OASRN



163
Plano de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Projectos
Cursos de Especialização
Pré-inscrições a decorrer

OBJECTIVOS

Na busca de uma posição favorável nesta economia global e caótica, as organizações estão a utilizar a Gestão de Projectos para, consistentemente, realizar resultados de negócio. Uma gestão disciplinada de projectos inicia-se ao nível do portfólio onde a visão estratégica disponibiliza investimentos e define as métricas de valor. A gestão alinhada de projectos, programas e portfólios é transversal à organização estabelecendo a execução de projectos, em cada nível, e esperando a entrega de valor em cada passo da sua realização.

Cada vez mais as organizações se vão apercebendo do retorno do investimento provocando o ajuste da agenda executiva, com os recursos financeiros e recursos humanos, necessários ao desenvolvimento de competências organizacionais em Gestão de Projectos. Buscam menores custos, melhor eficiência, aumento da satisfação os clientes e restantes partes interessadas e maior vantagem competitiva.

O relatório Economist Intelligence mostra que 80% dos gestores a nível global acreditam que deter a gestão de projectos como competência chave os ajuda a manterem-se competitivos durante uma recessão.

Os projectos da área da infraestrutura são considerados de elevado risco quer pela sua natureza quer pela complexa rede de relações derivada do elevado número de intervenientes. Muitos factores podem influenciar negativamente a realização destes projectos, sendo um deles a inexistência de práticas sistematizadas e disciplinadas de gestão de projectos. Não menos importante é a capacidade do gestor em alinhar objectivos, conseguir sinergias e consensos, resolver conflitos entre todos os intervenientes, internos e externos, do projecto.

A gestão profissionalizada de projectos, pela utilização dos seus processos e técnicas, visa reduzir incerteza. A maioria dos riscos em projecto são passíveis de serem elencados e valorizados antecipadamente, seja por conhecimento histórico ou recurso a expertise, permitindo ao gestor de projectos antecipar ou, no mínimo, minimizar problemas, ou, em caso de benefícios, potenciar a sua realização.

O desenvolvimento de competências em gestão de projectos envolve quer a aprendizagem dos processos e técnicas como também a mudança de nossas formas de trabalho e dos que nos rodeiam. Há uma mudança cultural exigida orientada ao compromisso com os objectivos e metas acordados, rigor no calendário e orçamento, medição adequada da qualidade e da performance e comunicação. A disciplina de gestão de projectos é eminentemente prática pelo que a experiência em projectos, ao longo do desenvolvimento profissional do individuo, é mandatória, por forma a conseguir um estádio de realização pleno na função de gestor de projectos.

É neste contexto que a Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte, promove um Plano de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Projectos suportado no referencial internacional PMBOK do Project Management Institute. Compõem o Plano as seguintes acções de formação:

Especialização em gestão de Projectos | Nível 1
Formação inicial em Gestão de projectos com o objectivo de dotar os formandos com os conhecimentos base de Gestão de Projecto e sua aplicação prática em ferramenta do tipo MS Project A dinâmica da exposição teórica é acompanhada pela resolução de um caso, com lançamento de cenários simulados, nas várias fases do projecto.
Competências esperadas de saída: Capacidade de elaboração de plano de projecto simples de acordo com as melhores práticas; Capacidade de reportar o estado do projecto com base em indicadores básicos. Aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na prática profissional.
Destinatários: Todos aqueles que querem conhecer ou melhorar as suas práticas de Gestão de Projectos.

Especialização em gestão de Projectos | Nível 2
Formação avançada em Monitorização e controlo de projectos. Focalização nas técnicas de Earned Value Management (EVM), Caminho crítico (CP), Cadeia Critica, etc.
Competências esperadas de saída: Capacidade de identificar e monitorizar os indicadores de performance e progresso do projecto, Capacidade de análise critica para integração dos indicadores no sistema de KPI (key performance indicators) da organização.
Destinatários: Directores de Obra, Fiscais de Obra, Directores de Projecto, Coordenadores de Projecto, Gestores de Projecto, todos os que exercem funções de controlling controle nas organizações e pretendem desenvolver competências na disciplina de gestão de risco.

Especialização em gestão de Projectos | Nível 3
Formação avançada em Gestão de Risco em projectos. Abordagem desde a avaliação de risco até às respostas, Avaliação do impacto da resposta ao risco.
Competências esperadas de saída: Capacidade de identificar, analisar e responder a riscos de forma adequada; Capacidade de previsão acurada de riscos e actuação profilática.
Destinatários: Directores de Obra, Fiscais de Obra, Directores de Projecto, Coordenadores de Projecto, Gestores de Projecto, todos os que exercem funções de controle nas organizações e pretendem desenvolver competências na disciplina de gestão de risco.

Especialização em gestão de Projectos | Nível 4
Formação avançada em gestão de projecto com recurso às funcionalidades avançadas da ferramenta MS Project.
Competências esperadas de saída: Capacidade de gerir projectos de acordo com as melhores práticas e com recurso à utilização plena das funcionalidades do MS Project; Capacidade de previsão fina e acurada baseada nos indicadores de projecto.
Destinatários: Directores de Obra, Fiscais de Obra, Directores de Projecto, Coordenadores de Projecto, Gestores de Projecto.

Preparação para exame de certificação PMP®
Formação específica e orientada de preparação para exame de certificação PMP® (Project Management Professional) do Project Mangement Institute
Competências esperadas de saída: Conhecimento profundo das melhores práticas de gestão de projectos preconizadas pelo Project Management Institute e descritas no PMBOK®, 4ª ed.; Preparação sólida para a realização do exame de certificação profissional PMP®.
Destinatários: Directores de Obra, Fiscais de Obra, Directores de Projecto, Coordenadores de Projecto, Gestores de Projecto que entendem o reconhecimento e exigência desta credencial, em particular, nos projectos internacionais.

 



OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

--

Ficha de Pré-inscrição

--



FORMADORES

Dr.ª Ana Paula Marques
Licenciada em Informática de gestão. MBA pela EGP-UPBS da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Certificado PMP® pelo Project Management Institute. Ao longo dos últimos 20 anos Ana Paula Marques tem vindo a desenvolver a sua carreira profissional como líder de projectos, programas e portfolios, na área dos sistemas de informação. Enquanto responsável pela DSI da Unicer SA, levou a cabo várias iniciativas de adopção de processos e metodologias avançadas de Gestão de Projectos baseadas nos standards do PMI®, incluindo a adopção do método de Earned Value Management para produção de vários KPIs para apoio à gestão da Direcção e de toda organização. Professora do ensino universitário leccionando disciplinas de gestão de projectos em licenciatura e mestrado


Arq. Sérgio Silva
Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusiada em 2000. Pós-graduado em Gestão pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Formador certificado pelo IEFP desde 2010.
Desde 2000 exerce a sua actividade como arquitecto, fundando em 2005, NPS Arquitectos Associados.



 


Acções de formação em curso
Acções de formação em preparação
Acções de formação já realizadas
Bolsa de Formadores
Sugestões
informações gerais
procurar