2014-04-11 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG, 2012|2013 | Resultados
Resultados da 6ª edição
Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG 2012|2013
O Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista, instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara (CVG), "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto. A categoria Absoluta destina-se a premiar a melhor obra de arquitectura e a Categoria Jovem Arquitecto distingue a melhor candidatura de autor com idade até aos 40 anos, inclusive.
Nesta 6ª edição e de acordo com o regulamento, o Júri, presidido pela Arq. Cláudia Costa Santos (Presidente da OASRN) e constituído pelo Arq. Waldemar Sá (designado pela OA|SRN), Arq. Inês Cortesão (designado pela OA|SRS), Eng. Augusto Vaz Serra (nomeado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e Manuel Tedim Maia (Administrador CVG), decidiu atribuir o Prémio Categoria Absoluta e atribuir uma Menção Honrosa na Categoria Jovem Arquitecto.
Prémio Categoria Absoluta:
"Centro Escolar de Fonte de Angeão", da autoria do arquitecto Miguel Marcelino.
O Júri entendeu eleger esta obra por considerar que "possui grande qualidade arquitectónica e uma utilização de tijolo face à vista com bastante relevância"* e por entender que "detém uma relação harmoniosa, articulada e estreita com a envolvente, no que concerne à sua escala, à implantação e articulação volumétrica e na relação simbólica entre o interior e o exterior"*.
Imagem: © direitos reservados
Menção Honrosa na Categoria Jovem Arquitecto:
"Jardim da Mouraria", da autoria do arquitecto Pedro Sousa.
"O Júri decidiu não atribuir o Prémio na Categoria Jovem Arquitecto"*, optando por distinguir esta obra com uma Menção Honrosa, a qual se distingue pela sua singularidade, cuja intervenção se adequa à envolvente, dinamizando "uma zona de topografia acidentada"*, cuja utilização do tijolo face à vista conseguiu criar uma obra plasticamente apelativa.
Imagem: © direitos reservados
* Excerto do Regulamento do Prémio e/ ou da Acta do Júri
......................................................................................................................................................
Entrega das Candidaturas da 6ª edição
Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG, 2012|2013
Entrega das Candidaturas até 31 de Março de 2015
O Prémio, de edição bienal, instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara, com a colaboração da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto. A categoria Absoluta destina-se a premiar a melhor obra de arquitectura. A Categoria Jovem Arquitecto distingue a melhor candidatura da autoria de jovens arquitectos - com idade até aos 40 anos, inclusive.
Nesta sexta edição, poderão candidatar-se todas as obras de edifícios ou espaços públicos em território nacional, concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 a 31 de Dezembro de 2014, que utilizem, de forma relevante, tijolo de face à vista ou tijolo de pavimento.
O Prémio prevê a atribuição de 7.500 euros ao autor do projecto seleccionado na Categoria Absoluta e de 3.750 euros na Categoria Jovem Arquitecto.
O Júri, que conta com a participação de arquitectos designados pela Ordem dos Arquitectos, poderá, ainda, atribuir Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.
As candidaturas deverão ser entregues nas instalações da Sede da Cerâmica do Vale da Gândara, ou na sede das secções regionais da Ordem dos Arquitectos, até ao dia 31 de Março de 2015.
* Excerto do Regulamento do Prémio
NOTA: Na leitura do Regulamento do Prémio, deverão ser tidas em conta as necessárias adaptações, decorrentes da prorrogação de prazo, de acordo com o seguinte:
No ponto 3.2b, onde se lê "Ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2013", deverá agora ler-se "Ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014"
No ponto 4.2, onde se lê "Os elementos referidos nas alíneas anteriores devem ser acondicionados e entregues, em envelope fechado, com a indicação do nome do Prémio, até ao dia 31 de Março de 2014, durante o horário de expediente, das seguintes entidades:", deverá agora ler-se "Os elementos referidos nas alíneas anteriores devem ser acondicionados e entregues, em envelope fechado, com a indicação do nome do Prémio, até ao dia 31 de Março de 2015 (...)"
Efectue aqui o download do Regulamento do Prémio.
Para mais informações contactar:
Cerâmica do Vale da Gândara, S.A.,
Cristina Portelada
Apartado 22, Gândara
3450-954 Mortágua
Tel.: 231 927 300 | Fax.: 231 920 434
E-mail: valegandara@valegandara.com
Site: www.valegandara.com