OASRN



 

Arquiteturas Film Festival - Viana do Castelo
23 de Maio 2019 | 18:30



ARQUITETURAS FILM FESTIVAL
23 DE MAIO - 18:30
CINEMA VERDE VIANA

Centro Comercial 1º de Maio - R. de Sto. António 107, Viana do Castelo

A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos promove um ciclo de cinema que irá percorrer oito cidades da região norte de Portugal com os filmes vencedores do Arquitecturas Film Festival 2018.

A segunda sessão acontece no dia 23 de Maio pelas 18:30 no Cinema Verde Viana (Centro Comercial 1º de Maio), em Viana do Castelo. A entrada é livre.

NESTA SESSÃO:

Forensic
[Dirigido por Chris de Krijger, 2018, Holanda, 5 min]
Forensic reveals both the striking architecture and the daily activities of the Netherlands Forensic Institute in Ypenburg, the Netherlands.

A Spa. Architecture of Zawodzie
[Dirigido por Ewa Trzcionka, 2017, Polónia, 30 min]
O distrito spa de Zawodzie (Ustroń, Poland), do pós Segunda Grande Guerra, do meio do século (1959-1970), foi concebido pelo aclamado duo de arquitetos Henryk Buszko e Aleksander Franta. O filme discute quem deve ter poder sobre a paisagem e como ser responsável pela herança cultural, tomando-a como um bem comum.

JAAR, el lamento de las imágenes
[Paula Rodríguez Sickert, 2017, Chile, 78 min]
Jaar, el lamento de las imágenes observa o processo criativo e pessoal de Alfredo Jaar, o artista chileno contemporâneo de maior renome internacional. Para Jaar, a arte é o último espaço que resta na sociedade a partir do qual é possível falar de maneira honesta e profunda sobre os conflitos sociais num mundo dominado pelo consumo e pelo espetáculo. O filme recorre à sua obra exposta na Finlândia, Veneza, Buenos Aires, Santiago e Nova Iorque.

___________________________________________________________

O ARQUITETURAS FILM FESTIVAL nasceu em 2013 e consiste primeiramente numa mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática do design e arquitetura. O festival tem vindo nos nos últimos 6 anos a desempenhar um papel fundamental no discurso critico da arquitetura e do design em conexão com o cinema e as artes audio visuais nacionais e internacionais.
Na sexta edição, em Junho passado foram apresentados, em 5 dias, 43 filmes de todo o mundo, perfazendo um total de 1200 espectadores.

Próxima sessão:
27 de Junho - Coimbra

.........................................................................

Organização: OASRN; Arquiteturas Film Festival
Parceiros: Banema; Artmoon








Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org