OASRN

2019-05-21 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, 2019 | RESULTADOS

 

Resultados da edição 2019
Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho

Na presente edição, o júri do Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, que contou com um elemento designado pela OASRN, deliberou por unanimidade atribuir o Prémio Municipal ex aequo a duas das obras candidatas, bem como atribuir uma Menção Honrosa.

Prémio Municipal de Arquitectura
 Diogo de Castilho:
O júri resolveu atribuir o Prémio, ex-aequo, às duas obras a seguir apresentadas, por as considerar «como exemplares arquitetónicos de referência na reabilitação e salvaguarda do património edificado da cidade de Coimbra»*.


Obra: Novas instalações da Plural, Cooperativa Farmacêutica
Autoria: Alexandre Dias e Maria Amália Freitas


Imagem: © domalomenos

Obra: Reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra
Autoria: Luísa Bebiano, Carlos Antunes e Armandina Pedro


Imagem:© Eduardo Nascimento (Do Mal o Menos) 


Menção honrosa:
«Enaltecendo ainda a qualidade, coerência e originalidade arquitectónica das demais obras a concurso, ..., o júri decidiu por unanimidade, atribuir uma Menção Honrosa à obra»*:

Obra: Reabilitação de habitação unifamiliar na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 159 a 161, em Coimbra
Autoria: Jorge Manuel Horta e Vale Teixeira Dias


Imagem:© João Fôja e Eduardo Nascimento (Do Mal o Menos) 


* Excerto da Acta da Reunião Final do Júri

...........................................................................................................................................




Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho | 2019
Candidaturas até 31 de maio de 2019

Encontra-se a decorrer, até ao dia 31 de Maio, o prazo para entrega de candidaturas ao «Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho», edição 2019, instituído pela Câmara Municipal de Coimbra.

O Prémio, de edição bienal, pretende «premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município», relativas a «obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado» e a «arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, tanto em relação à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos existentes».

Poderão candidatar-se ao Prémio «arquitetos na qualidade de autores de projetos de arquitetura», de «obras concluídas até ao ano civil anterior ao da atribuição do Prémio», no caso até 31 de dezembro de 2018.

Para esta edição do Prémio, o Júri, que conta com a participação de um arquitecto designado pela OASRN, prevê a atribuição de um Prémio de natureza pecuniário, ao autor da obra selecionada, bem como a possibilidade de atribuição até duas Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.

As candidaturas deverão ser entregues nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal de Coimbra, até ao dia 31 de maio de 2019.

Efectue aqui o download do Regulamento do Prémio.
Mais informações em: www.cm-coimbra.pt

...........................................................................................................................................