2015-07-29 | Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura
Vencedores do Programa de Bolsas de Investigação
O Júri, constituído por Ricardo Carvalho (Presidente Executivo da Fundação da Juventude), Ana Vieira (Presidente do Conselho Nacional de Admissão da Ordem dos Arquitectos), Álvaro Domingues (Geógrafo e Professor e Investigador na FAUP), João Rafael Santos (Professor e Investigador na FAUL) e por Rui Correia (Professor e Investigador na ESG), decidiu, por unanimidade, atribuir 8 Bolsas de Investigação no valor de €2250/ cada, aos projectos seguintes:
João Luís Maia e Silva
Município: Caldas da Rainha
Caldas da Rainha: Um caso Paradigmático do Modernismo em Portugal?
Rodrigo Moreira Lopes Lino Gaspar
Município: Cascais
Parque Estoril - Evolução de um Território de Arquitetura
Ana Carolina dos Santos Sumares
Município: Funchal
Primeiras Habitações de Renda Económica no Funchal 1935-70
Tiago Farinha Rodrigues
Município: Figueira da Foz
Vale das Abadias
João Nuno Covas Quinas
Filipe José Lacerda Neto
Município: Mação
Mação: Espaço entre necessidade e desejo
Júlio Manuel Faria Senra
Município: Maia
O Rio Leça e a Identidade Industrial da Maia
Maria João Pedro Soares
André Barros Prata Ferreira da Silva
Município: Oliveira de Azeméis
As escolas dos Centenários em Oliveira de Azeméis
Daniela Pereira Alves Ribeiro
Município: Porto
(Infra)estruturas de produção energética. O carvão no sistema urbano do Porto
Como resultado do não enquadramento de dois projectos concorrentes para as cidades de Santa Maria da Feira e de Vila de Rei, a Fundação da Juventude anuncia que está aberta uma call para propostas de trabalhos de investigação que dêem especial enfoque no papel da Arquitetura na proteção e preservação do património cultural nacional apenas para as cidades de Santa Maria da Feira e Vila de Rei.
As regras do regulamento inicial deste Programa de Bolsas, que pode ser consultado em http://ms1.fjuventude.pt/barquitetura/programa/, mantém-se e o prazo de candidatura termina a 16 de Novembro. Podem candidatar-se a este Programa, Jovens Arquitetos com inscrição válida na Ordem dos Arquitectos portuguesa, enquanto membros efectivos, cujo ano de nascimento seja posterior a 1980, inclusive ( com idade até aos 35 anos).
O Programa Millennium de Bolsas de Investigação conta, para além da Fundação Millennium bcp como mecenas oficial, com a Ordem dos Arquitectos na qualidade de parceiro científico, e com o apoio das seguintes autarquias: Caldas da Rainha, Cascais, Figueira da Foz, Funchal, Mação, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Santa Maria da Feira e Vila de Rei.
Para informações sobre o projeto:
Paula Cardoso
Tel. + 351 223 393530
pcardoso@fjuventude.pt
www.fjuventude.pt
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Candidaturas abertas até 2 de Outubro de 2015
"Cidade e Património Arquitectónico do Séc. XX: 1910-1974" é o tema da actual edição do "Programa Millennium de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura", iniciativa promovida pela Fundação da Juventude e que conta com a Fundação Millennium BCP, como mecenas oficial, e com a Ordem dos Arquitectos, na qualidade de parceiro científico.
Este Programa de Bolsas de Investigação, lançado a nível nacional, no âmbito da Cidade e da Arquitectura, é entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitectónico do século XX marcou ou "fez cidade" em Portugal, tendo como objecto de estudo o património arquitectónico dos seguintes Municípios: Caldas da Rainha; Cascais; Figueira da Foz; Funchal; Mação; Maia; Oliveira de Azeméis; Porto; Santa Maria da Feira; Vila de Rei.
De forma a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na edição de 2011/12, o arco temporal a analisar está simbolicamente balizado entre as datas da Implantação da República em 5 de Outubro de 1910 e da Revolução de 25 de Abril de 1974, pretendendo-se que a investigação incida sobre conjuntos de edifícios ou de espaços edificados que se articulem dentro de uma determinada realidade urbana e/ou paisagística, por contiguidade física, ou, embora distanciados, que estabeleçam um itinerário ou circuito de visita de evidente valor cultural para a região.
Tendo em conta as características de cada cidade, privilegia-se que a realização destes trabalhos de investigação traga contributos para o desenvolvimento cultural, social, ambiental e/ ou económico da própria cidade, através da promoção e valorização do património arquitectónico, atendendo às estratégicas traçadas por cada município envolvido, para o progresso da cidade, ou a conceitos da iniciativa do próprio candidato.
No âmbito deste Programa serão atribuídas até 10 Bolsas de Investigação no valor de 2.250,00 € por projecto.
As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, alargando a participação a membros extraordinários - estagiários e a elementos de áreas disciplinares complementares ao desenvolvimento da investigação.
Podem candidatar-se a este Programa, Jovens Arquitectos com inscrição válida na Ordem dos Arquitectos portuguesa, enquanto membros efectivos, cujo ano de nascimento seja posterior a 1980, inclusive (com idade até aos 35 anos).
As candidaturas estão abertas até 2 de Outubro de 2015, estando prevista uma sessão de esclarecimento a 10 de Setembro.
Mais informações em: http://ms1.fjuventude.pt/barquitetura/