OASRN

2014-08-27 | Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar | Outubro, Mês da Arquitetura


Prorrogação de prazo de inscrição até 30 de Setembro


A pedido de algumas Instituições de Ensino, o prazo de entrega da inscrição para a ação de sensibilização/ divulgação "Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar" foi alargado até ao final do mês, dia 30 de Setembro.
Chamamos a atenção para o facto da inscrição nesta iniciativa, de caráter gratuito, ser realizada unicamente pelo Estebelecimento de Ensino Superior que pretenda participar, através do preenchimento e envio da Ficha de Inscrição (Anexa I do Regulamento), para o seguinte e-mail: concursos@oasrn.org.


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Apresentação das Candidaturas até 22 de setembro de 2014



A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) convida todos os Estabelecimentos de Ensino Superior que ministrem cursos de  Arquitetura da Região Norte, a participar numa ação de sensibilização/ divulgação, intitulada de "Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar", que será integrada nas Comemorações do mês da Arquitetura, a decorrer em outubro.
Pretende-se, com a realização desta ação e com o apoio dos Estabelecimentos de Ensino, sensibilizar a sociedade para a necessidade e respeito pela Arquitetura e pelo trabalho do Arquiteto, com vista à sua valorização, numa comunicação participativa, incentivando e desafiando a população a ser mais ativa e informada, dando corpo a um programa académico que pretende contribuir para uma educação estética.

Nesta 1ª edição, o tema a desenvolver intitula-se "Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar", tendo em conta que a arquitetura, enquanto atividade, é um campo multidisciplinar que compreende na sua base conceptual várias áreas, desde a matemática, a ergonomia, a tecnologia, a geografia, a sociologia, a política, a história, a cultura, a filosofia, a psicologia, a arte e tantas outras.
Dentro das várias áreas multidisciplinares enunciadas, os participantes deverão selecionar as que entenderem, desenvolvendo o seu trabalho por forma a espelhar a arquitetura através das mesmas, realçando a respetiva  relevância e influência. Pretende-se que a resposta ao desafio, em forma e conteúdo,  seja  efetivada através de uma comunicação direta e participativa com a sociedade, onde se verifique a multidisciplinariedade como validação da arquitetura.
A intenção subjacente à escolha do tema "Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar", prende-se com a vontade de levar a sociedade a observar a arquitetura através de outras perspetivas, tendo em conta que a proposta apresentada deverá ser realizada ou exposta num lugar estratégico, a definir pelo Estabelecimento de Ensino, dando margem a que intervenção seja observada, percorrida, questionada, tocada e falada por todos.

O candidato desta iniciativa será o Estabelecimento de Ensino Superior, da área geográfica da OASRN, que ministre o curso de Arquitetura e que formalize a candidatura.

Os melhores trabalhos selecionados pelo júri, serão divulgados através dos meios de comunicação da OASRN e dos Estabelecimentos de Ensino de Arquitetura envolvidos.
Os autores dos trabalhos selecionados poderão ser convidados, pela OASRN, a apresentar os seus trabalhos e/ ou replicar a ação realizada ao longo do ano letivo correspondente.

Efectue aqui o download do Regulamento da ação de sensibilização/ divulgação  "Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar".