OASRN

2017-04-24 | Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017 | RESULTADOS


Resultados da 5ª edição

Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017

O Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017, organizada pela CCDR-N em parceria com a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, pretende "divulgar e promover as boas práticas do exercício da arquitectura, bem como estimular a qualidade arquitectónica na construção, conservação e reabilitação de edifícios que tenha lugar no território de actuação da Estrutura de Missão do DOURO"*.

Nesta 5ª edição e de acordo com o Regulamento, o Júri, que contou com a presença da Arq.ª Cláudia Costa Santos, em representação da OASRN, decidiu atribuir o "Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017" ao Centro de Alto Rendimento do Pocinho, obra da autoria do Arq. Álvaro Andrade, e duas Menções Honrosas, uma à Adega Alves de Sousa, da autoria do Arq. Belém Lima, e outra ao Espaço Miguel Torga, da autoria do Arq. Eduardo Souto de Moura.

Prémio de Arquitectura do Douro:
"Centro de Alto Rendimento do Pocinho ", da autoria do Arq. Álvaro Andrade e propriedade do Município de Foz Côa.


Imagem do Centro de Alto Rendimento do Pocinho
Imagem © direitos reservados.

"O Centro de Alto Rendimento do Pocinho, no Douro Superior, destacou-se pela sua integração numa área de 8 mil m2, onde se conjugam zonas de treino, de alojamento e social e se reinterpretam dois elementos seculares da paisagem duriense: os socalcos e os volumes de grandes quintas de produção vinícola."**

Menção Honrosa:
"Adega Alves de Sousa", da autoria do Arq. Belém Lima.


Imagem da Adega Alves de Sousa
Imagem © direitos reservados

Menção Honrosa:
"Espaço Miguel Torga", da autoria do Arq. Eduardo Souto de Moura.


Imagem do Espaço Miguel Torga
Imagem © direitos reservados

* Excerto do Regulamento do Prémio
** Excerto de notícia publicada no site da CCDR-N.

..................................................................................................................................



10 Anos do Prémio Arquitetura do Douro
Edição 2016/2017

A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Norte (DRC-N) e a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, promovem mais uma edição do Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN-N), através da Missão Douro.

O prazo de candidaturas à quinta edição do Prémio de Arquitetura no Douro decorre até 31 de janeiro de 2017, sendo o vencedor conhecido a 18 de abril de 2017.

Este Prémio procura "distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitectura na Região Demarcada do Douro, enquanto no território de actuação da Estrutura de Missão do Douro, desenvolvidas depois da classificação do Douro Vinhateiro como Património da Humanidade (a 14 de Dezembro de 2001) e concretizadas em intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos construídos. Pretende ainda contribuir para estimular a excelência no ordenamento do território e na intervenção na paisagem de uma região sensível como é a Região Demarcada do Douro".

Consulte aqui o Regulamento do Prémio.
Mais informações em http://www.ccdr-n.pt/premio-arquitetura-douro.