OASRN

2014-01-20 | Prémio de Arquitectura no Douro - Edição 2013/2014 | Resultados da 4ª edição





Resultados da 4ª edição
Prémio de Arquitectura do Douro 2013/2014

O Prémio de Arquitectura do Douro 2013/2014, instituído pela Estrutura de Missão do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR‐N) tem a colaboração da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e pretende "divulgar e promover as boas práticas do exercício da arquitectura, bem como estimular a qualidade arquitectónica na construção, conservação e reabilitação de edifícios que tenha lugar no território de actuação da Estrutura de Missão do DOURO." *

Nesta 4ª edição e de acordo com o Regulamento, o Júri, presidido pela Dra. Célia Ramos (representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte/ Estrutura de Missão do Douro) e constituído pelo Dr. António Ponte (Direcção Regional de Cultura do Norte), pintora Gracinda Marques (Liga dos Amigos do Douro Património Mundial) Arq. Carlos Figueirinhas (Turismo do Porto e Norte de Portugal) e Arq.ª Cláudia Costa Santos (Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte), decidiu seleccionar três obras, atribuindo o Prémio de Arquitectura e duas Menções Honrosas.

Prémio de Arquitectura do Douro:

"Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa", localizado em Vila Nova de Foz Côa, da autoria dos Arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel.


Imagem © direitos reservados.

O Júri entendeu eleger esta obra para atribuição do Prémio por se tratar "de um monumento que regista o património imaterial e material do Douro Vinhateiro, homenageando o Homem Paleolítico e respectiva arte rupestre". **
Considerou ser uma "obra de qualidade"** e "de inquestionável valor arquitectónico, quer nas relações que estabelece com o local e sua forma serena e meticulosa de integração na paisagem, quer na forma de comunicar com o visitante"**, um edifício que "combina beleza com funcionalidade, simplicidade com grandeza, criando um sinal escultural em grande escala" **.

Menção Honrosa:

"Adega Vinícola Gran Cruz Porto", localizada em Presandães, Alijó, com projecto de arquitectura da autoria dos Arquitectos Alexandre Burmester e Jorge Toscano.

Imagem: © Fernando Guerra | FG+SG

O Júri distinguiu esta obra uma vez que, a relevância deste edifício, "que se impõe pela volumetria, dimensão e forma"** e que contempla um "considerável acervo de equipamentos tecnológicos dedicados à produção vitivinícola, ... espelha a importância da própria produção de vinhos de qualidade na Região Demarcada do Douro e nessa medida o impacte da unidade na região..."**.
Para além de considerarem que a Adega "apresenta uma organização de programa muito convincente, gerando uma clara importância na organização espacial em torno das várias fases de transformação da uva até à produção do vinho"**, o júri salientou a "elegância das coberturas"** que entendem ser a "alma do projecto"**, as quais são enfatizadas visualmente pelas fachadas que "se apresentam como um vazio, transparentes"**.

Menção Honrosa:

"Hotel Vínico da Quinta do Vallado", localizada em Vilarinho de Freires, Peso da Régua, da autoria do Arquitecto Francisco Vieira de Campos.


Imagem: © Fernando Guerra | FG+SG

O Júri seleccionou esta obra por entender que a sua arquitectura "concretiza modernidade sem ruptura, inovação sem perda de identidade e contraste sem desenraizamento"**, considerando que "o edifício apresenta-se como equilibrado, harmónico e proporcional quanto ao seu enquadramento e articulação com a envolvente"**.

* Excerto do Regulamento do Prémio
** Excerto da Acta da Reunião Final do Júri


----------------------------------------------------------------------------------------

2014-01-20 | Prémio de Arquitectura no Douro - Edição 2013/2014


Está a decorrer até 20 de Janeiro o prazo de candidaturas ao Prémio de Arquitectura no Douro 2013/2014, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte/Estrutura de Missão do Douro (CCDRN-N) em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a OASRN.

Este Prémio procura "distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitectura na Região Demarcada do Douro, enquanto no território de actuação da Estrutura de Missão do Douro, desenvolvidas depois da classificação do Douro Vinhateiro como Património da Humanidade (a 14 de Dezembro de 2001) e concretizadas em intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos construídos. Pretende ainda contribuir para estimular a excelência no ordenamento do território e na intervenção na paisagem de uma região sensível como é a Região Demarcada do Douro".

O prazo de candidaturas à quarta edição do Prémio de Arquitetura no Douro decorre até 20 de janeiro de 2014, sendo o vencedor conhecido a 18 de abril de 2014, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Mais informações em www.ccdr-n.pt