incluiu residências de investigação nos ateliers de Diller Scofidio + Renfro, Lacaton & Vassal e Peter Zumthor. Licenciada em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (darq - FCTUC, 2003) com a prova final “Tenho um Corvo dentro da minha Cabeça quando me deito por entre as ervas do jardim”, sobre o conceito de felicidade no pensamento e obra de Le Corbusier, orientada pelo Professor Doutor Paulo Varela Gomes e revista pela Filósofa e Professora Doutora Fernanda Bernardo. Estágio nos ateliers de arquitectura de Gonçalo Byrne (Lisboa, 2003) e João Mendes Ribeiro (Coimbra, 2004). Shortlisted no Concurso Internacional para o lugar de Curador-geral da 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. No ano lectivo 2011-2012, foi Professora convidada das disciplinas de “Filosofia e Arquitectura”, “Estética da Paisagem I” e “Curadoria de Recursos” do Mestrado Integrado de Arquitectura e Arquitectura Paisagista da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra. Tem sido, igualmente, convidada para apresentações em várias universidades Portuguesas e Internacionais. Colaboradora e co-editora da secção “Close-up” da Scopio Magazine, tem publicado em diversas publicações periódicas (Log, Nada, A21, entre outras). Actualmente, encontra-se a desenvolver o projecto de Pós-Doutoramento intitulado Para uma arquitectura intensiva, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), sendo membro efectivo do centro de estudos da mesma (CEAU-FAUP) e é comissária (juntamente com as Arquitectas Maria Rita Pais e Rita Dourado) da “Habitar Portugal 09_11”, Selecção Ordem dos Arquitectos.

A OASRN recebeu 27 candidaturas à 9ª edição do Prémio Fernando Távora. O prazo de entrega de candidaturas terminou a 3 de Fevereiro de 2014. A Conferência do Vencedor, Anúncio público da constituição do Júri e abertura da 10ª edição do Prémio decorrerá a 6 de Outubro de 2014, Dia Mundial da Arquitectura.

Nas edições anteriores, foram premiados os arquitectos Nelson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaça, Marta Pedro, Paulo Moreira e Sidh Mendiratta (1).

O Prémio Fernando Távora é um prémio anual, único - consiste na atribuição de uma bolsa de viagem, no valor de seis mil euros -, e de âmbito nacional, destinado a todos os membros efectivos da Ordem dos Arquitectos. Instituído em homenagem ao arquitecto Portuense, figura referência da arquitectura portuguesa pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo.

O Prémio é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitectura (ACA), contando com o patrocínio da AXA.

Mais informações em www.oasrn.org

Imagens (de cima para baixo):
Vardo - Noruega (autor: Arquivo do Atelier de Peter Zumthor)
Memorial das Bruxas, Vardo - Noruega  (autor: Arquivo do Atelier de Peter Zumthor Büro)
Susana Ventura (autor: Catarina Botelho)