OASRN

2010-10-19 | OASRN Declara Inaceitável Concurso promovido pelo Município de Vieira do Minho

‘Concurso Público Urgente para Elaboração do Projecto de Execução para a Construção do Pavilhão Desportivo de Apoio ao Centro Escolar de Rossas'.

 

Foi publicado pelo Município de Vieira do Minho anúncio em D.R. nº205 de 21 de Outubro de 2010 no qual é anulado o procedimento em causa.

Conforme ponto 14 do referido anúncio:

"(...)Considerando que:


a) De acordo com o anúncio de abertura do concurso, o prazo para apresentação das propostas terminaria no dia 22 de Outubro de 2010 às 23horas.

b) O prazo de 4 dias estipulado no anúncio em equação é manifestamente inexequível, segundo informações não oficiais chegadas ao conhecimento desta Câmara provindas de vários Arquitectos que demonstraram interesse legítimo em participar no presente concurso, mas que face ao prazo definido informaram que tal participação era impossível por ser tecnicamente impraticável.

c) A Ordem dos Arquitectos oficialmente expressou a sua posição no sentido de considerar o prazo supra referido «irrealista e desproporcional face à dimensão do programa objecto do concurso e às várias componentes de projecto envolvidas», as quais segundo essa posição veiculada pela Ordem dos Arquitectos seriam sempre necessários «respectivamente cinco, dez e quarenta e cinco dias para a elaboração do estudo prévio, do ante-projecto, e do projecto de execução».

d) Tais factos não foram devidamente ponderados aquando da adopção do concurso público urgente para a "Elaboração do projecto de execução para a construção do pavilhão desportivo de apoio ao centro escolar Rossas", por desconhecimento dos mesmos não imputável à Câmara.

e) Não obstante não existir qualquer ilegalidade na escolha do procedimento previsto artigo 155.º, n.º1, do Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro, esta Câmara considera prudente e oportuno garantir que os interesses de todos os concorrentes possam ficar salvaguardados, na sequência do supra mencionado.

f) Tais circunstâncias supervenientes, impõe a revogação da decisão publicada em DR 18/10/2010, 2.ª Série, anúncio n.º 436/2010.

g) Que se vai dar início a um novo procedimento no prazo máximo de seis meses a contar da data da notificação da decisão de não adjudicação, nos termos do n.º3 do artigo 79.º, n.º3 do Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro.

h) Deste modo, não existe qualquer frustração das expectativas dos concorrentes ao presente concurso, uma vez que, por um lado, inexistiu qualquer apreciação de mérito das propostas apresentadas, e, por outro lado, esta revogação vem ao encontro das pretensões de todos os concorrentes, devidamente oficializadas pela sua Ordem profissional(...)"

 

22 de Outubro de 2010
Pelouro da Encomenda
Conselho Directivo da OASRN


 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

COMUNICADO

‘Concurso Público Urgente para Elaboração do Projecto de Execução para a Construção do Pavilhão Desportivo de Apoio ao Centro Escolar de Rossas'.

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) comunica que, em resposta ao Oficio enviado ao Município de Vieira do Minho e ao Comunicado emitido aos Membros da Ordem dos Arquitectos, datados de 19 de Outubro de 2010, recebeu, ao final da tarde do mesmo dia, informação oficial da Entidade Adjudicante, dando a conhecer que:

"(...) a autarquia reconhece que este concurso não está em conformidade (...)"  e que o mesmo "(...) será anulado de imediato e posteriormente será aberto um novo procedimento conforme exige a lei".

19 de Outubro de 2010
Pelouro da Encomenda
Conselho Directivo da OASRN




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMUNICADO AOS MEMBROS


A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) DECLARA como INACEITÁVEL o Concurso Público Urgente, promovido pelo Município de Vieira do Minho, cujo anúncio foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 202, de 18 de Outubro de 2010:

‘Concurso Público Urgente para Elaboração do Projecto de Execução para a Construção do Pavilhão Desportivo de Apoio ao Centro Escolar de Rossas'.

A adopção do procedimento Concurso Público Urgente é completamente desadequada à contratação da prestação dos serviços em causa, contrariando o estipulado no Código dos Contratos Públicos (CCP), o qual prevê que este tipo de procedimento possa ser adoptado, apenas e exclusivamente, para a aquisição de serviços de uso corrente. (Artigo 155.º do CCP)

Em causa está a aquisição de serviços para a elaboração de ‘Projecto para um Pavilhão Desportivo de Apoio a um Centro Escolar', com todas as especificidades técnicas e construtivas inerentes a este tipo de equipamento, a qual jamais poderá ser considerada como serviço de uso corrente, face à sua característica própria e única.

O concurso prevê ainda que num prazo de quatro dias, sejam entregues, entre outros elementos que acompanham a Proposta, o Projecto desenvolvido ao nível do "Programa Base", de acordo com o estabelecido na Portaria 701-H/2008, de 29 de Julho, e o levantamento topográfico da área de intervenção.

Tal exigência, num prazo de quatro dias, é, não só técnica como humanamente inexequível.
Embora o único critério de adjudicação seja o do mais baixo preço, a não apresentação dos elementos referidos, entre outros, é um factor de exclusão da proposta. (Artigo 17.º do Programa do Procedimento).

Encontram-se também em causa os restantes prazos definidos para a referida prestação de serviços, os quais são irrealistas e desproporcionais face à dimensão do programa objecto do concurso e às várias componentes de projecto envolvidas, de respectivamente 5, 10 e 45 dias para a elaboração do "Estudo Prévio", do "Anteprojecto", e do "Projecto de Execução".


Mais uma vez, a OASRN, reafirma que, a encomenda pública por recurso a procedimentos que não atentam na especifícidade do seu objecto e que não se coadunam com a prática profissional da Arquitectura, nem tão pouco com a prática profissional dos demais técnicos envolvidos na elaboração do Projecto na sua dimensão global, não são consentâneos com o rigor e com a qualidade expectável do exercício da profissão, nem com a correcta aplicação dos preceitos legais estipulados no CCP.

Não estando salvaguardada a legalidade do procedimento, assim como os Princípios da própria actividade profissional da Arquitectura, nem tão pouco os Princípios da efectiva Concorrência e da Defesa do Interesse Público, a OASRN, ao declarar estes concursos como inaceitáveis, alerta para o disposto do n.º 8 do Artigo 7.º do Regulamento de Deontologia, a cujo cumprimento os membros da OA estão obrigados.

Assim, e na sequência deste comunicado, e tendo em consideração a gravidade dos factos acima referidos, irá, a OA, promover a apresentação de respectiva queixa ao Ministério Público, assim como dará conhecimento da mesma às entidades com responsabilidade na observação da correcta aplicação do Código dos Contratos Públicos.


19 de Outubro de 2010

Pelouro da Encomenda
Conselho Directivo da OASRN



 

[ Listagem de Notícias ]

2017-11-28 | Prémios ARQUÉTIPO

2017-09-25 | Concurso Público de Conceção para a Elaboração do projeto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal

2017-09-19 | Concursos Públicos de Concepção com Assessoria Técnica da OASRN

2017-09-07 | Publicado Novo Código dos Contratos Públicos

2017-05-22 | Prémio Januário Godinho | 1ª edição

2017-05-17 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, 2017 | RESULTADOS

2017-05-09 | Plataforma eletrónica PORTUGALGOV não está autorizada a exercer a sua atividade em Portugal

2017-04-24 | Prémio João de Almada, 2017 | RESULTADOS

2017-04-24 | Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017 | RESULTADOS

2017-04-17 | Concurso Público de Conceção, Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas (Miragaia. Palácio de Cristal. Virtudes)

2017-03-28 | Concurso Público de Conceção, Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas (Miragaia. Palácio de Cristal. Virtudes)

2017-02-24 | Concurso Público de Conceção - Museu da Língua Portuguesa

2017-02-14 | PNAM’17 - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

2016-12-22 | IMPIC ordena cessação da actividade da plataforma eletrónica “Compras Públicas - GATEWIT”

2016-11-30 | Concurso Público de Conceção para a Reconstrução/Reconversão da Casa dos Almeidas

2016-11-30 | Catálogo | Pelouro da Encomenda

2016-11-17 | Prémio Arquitetura do Douro - 10 ANOS

2016-11-16 | Concurso Público de Concepção - Espaço do Artesão e Centro Comercial ao ar livre

2016-10-14 | Concurso Público de Conceção para a Reabilitação e Revitalização do Centro da Cidade de S. João da Madeira

2016-08-30 | Concurso Público de Conceção do Terminal Intermodal de Campanhã

2016-08-17 | Concurso Público de Concepção da Solução Arquitetónica para a construção de bar/ restaurante, arranjos exteriores, ponte pedonal e apoios de praia fluvial, em Alvares, promovido pela Câmara Municipal de Góis

2016-08-09 | Concurso Público de Conceção para a reabilitação das antigas instalações da Ex-ETPC-CP-CCP-ABS n.º 14/2016

2016-08-05 | Concurso Público para a Elaboração do Projecto de Execução de um Edifício Polivalente no Cais Comercial do Porto da Figueira da Foz

2016-07-27 | Concurso Público - Contrato de aquisição de um projeto de execução para a reabilitação da Escola Secundária de Caldas de Vizela

2016-05-04 | Concurso Re-Habitar o Centro - Organizado pela Velha-a-Branca, Estaleiro Cultural, CRL

2016-05-03 | Concurso de Ideias: Reabilitação Urbana - Promovido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto

2016-03-30 | Concurso Público de Concessão do direito à exploração de um espaço destinado à instalação de um serviço de Cafetaria do Norte 41º: Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade e de apoio à Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos

2016-02-03 | Concurso Público de Conceção para a elaboração do projeto da Biblioteca Municipal e Museu do Brinquedo de Torres Vedras

2015-08-19 | Vamos Procurar a Arquitetura | Espaço Público (2ª edição)

2015-08-04 | Concurso Público de Conceção para a Regeneração Urbana - Um Novo Impulso, Vila Real

2015-07-29 | Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura

2015-07-28 | Prémio Work in Progress (2ª edição) | RESULTADOS

2015-07-08 | Participação dos Arquitetos na Feira CONCRETA - EXPONOR

2015-04-07 | Concurso de conceção para elaboração do projeto do "Parque Urbano da Vila de Oliveira de Frades"

2015-02-19 | Concurso Público de Conceção para a Revitalização da Praça 2 de Maio, em Viseu

2015-02-12 | Concurso Público de Conceção para a Revitalização da Praça 2 de Maio, em Viseu

2014-11-30 | Vamos procurar a arquitetura | Outubro, Mês da Arquitetura (1ª edição)

2014-10-28 | Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura

2014-08-27 | Arquitetura, um Olhar Multidisciplinar | Outubro, Mês da Arquitetura

2014-05-29 | Informação aos Membros | Concurso de Ideias: Restauro, requalificação e reconstrução do edificado e da área de logradouro envolvente da Quinta de Baixo

2014-05-26 | Informação aos Membros | Concurso de Arte Pública

2014-04-11 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG, 2012|2013 | Resultados

2014-04-02 | Prémio João de Almada, 2014 | Resultados da 15.ª edição

2014-01-13 | Prémio de Arquitectura no Douro - Edição 2013/2014 | Resultados da 4ª edição

2013-10-16 | Informação aos Membros - O Código Dos Contratos Públicos: Que Melhorias?

2013-10-10 | Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, 2013 | Divulgação de Resultados

2013-09-17 | OASRN lamenta oportunidade perdida com Concurso promovido pela Universidade do Porto | Informação aos membros

2013-09-11 | Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso | Resultados da 2.ª edição

2013-09-03 | Palmarés Architecture Aluminium Technal Edição 2013

2013-07-04 | Concurso Internacional de Ideias Norte 41º | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia

2013-07-04 | Informação aos Membros | Concurso Promovido pelo Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia- Espinho

2013-05-20 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho 2013

2013-04-23 | Concurso de Concepção da solução arquitetónica para a Zona de Alvenaria do Bairro da Boavista em Lisboa.

2013-04-18 | Concurso de Ideias CÁ FORA 2013 - Animação do espaço público

2013-03-25 | Apresentação Pública dos Resultados | Concurso Bairro Novo da Figueira da Foz

2013-03-20 | Informação aos Membros | Concurso promovido pela Ordem dos Médicos - Secção Regional do Centro

2013-02-20 | Prémio Estágios em Portugal e no Mundo | Candidaturas até 15 de Abril de 2013

2013-02-20 | Prémio Work in Progress (1ª edição) | Resultados

2013-02-13 | Informação aos Membros | Concurso Arquitetura Atelier

2012-12-03 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 2010/2011 | Resultados da 5.ª edição

2012-11-06 | Prémio João de Almada 2012 – Resultados da 14ª Edição

2012-09-17 | Concurso de Conceção para criação de Equipamento de Recolha Seletiva de Resíduos acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público

2012-08-01 | Informação aos Membros - Alterações ao Código dos Contratos Públicos

2012-06-04 | Concurso Nacional de Design em Português: Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos 2012

2012-01-27 | Concurso de Concepção - Estátua a S. Nuno de Santa Maria | Resultados

2011-12-31 | Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira | Resultados

2011-12-31 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Castilho, 2011 | Resultados

2011-12-31 | Prémio de Arquitectura do Douro, 2010/2011 | Resultados

2011-09-30 | Concurso de Concepção (Ideias) para a Requalificação e Reordenamento da Praia e Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos

2011-08-18 | Feira Expocosmética 2010 | Prémio 3E Melhor Stand Exponor

2011-08-18 | Prémio 3E | Melhor Stand Exponor 08/09

2011-08-18 | Feira Export Home | Prémio 3E Melhor Stand Exponor

2011-07-27 | Concurso de Concepção Parque Urbano do Paço de Giela - Arcos de Valdevez | Anúncio Público dos Resultados

2011-07-26 | Concurso Público para o Plano de Urbanização de Ponte de Sor | OASRS declara como inaceitável

2011-07-14 | Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto de Recuperação do Cine-Teatro de Amarante

2011-07-13 | Informação aos Membros -Concurso promovido pela EGP-UPBS

2011-06-22 | Concursos Inaceitáveis | PCI - Parque de Ciência e Inovação S.A.

2011-05-26 | Comunicado aos Membros - OASRN declara concurso promovido pelo Municipio de Águeda como Inaceitável

2011-03-16 | Informação aos Membros - Concurso de Ideias Revestimentos Cerâmicos em Espaços Públicos - Câmara Municipal de Aveiro

2011-01-11 | Informação aos Membros - Concurso promovido pelo Municipio de Castro Daire

2010-12-31 | Prémio Municipal João de Almada, 2010 | Resultados

2010-12-31 | Prémio AICO - Architecture Internacional Congress at Oporto | Resultados

2010-11-05 | OASRN Declara INACEITÁVEL Concurso Promovido pelo Município de Barcelos

2010-10-22 | OASRN Declara Inaceitável Concurso promovido pelo Município de Vieira do Minho

2010-09-24 | Comunicado aos Membros - OASRN não recomenda participação no Concurso promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança

2010-09-15 | Informação da Câmara Municipal de Mêda _ Concurso de Concepção_ Edifício das bancadas do Estádio Municipal de Mêda

2010-09-15 | Dois Concursos Públicos lançados pela Câmara Municipal de Aveiro | OASRN declara como inaceitáveis

2010-05-25 | Informação aos Membros - Concurso Centro de Artes de Águeda

2010-04-21 | Comunicado aos Membros _ Concursos Centro de Artes de Águeda e Hospital de S. João

2010-01-22 | Esclarecimento aos Membros - Concurso Museu do Carro Eléctrico

2010-01-16 | Resposta da Câmara Municipal do Sabugal _ Concurso de Concepção_ Recinto Desportivo do Soito, incluindo Estudo Prévio de Pavilhão Desportivo

2010-01-16 | IV Concurso de Ideias SIL - Reconversão da Praça de Toiros de Santarém e Área Envolvente

2010-01-16 | Concurso de Concepção - Projecto Expositivo Trienal de Lisboa no Museu Colecção Berardo

2010-01-16 | Colóquio: Projectar com o CCP - Concursos de Concepção

2010-01-16 | Concurso «stand» Infor - Tektónica 2009

2010-01-16 | Concurso para Remodelação do Museu Municipal do Funchal (História Natural)

2009-12-31 | Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de S. Tirso, 2009 | Resultados

2009-12-31 | Prémio Arquitecto Régio João Antunes, 2009 | Resultados

2009-12-31 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Castilho, 2009 | Resultados

2009-12-31 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG, 2007|2009 | Resultados

2009-11-16 | Prémio 3E | Melhor Stand Exponor 08/09

2009-11-09 | Edifício Centro de Arte Graça Morais | Concurso Público

2009-11-09 | Concurso Uniscala '09 | respostas aos pedidos de esclarecimento

2009-10-06 | Prémio CONCRETA Design 2009

2009-07-30 | Exposição 00'09' | 10 anos de Arquitectura no Distrito de Aveiro

2009-04-06 | Prémio Nacional Tektónica/OA'09