2017-04-24 | Prémio João de Almada, 2017 | RESULTADOS
Resultados da edição 2017
Prémio João de Almada
Na presente edição do Prémio João de Almada, e de acordo com o regulamento, o júri, que contou com um elemento designado pela OASRN, decidiu atribuir os Prémios e respectivas Menções Honrosas, nas suas diferentes categorias, da seguinte forma:
Categoria "Edifícios Residenciais"
Prémio João de Almada 2017 atribuído a:
- Casa da Boavista (Rua de António José da Costa 53), da autoria da Arq. Joana Leandro de Vasconcelos (Atelier in.Vitro).
O júri resolveu destacar esta intervenção por considerar se tratar de "um exemplo relevante de reabilitação arquitetónica de 'casas do Porto', tratando-se de uma obra que, respondendo às exigências do habitar contemporâneo, integra qualificadamente tipologia, materiais e sistemas construtivos reconhecíveis na pormenorização desta obra pertencente à herança patrimonial portuense"*.
Imagem da Casa da Boavista
Imagem: © Filipa Brito
Menções Honrosas atribuídos a:
- Habitação (Rua de Nossa Senhora de Fátima, 481), da autoria do Arq. João Baptista da Costa e do Arq. Pedro Guedes de Oliveira
- Habitação (Rua de Álvares Cabral, 126), da autoria do Arq. Alexandre Filipe Braga Loureiro
Categoria "Edifícios Não Residenciais"
Atribuído Prémio João de Almada 2017, ex-aequo, a:
- Palácio do Bolhão (Rua Formosa, 342-346), da autoria do Arq. José Manuel dos Santos Gigante
- Expansão da Universidade Católica (Rua do Paraíso da Foz, 86-100), da autoria do Arq. Álvaro Siza
O júri resolveu destacar estas duas intervenções, em simultâneo, por "reconhecer a excelência e o caráter exemplares - para a cidade e para a arquitetura"*..., sendo que, "a sábia introdução de novos programas (não residenciais) resultou não só em reconhecida valorização do património herdado, como em estimulante resposta às políticas de reabilitação urbana contemporânea"*.
Ainda de acordo com o júri, "a capacidade de adequar novos programas em obras do património herdado, evitando a sua demolição e valorizando a preexistência, é um superior contributo para garantir a autêntica identidade e memória da nossa cidade"*.
Imagem do Palácio do Bolhão
Imagem: © Miguel Nogueira
Imagem da Universidade Católica
Imagem: © Filipa Brito
Menções Honrosas atribuídas a:
- Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (Praça do Marquês de Pombal, 44), da autoria do Arq. Sérgio Fernandez e Arq. Alexandre Alves Costa
- Igreja e Torre dos Clérigos, da autoria do Arquiteto João Carlos Martins Lopes do Santos
- E-Learning Café - Botânico (Rua do Campo Alegre, 1191), da autoria do Arq. Nuno Valentim e Arq. Margarida Carvalho
* Excerto da Acta da Reunião Final do Júri
....................................................................................................................................
Prémio João de Almada, 2017
Entrega das Candidaturas até 28 de Abril de 2017
Estão abertas até 28 de abril as candidaturas ao Prémio João de Almada, instituído pela Câmara do Porto em 1987 com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da cidade.
O referido prémio é atribuído pela autarquia ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade, durante o período de dois anos a que cada Prémio se refere - na presente edição, todavia, serão consideradas obras concluídas entre abril de 2014 e abril de 2017, dado que na edição anterior não houve deliberação do júri por ter sido proposta uma alteração regulamentar. Além do aumento do valor, passam a existir duas categorias do Prémio (para intervenções em edifícios residenciais e não residenciais). Todas as candidaturas submetidas em 2016 serão consideradas, pois, para esta nova edição, que acolhe ainda novas candidaturas de obras, entretanto, terminadas nos últimos 12 meses.
Ao trabalho premiado será entregue o valor de dez mil euros, cabendo três mil ao proprietário e sete mil ao arquiteto responsável pelo projeto e obras de recuperação. Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas.
Este Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, uma obra de Fernando Távora. De então para cá já foram galardoadas as obras do Edifício da Ordem dos Arquitetos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis), do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques), da Escola Secundária Clara de Resende (Carlos Prata) e do prédio de rendimento da Fundação Marques da Silva (Francisco Barata, Nuno Valentim e José Luís Gomes).
Na presente edição, o júri será presidido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com a tutela da Cultura, e constituído por um representante de cada um dos seguintes organismos: Direção Municipal de Cultura e Ciência da Câmara Municipal do Porto; Direção Municipal de Urbanismo da Câmara Municipal do Porto; Direção Regional de Cultura do Norte; Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Ordem dos Arquitetos - Secção Regional Norte; Ordem dos Engenheiros - Região Norte; e pelo arquiteto vencedor da edição anterior.
As candidaturas ao Prémio João de Almada deverão ser apresentadas até 28 de abril, pelo arquiteto responsável e/ou pelo proprietário do imóvel objeto da intervenção.
Consulte aqui o Regulamento do Prémio.
Mais informações:
Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219 - 4050-240 Porto
Telf: 22 605 7000; Património Cultural da Câmara Municipal do Porto
http://www.porto.pt/noticias/abertas-candidaturas-ao-premio-joao-de-almada-para-recuperacao-do-patrimonio-na-cidade
....................................................................................................................................
Prémio João de Almada, 2016
Entrega das Candidaturas até 29 de Abril de 2016
Está a decorrer o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio João de Almada, instituído pela Câmara Municipal do Porto, que conta com a participação da OASRN na designação de Jurado.
O Prémio João de Almada foi instituído em 1987 com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico do Porto. É atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade, durante o período de dois anos a que cada Prémio se refere.
À obra premiada será atribuído um valor pecuniário de 8.000 euros, cabendo 2.000 euros ao proprietário e 6.000 euros ao arquitecto, autor do projecto. Poderão, ainda, ser atribuídas até 2 Menções Honrosas, sem valor pecuniário.
Este Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora. De então para cá foram galardoadas as obras do Edifício da Ordem dos Arquitectos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Municipal Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis), do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques), da Escola Secundária Clara de Resende (Carlos Prata) e do edifício da Rua Alexandre Braga, propriedade da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (Francisco Barata, Nuno Valentim e José Luís Gomes).
Na presente edição o júri será presidido pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e constituído por representantes da Direção Regional de Cultura do Norte, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte, da ARPPA - Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural, da Direção Municipal de Urbanismo da CMP, da Direção Municipal de Cultura e Ciência da CMP e, ainda, pelo arquitecto vencedor da edição anterior.
As candidaturas deverão ser entregues no serviço de Património Cultural, até 29 de Abril de 2016.
Consulte aqui o Regulamento do Prémio.
Para mais informações contactar:
Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219 - 4050-240 PORTO
Telef.: 22 6057000
E-mail.: patrimoniocultural@cm-porto.pt