OASRN



141
Coordenação de Projectos e Especialidades
Inscrições encerradas

Curso
2, 9, 16 e 23 de Junho e 7 de Julho 2012 (sábados)

OBJECTIVOS

Numa altura em que a construção se torna progressivamente mais especializada, a legislação mais apertada, as exigências de qualidade mais elevadas e o controlo de custos e prazos mais rigoroso, a distribuição do trabalho de projecto por equipas multidisciplinares devidamente coordenadas é a cada vez mais uma solução inevitável.
A coordenação das actividades dos intervenientes no projecto tem como objectivo a integração das suas diferentes partes num conjunto harmónico e coerente de fácil interpretação e capaz de fornecer todos os elementos necessários à boa execução da obra.
Esta formação pretende sensibilizar arquitectos e estudantes de arquitectura para a importância do tema no âmbito da sua actividade profissional e dotá-los de meios, noções e técnicas elementares que lhes permitam desenvolver métodos próprios de coordenação de projecto e de especialidades.



PROGRAMA

Módulo 1_2 Junho
Coordenação de projecto.
(Arq. Rui Castro)
Organização do escritório: Catálogos, biblioteca e arquivo; Projecto; Meios informáticos.
Constituição do projecto: Projectos integrantes; Fases; Documentos.
Coordenação de projecto: Enquadramento legal - Deveres e responsabilidades.
Coordenação dos documentos do projecto: Sistematização da informação; Relação entre documentos; Alterações; actualização de revisões; listas de documentos. 3 horas


Módulo 2_2 Junho
Coordenação de especialidades. Equipamentos e Instalações Eléctricas
(Eng.º Raul Serafim) Coordenação de especialidades - Princípios, sistemas e equipamentos: Instalações e Equipamentos Eléctricos. 3 horas


Módulo 3_9 Junho
Coordenação de especialidades. Estruturas
(Eng.º Domingos Moreira) Coordenação de especialidades - Princípios e sistemas: Estruturas. 3 horas


Módulo 4_9 Junho
Coordenação de especialidades. Gás e Instalações Hidráulicas
(Eng.º Paulo Silva) Coordenação de especialidades - Princípios, sistemas e equipamentos: Gás; Instalações e Equipamentos Hidráulicos. 3 horas


Módulo 5_16 Junho
Coordenação de especialidades. Segurança.
(Eng.ª Maria da Luz Santiago) Coordenação de especialidades - Princípios, sistemas e equipamentos: Segurança 3 horas


Módulo 6_16 Junho
Coordenação de especialidades. Acústica
(Eng.º Rui Ribeiro) Coordenação de especialidades - Princípios, sistemas e equipamentos: Acústica. 3 horas


Módulo 7_23 Junho
Coordenação de especialidades. Térmica e Instalações Mecânicas
(Eng. Raul Bessa) Coordenação de especialidades - Princípios, sistemas e equipamentos: Térmica; Instalações e Equipamentos Mecânicos. 3 horas


Módulo 8_23 Junho
(Arq. Rui Castro) Casos de estudo:
• Pavilhão de Portugal na Expo'98.
• Casa da Música, Porto. 3 horas


Módulo 9_7 Julho
(Arq. Rui Castro) Visita à Casa da Música. 3 horas



AVALIAÇÃO

Será efectuada avaliação de conhecimentos do curso, de acordo com os critérios estabelecidos pelo(a) formador(a).

De acordo com os critérios de avaliação definidos pelos formadores, serão emitidos os seguintes certificados, segundo o Decreto Regulamentar 35-2002 de 23 de Abril:

-   um certificado comprovativo da frequência do curso aos formandos que não tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos;
- um certificado comprovativo de aprovação no curso aos formandos que tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos.



CERTIFICAÇÃO

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência da totalidade do presente Curso equivale a 8 (oito) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.



HORÁRIO
sábados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30

DURAÇÃO
24 horas (presenciais) + 3 horas (visita à Casa da Música)

DESTINATÁRIOS

Arquitectos, arquitectos-estagiários e estudantes de arquitectura.



FORMADORES

Rui Manuel Moura Castro
Licenciou-se em 1993 na Escola Superior Artística do Porto. Entre 1988 e 2000 colaborou com José Paulo dos Santos, Luis Casal e Álvaro Siza. Neste escritório, foi responsável pela coordenação de vários projectos dos quais se salienta o do Pavilhão de Portugal da Expo’98 em Lisboa. Entre 2000 e 2005 integrou a equipa de gestão da obra da “Casa da Música”, no âmbito da capital europeia da cultura, como supervisor de projecto. Actualmente possui escritório próprio e é docente no curso de arquitectura da Universidade Lusófona do Porto.

Raul Vasconcelos Bessa
Licenciou-se em Engenharia Mecânica, na opção Fluidos e Calor, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1998. Actualmente frequenta o curso de mestrado em engenharia de climatização na F.E.U.P. É membro da Ordem dos Engenheiros e membro efectivo da A.S.H.R.A. É projectista Credenciado pelo Ministério da Indústria e Energia e perito qualificado em RSECE – ENERGIA, RSECE – QAI e RCCTE, reconhecido pela ADENE no âmbito da Certificação Energética de Edifícios. Desde 1999 que exerce a sua actividade profissional na Empresa A. Costa Pereira/Gestão de Energia Térmica, Lda, da qual hoje, é director geral e sócio gerente. É autor de vários artigos publicados, nomeadamente: "A utilização racional da Massa Térmica", "Efeito da Inércia Térmica dos Edifícios no seu Consumo de Energia para Aquecimento e Arrefecimento Ambiental", "As necessidades anuais de Energia Térmica para Pequenos e Médios Edifícios" e "Manual de Tectos Refrigerados".

Paulo Silva
Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991. Iniciou a sua carreira profissional em 1991 na Fase Estudos e Projectos S.A. onde colaborou como projectista de Instalações Hidráulicas em diversos projectos, de onde se destaca o EUROPARQUE em Sª Mª da Feira. Entre 1993 e 1994 exerceu funções de Director técnico de obras na área das redes prediais de águas e esgotos na empresa EURONORTE. Em 1994 integra a equipa da AFA (Afaconsult) como projectista de instalações Hidráulicas onde tem vindo a desenvolver a sua carreira profissional exercendo funções de Director de Projecto nesta área de especialidade e Gestor de Projectos multidisciplinares, No presente, cumulativamente, é coordenador de uma equipa multidisciplinar na área dos projectos de edifícios e infra-estruturas.

Rui Ribeiro
Licenciou-se em 2001 em Engenharia Mecânica, na opção de Fluidos e Calor, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Obteve o grau de Master in Science em Sound and Vibration Studies pelo Institute of Sound and Vibration Research, Uni. de Southampton (2001/02). No ano lectivo 2007/08 conclui o MBA Executivo na Escola de Gestão do Porto, da Universidade do Porto. É membro de várias associações nacionais e internacionais de acústica, das quais se destaca a representação no European Room Acoustical Committee.
Iniciou a sua carreira profissional em 2001. O seu trabalho está maioritariamente associado à área de Acústica Arquitectural e de Edifícios, tendo participado em inúmeros projectos de condicionamento acústico desde edifícios correntes até várias salas de espectáculo e espaços de elevada sensibilidade acústica. Desenvolveu diversos trabalhos de investigação e desenvolvimento maioritariamente relacionados com elementos de construção e soluções de controle de ruído & vibração de equipamentos. É autor de vários artigos publicados em conferências, seminários e revistas especializadas.

Maria da Luz Santiago
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Obteve ainda a licenciatura do Curso de Estudos Superior Especializados (C.E.S.E.) na área de Comandos e Protecções. Concluiu no ano lectivo de 2005/2006 a parte curricular do Mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. De 92 a 2004 trabalhou como projectista de Instalações eléctricas, telecomunicações e segurança activa em vários gabinetes e, a partir de 2004, torna-se sócia da empresa Raul Serafim & Associados. Paralelamente à actividade de projectista tem também colaborado em funções de coordenação de projectos e fiscalização de obras.
Executou vários projectos de Instalações Eléctricas e Telecomunicações, em colaboração com outros técnicos, para os arquitectos Álvaro Siza, Souto Moura, Carrilho da Graça, entre outros.

Domingos Eduardo Casal Moreira
Licenciou-se em Engenharia Civil - Opção de Estruturas, na FEUP. Possui ainda curso de especialização em Estruturas pela FEUP.
Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, leccionando Estruturas de Betão Armado I e II, Reabilitação de Estruturas, Estruturas de Edifícios e Concepção e de Dimensionamento de Estruturas.
Assume presentemente funções, na empresa GEG, como Responsável pela Gestão do Departamento de Obras de Arte e Concessões e Responsável do Departamento de Sistemas de Informação.
A nível particular tem também desenvolvido projectos na área de estruturas, dos quais se salienta a Ponte Pedonal Circular sobre os Canais de S. Roque e Botirões, promovida pela AVEIROPOLIS.



LOCAL
A formação decorrerá no espaço de formação da OA-SRN, situado na Rua da Restauração, n.º 477, 1º andar, 4050-506 Porto.

PREÇO

valores isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º do Código do IVA)

Não membros: 260,00
Membros efectivos OA: 195,00
Membros OA com redução de quotas, arquitectos-estagiários, estudantes:175,50

Desconto especial para outros técnicos e membros efectivos OA que formalizem inscrição até ao dia 21 de Maio> 5%



INSCRIÇÃO

Para proceder à inscrição no curso, envie-nos a ficha de inscrição preenchida (disponível do menu: "Formulário de inscrição") por correio electrónico para formacao.continua@oasrn.org, por fax para o n.º 222074259 ou por correio postal para a seguinte morada: R. D. Hugo, n.º 5/7, 4050-305 Porto.

Por favor consulte o Manual de Funcionamento da Formação, no menu "Outras Informações" (abaixo).

Para consulta (menu abaixo):
Manual de Funcionamento da Formação da OA > menu "Outras Informações";



DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
25 Maio 2012

N.° LIMITE DE INSCRITOS
min. 15 | max. 22

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


OUTRAS INFORMAÇÕES


 


Acções de formação em curso
Acções de formação em preparação
Acções de formação já realizadas
Bolsa de Formadores
Sugestões
informações gerais
procurar