....................................................................................
Mapa Arménio Losa/Cassiano Barbosa – 2ª edição [PT/ENG] (PDF)
....................................................................................
Mapa Arménio Losa/Cassiano Barbosa – 2ª edição [ES/ FR] (PDF)
....................................................................................
Mapa Arménio Losa/Cassiano Barbosa
24 Obras de Arménio Losa, Arménio Losa / Cassiano Barbosa e Arménio Losa / Alfredo Matos Ferreira / Beatriz Madureira
Arménio Losa (1908-1988) e Cassiano Barbosa (1911-1998), arquitectos formados pela Escola de Belas-Artes do Porto, respectivamente, em 1932 e 1935, iniciam em 1939 uma renovação e transformação da arquitectura a Norte de Portugal, confirmada pela qualidade e quantidade dos projectos e obras realizados.
A compreensão e manipulação rigorosa dos modelos internacionais e a sua tradução e conciliação morfológica e tipológica à cidade do Porto constituem a novidade e capacidade de uma arquitectura marcada pela racionalização e visão funcionalista dos seus autores.
A nova arquitectura internacionalmente anunciada por Le Corbusier é reinventada e integrada na realidade formal e material portuense, através de experimentações e investigações inspiradas na actualidade e contemporaneidade da vida social e cultural de um urbanismo moderno.
A convicção e afirmação dos conceitos de A. Losa e C. Barbosa originam uma espacialidade herdada pelas gerações seguintes que reagindo ou seguindo os seus ideais, criam uma arquitectura com uma genealogia regional singular, inédita.
Os exemplos seleccionados confirmam a coerência de um pensamento e conhecimento que alia as distintas valências e competências dos dois autores.
A dedicação ao Porto é manifestada na relação e preocupação com a modernidade e expressividade da linguagem exposta à nova cidade, nomeadamente, através dos textos publicados nos jornais e revistas nacionais e locais, generalistas ou da especialidade.
Os projectos e obras de Arménio Losa e Cassiano Barbosa constituem, assim, um património arquitectónico e histórico que importa traduzir e descobrir nas ruas da cidade.\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"
João Paulo Rapagão
Ficha técnica
Edição: Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte
Coordenação científica: João Paulo Rapagão
Coordenação editorial: Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, Cultura/ Ana Maio, Maria Manuel Oliveira
Design gráfico: Incomun
Fotografia: Luís Ferreira Alves, Ana Maio, João Paulo Rapagão
ISBN: 978-972-8897-28-4
Impressão: Minerva, artes gráficas
Ano: 2020 (2ª edição)
|