OASRN



Luís Henrique da Cruz Ribeiro da Silva/ Maria Margarida Gonçalves Quintã
As Fronteiras do México


A proposta “As Fronteiras do México”, dos Arquitectos Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva, é a vencedora da 15ª edição do Prémio Fernando Távora.

Segundo a sinopse apresentada pelos autores, “As Fronteiras do México” explora o impacto da arquitectura e do urbanismo na intermediação dos problemas afectos às demarcações territoriais, às migrações, e à dimensão transfronteiriça do bem-estar dos povos.
“O itinerário proposto organiza-se ao longo da fronteira do norte do México com os Estados Unidos da América, e das fronteiras do sul do México com a Guatemala e com o Belize.
Explorando a diversidade das situações de fronteira do México, a proposta de trabalho procura estudar a diversidade dos sistemas de relações de interdependência que cada situação de fronteira articula”, pode ainda ler-se.
O objectivo é que “através do reconhecimento da unicidade e da complexidade formulada por cada uma destas situações, esta proposta de trabalho procura, em última instância, pensar sobre a eficácia da construção de barreiras físicas no contexto da resolução de algumas das mais urgentes questões humanitárias e ambientais contemporâneas”.

Margarida Quintã (1981) é uma arquitecta do Porto. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2007). É actualmente doutoranda na EPF Lausanne e no Instituto Superior Técnico, onde desenvolve investigação sobre a problemática do comportamento climático das construções no contexto do continente africano. Trabalha desde 2015 no estúdio Ursa, em parceria com Luís Ribeiro da Silva.

Luís Ribeiro da Silva (1982) é um arquitecto do Porto. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde lhe foi atribuído o prémio para o melhor aluno do curso de Arquitectura (2007). Obteve o grau de Mestre na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2010), e doutorou-se no Institute for the History and Theory of Architecture (gta) do ETH, em Zurique (2018). Fundou em 2011 o estúdio Ursa, onde trabalha em parceria com Margarida Quintã.







 


Escolha a edição