2014-04-02 | Prémio João de Almada, 2014 | Resultados da 15.ª edição
Cerimónia de Entrega do Prémio João de Almada
A cerimónia de entrega do Prémio João de Almada, bem como a abertura da exposição dos trabalhos concorrentes à 15.ª edição do Prémio, irá realizar-se no dia 10 de novembro, pelas 17h30, nos Paços do Concelho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resultados da 15.ª edição
Prémio João de Almada 2014
Nesta 15.ª edição do Prémio João de Almada, e de acordo com o regulamento, o júri, presidido pelo Dr. Paulo Cunha e Silva (Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto) e constituído pelo Arq. Amândio Dias (Direcção Regional de Cultura do Norte), Arq. Carlos Guimarães (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), Arq. Artur Alves (OASRN), Arq.ª Dulce Marques de Almeida (Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural), Arq.ª Maria Susana Soares (Direção Municipal de Urbanismo), Arq. Francisco Sousa Rio (Direção Municipal de Cultura) e Arq. Carlos Prata (vencedor da edição anterior), decidiu selecionar quatro obras, de entre as 22 candidatas, atribuindo o Prémio e duas Menções Honrosas (uma das quais "ex-aequo"), por unanimidade:
Prémio João de Almada 2014
Recuperação do edifício da Rua Alexandre Braga, 94, da autoria dos arquitetos Francisco Barata, Nuno Valentim e José Luís Gomes, do Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura da U. Porto (CEFAUP), propriedade da Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (FIMS).
O Júri resolveu destacar "esta intervenção num edifício do século XX"*, por entender "que constitui o melhor exemplo de reabilitação entre as obras concorrentes, ... chamando a atenção para o trabalho da Fundação na divulgação da modernidade da obra do Arquiteto Marques da Silva. O trabalho premiado constitui uma recuperação discreta e atenta, sob o lema "menos é mais" em que menos alteração é mais autenticidade, num imóvel simbólico, associado a uma edificação que faz cidade. O uso é mantido, a habitação valorizada."*
Imagem do edifício da Rua Alexandre Braga, 94
Imagem © direitos reservados.
O júri decidiu, ainda, atribuir as seguintes menções honrosas:
Menção honrosa:
Recuperação do Edifício na Rua de António Cândido, 167-187, da autoria dos arquitetos Adriano Pimenta e Octávio Queirós, propriedade de ODLACA - Gestão e Investimentos Imobiliários, Lda.
Neste caso, o júri resolveu destacar a "recuperação deste edifício do início do século XX", pela "adequação do programa ao edifício pré-existente, mantendo a sua função habitacional e preservando os elementos fundamentais que caracterizam e qualificam o imóvel, sem prejuízo da expressão da contemporaneidade com a introdução de novos elementos, incorporando complexas exigências de natureza infraestrutural."*
Imagem do Edifício na Rua de António Cândido, 167-187
Imagem © direitos reservados.
Menção honrosa ("ex-aequo"):
Obra do Edifício na Rua de Fernandes Tomás, 539, da autoria dos arquitetos Vitório Vasconcelos Leite e Catarina Ribeiro (Merooficina), propriedade de VIMARDOMUS Investimentos Imobiliários SA;
Obra do Edifício na Rua do Almada, 528-530, da autoria da arquiteta Cristina Campilho, propriedade desta e de João Pinheiro;
O Júri destacou as duas obras acima identificadas, "de recuperação e reutilização de edifícios correntes da arquitetura burguesa do Porto, realizadas através da compreensão das características dos imóveis, adequando-as aos programas atuais com respeito pelas pré-existências."*
Imagem do Edifício na Rua de Fernandes Tomás, 539
Imagem © direitos reservados.
Imagem do Edifício na Rua do Almada, 528-530
Imagem © direitos reservados.
Em outubro decorrerá a exposição dos trabalhos concorrentes a esta edição do Prémio, assim como a cerimónia de entrega do Prémio.
* Excertos do Relatório do Júri.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
2014-04-02 | Prémio João de Almada, 2014
Entrega das Candidaturas até 30 de Abril de 2014
Está a decorrer o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio João de Almada, instituído pela Câmara Municipal do Porto, que conta com a participação da OASRN na designação de Jurado.
O Prémio João de Almada foi instituído em 1987 com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico do Porto. É atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade, durante o período de dois anos a que cada Prémio se refere - na presente edição serão consideradas obras concluídas entre abril de 2012 e abril de 2014.
À obra premiada será atribuído um valor pecuniário de 8.000 euros, cabendo 2.000 euros ao proprietário e 6.000 euros ao arquitecto autor do projecto. Poderão, ainda, ser atribuídas até 2 Menções Honrosas, sem valor pecuniário.
Este Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora. De então para cá foram galardoadas as obras do Edifício da Ordem dos Arquitectos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Municipal Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis), do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques) e da Escola Secundária Clara de Resende (Carlos Prata).
Na presente edição o júri será presidido pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, e constituído por representantes da Direção Regional de Cultura do Norte, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte, da ARPPA - Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural, da Direção Municipal de Urbanismo da CMP, da Direção Municipal de Cultura da CMP e, ainda, pelo arquitecto vencedor da edição anterior.
As candidaturas deverão ser entregues no serviço de Património Cultural, até 30 de Abril de 2014.
Consulte aqui o Regulamento do Prémio.
Para mais informações contactar:
Serviços de Património Cultural,
Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219 - 4050-240 PORTO
Telef.: 22 6057000
E-mail.: patrimoniocultural@cm-porto.pt