OASRN



 

Francisco Barata Fernandes (1950-2018)




A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos lamenta profundamente a morte do Professor Catedrático Francisco Barata e apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos.

Francisco Barata nasceu no Porto em 1950. Diplomado em Arquitectura na ESBAP. Doutorado em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Professor na FAUP. Coordenador do curso de Doutoramento em Arquitectura– Património Arquitectónico. Participa em conferências e cursos em diversas Faculdades de Arquitectura nacionais e estrangeiras. Integra o Conselho de Crítica dos Programas de Doutoramento do Curso de Arquitectura do Politécnico de Milão. Membro do Conselho Científico das publicações “Ricerche sul restauro e sulla conservazione” do Politécnico de Milão. Membro do Conselho Consultivo de Veronica Prize da Universidad de Harvard. Membro do Conselho Internacional de Avaliação do Departamento de Investigação de Arquitectura e Urbanismo do Politécnico de Milão. Coordenador de investigação da parceria em Arquitectura da U. de S. Paulo/U. do Porto. Presidente do Conselho Científico e do Conselho de Representantes da FAUP. Participa em algumas publicações: “Pianificazione urbana e progetto di recupero in Portogallo”, colectânea “La cultura della Città”, AAVV, Edizioni C.E.L.I, Faenza, 1992; “Intervenções no Centro Histórico (CRUARB)”, em “Porto, 1901-2001, Guia –Exposição deArquitectura Moderna, Livraria Civilização Editora e Porto 2001, SA; “Le forme della casa nella forma della città”,em “Casa Pubblica e Città”, AAVV, Monte Università Parma Editore, Parma 2009; “Transformação e Permanência na Habitação Portuense – as formas da casa na forma da cidade”, FAUP publicações, Porto 1999.

Exerceu actividade profissional desde 1978. Cooperativa de Massarelos, Porto, (Prémio INH 1996); Reabilitação do Castelo de Santa Maria da Feira; Praça da Cadeia da Relação e do Largo do Olival (Porto 2001), Menção Honrosa internacional ANCSA; Rua do Almada (Porto 2001); Frente fluvial de S. Paio Canidelo, V.N. Gaia (Programa Polis), Menção Honrosa internacional ANCSA. Em 2014 foi distinguido, juntamente com Nuno Valentim e José Luís Gomes (CEFA-UP) com o Prémio João de Almada pelo Projecto de Reabilitação do Edifício de 1928 da Rua Alexandre Braga, da autoria do Arq. José Marques da Silva.
Tem obra divulgada em publicações da especialidade nacionais e estrangeira.

Imagens © OASRN





Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org