OASRN



Sidh Daniel Losa Mendiratta
Domus-fortis in Æquator: A segunda vida da casa-torre de origem Europeia no antigo Estado da Índia
O Vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, foi anunciado a 1 de Abril de 2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Os membros do Júri da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, presidido pelo Professor Alexandre Quintanilha e constituído pelos Arquitectos Jorge Figueira, Nelson Mota (nomeado pela Casa da Arquitectura), Ana Cristina Machado (em representação da OASRN) e Clemente Menéres Semide (designado pela família do Arquitecto Fernando Távora), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio à proposta “Domus-fortis in Æquator: A segunda vida da casa-torre de origem Europeia no antigo Estado da Índia” do arquitecto Sidh Daniel Losa Mendiratta.

“O objectivo principal desta viagem é localizar e documentar vestígios arqueológicos de casas-torre ou domus-fortis de origem portuguesa nos quatro territórios do antigo Estado da Índia - Província do Norte; Goa; Sri-Lanka; e Timor-leste –, tendo em vista sobretudo comprovar a sua disseminação e averiguar o seu papel matricial na estruturação e ordenamento dos respectivos territórios e ainda estudar a sua evolução comparando-a com a sua congénere Europeia, à luz das diferentes mentalidades e culturas do habitar desenvolvidas pelas sociedades de origem portuguesa nesses mesmos territórios. (…) Esta viagem permitirá assim reunir informação essencial para tentar responder a questões como: A casa-torre de origem europeia difundiu-se por todos os territórios do Estado da Índia? Quais as diferenças entre as casas-torre da expansão e aquelas de Portugal continental? Como eram habitadas as casas-torre da expansão portuguesa? (…)”
Excertos da proposta de viagem.

O Júri “enalteceu o número e a qualidade da generalidade das candidaturas, pelo potencial que encerram como propostas de investigação no âmbito da arquitectura, reconhecendo que o trabalho premiado nesta 8ª Edição do Prémio Távora se distingue pela consistência, clareza e ambição que permitirá o reconhecimento da cultura portuguesa, numa faceta menos explorada, num quadro geocultural alargado que inclui a Índia, Sri Lanka e Timor-Leste. O Júri entendeu valorizar um projecto que investe na ideia da viagem como itinerário físico de descoberta, neste caso, em territórios míticos da expansão portuguesa. O objecto de estudo – localização e documentação da “casa-torre” nas antigas províncias do Estado da Índia – tem por isso um interesse transversal que revelará processos de aculturação que importa desvendar”.
Excerto da acta do Júri.

Sidh Daniel Losa Mendiratta
De ascendência indiana e luso-alemã, nasce no Porto em 1977. Frequenta a Oporto British School, onde adquire uma educação bilingue anglo-portuguesa. Em 1995 ingressa no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, tendo sido um dos fundadores e primeiro secretário do seu Núcleo de Estudantes. Em 1998 transfere para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Efectua o quinto ano do curso, em 2001/2002, no Goa College of Architecture, Índia, como estudante free-mover. Em 2004/2005 desenvolve a sua prova final com o tema “O Convento dos Agostinhos de Velha Goa: memórias de um levantamento”, aprovada com 19 valores. Conclui a sua licenciatura em 2005 com a média final de 16 valores. Efectua o estágio profissional no “Atelier 15”, sob a responsabilidade do arquiteto Alexandre Alves Costa. Entre 2006 e 2008 colabora no projeto de investigação “Bombaim antes dos ingleses”, coordenado pelos professores Walter Rossa e Paulo Varela Gomes e sedeado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. Entre 2008 e 2012 elabora a sua dissertação de doutoramento com o título “Dispositivos do sistema defensivo da Província do Norte do Estado da Índia, 1521-1739”, sob a orientação dos professores Walter Rossa e Paulo Varela Gomes, aprovada na Universidade de Coimbra “com distinção e louvor, por unanimidade”. Em 2013 inicia o seu projecto de pós-doutoramento com o tema “ Construção identitária: paisagens urbanas e arquitectura de origem católica em Bombaim (séculos XVI-XX)”.

Imagens (de cima para baixo):
Ruínas da casa-senhorial da aldeia Sirgão, distrito de Damão, antiga Província do Norte do Estado da Índia, séc. XVI-XVII (autor: Walter Rossa, 2008)
Ruínas da casa-torre da aldeia de Solsumba, distrito de Damão, antiga Província do Norte do Estado da Índia, séc. XVI-XVII (autor: Sidh Mendiratta, 2010)
Alçado da casa-senhorial da adeia de Sirgão (reconstituição), distrito de Damão, antiga Província do Norte do Estado da Índia, séc. XVI-XVII (autor: Sidh Mendiratta, 2012)
Sidh Daniel Losa Mendiratta (autor: DR)


 


  Escolha a edição