OASRN



Isabel Clara Neves da Rocha Marques
Abordagem científica ao projecto de arquitectura
Desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América





A arquitecta Isa Clara Neves venceu a 13ª edição do Prémio Fernando Távora, com a proposta “Abordagem científica ao projecto de arquitectura | Desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América”.

O Anúncio foi efectuado no dia 5 de Abril, às 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Inspirando-se na viagem realizada por Fernando Távora aos E.U.A. em 1960 para tomar conhecimento das pedagogias norte-americanas, aplicando-as ao sistema de ensino de arquitectura em Portugal, Isa Clara Neves propõe um itinerário entre a Europa e os E.U.A.. Com esta viagem, a arquitecta pretende conhecer e estudar diferentes contextos de utilização de tecnologias computacionais na prática profissional e na metodologia de ensino/investigação, construindo uma visão histórica e crítica da influência das novas tecnologias na disciplina.

“Metodologicamente a viagem divide-se em 3 directrizes: 1.visita aos arquivos dos centros de investigação pioneiros dos anos 60, em que se integrará a presença de Nuno Portas no debate internacional; 2.registo de obras de arquitectura racionalista, de base metodológica, até obras de maior complexidade algorítmica; 3. visita e análise das instituições de ensino/investigação actuais, relevantes na relação da arquitectura com o potencial computacional.” Excerto da proposta de viagem

Isa. Clara Neves (Porto 1980) é arquitecta, professora e investigadora.
Licenciada em Arquitectura (FAUP, Porto, 2004), mestre em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea (FAUL, Lisboa, 2009) e doutorada em Arquitectura (FAUL, Lisboa, 2015).
Desde a sua investigação de mestrado explora uma apreciação da teoria da arquitectura moderna e contemporânea dentro de um domínio computacional, revelando e reflectindo sobre alguns dos contextos culturais, históricos e tecnológicos que influenciaram o surgimento de uma prática computacional na arquitectura, que se tem vindo a construir ao longo dos últimos 60 anos.

Colaboradora de Eduardo Souto de Moura entre 2006 e 2010. Fundadora da revista Nexus. Autora de artigos publicados em revistas e livros tais como CASA INTERNATIONAL Magazine Pequim, China, PLI, Catálogo Mesa “Eduardo Souto Moura _ 30 anos, projetos seleccionados”, Trends Magazine, Catálogo Swissport09, Revista LaMag. Autora de artigos científicos como eCAADe, CAADRIA, SIGraDI, PARC, Journal IJAC. Oradora em eventos/organizações como Campus Ultzama 2012, Iberian Architecture 2012 Reencounters, Arquibio, Estratégia Urbana, entre outros. Coordenou e coorganizou eventos como DIGITAL DARQ, Future Traditions.

Assistente convidada na Escola Superior Artes e Design (ESAD). Paralelamente exerce projecto de arquitectura, em parceria.
Desenvolve investigação de Pós-Doutoramento desde 2017, com o tema “A Construção de uma Perspectiva Computacional na Arquitectura. O Contraponto Português", pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pelo College of Arts and Architecture at The Pennsylvania State University, com bolsa da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.



O Júri da 13ª edição foi constituído pelos Professores Doutores Manuel Sobrinho Simões, José Gomes Fernandes e Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitectura); pelo arquitecto Nuno Sousa (em representação da OASRN) e por Benedita Sequeira Pinto, em representação da família do arquitecto Fernando Távora.

Instituído em 2005, o Prémio Fernando Távora é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos -CMM e a Casa da Arquitectura – CA), contando com o patrocínio da Ageas Seguros.

Consiste na atribuição de uma bolsa de viagem no valor de 6.000,00 euros.





Imagens©DR ( de cima para baixo, da esquerda para direita) :
. Isa Clara Neves

. Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch, 1972
In www.archdaily.com.br

. Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, 2005, Arup Agu
Serpentine Gallery, Pavilhão Temporário
In www.balmondstudio.com

. Achim Menges/ ICD/ITKE/IIGS
University of Stuttgart-Landesgartenschau Exhibition Hall, 2014
Fotografias por Roland Halbe in icd.uni-stuttgart.de





 


Escolha a edição