2021-09-28 | Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, 2021 | RESULTADOS
Resultados da edição 2021
Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira
Na presente edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira e de acordo com o regulamento, o júri - presidido pelo Arqtº Francisco Vieira de Campos (nomeado pelo CDN da Ordem dos Arquitectos, na qualidade de vencedor da última edição do PNAM) e integrado pelo Arqtº Nuno Mateus (indicado pelo CDN da Ordem dos Arquitectos), pelo Arqtº José Miguel Ribeiro de Sousa (indicado pela SRN da Ordem dos Arquitectos), pela Engª. Helena Cruz (indicada pelo LNEC), pela Arqtª Maria Manuel Oliveira (indicada pela Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), pelo Professor Jorge Manuel Gonçalves Branco (indicado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho) e pelo Eng. Marco Faustino (indicado pelo Patrocinador de Platina) -, decidiu atribuir o Prémio e duas Menções Honrosas:
PRÉMIO PNAM:
Obra: Casa no Castanheiro
Autoria: Arq.º João Mendes Ribeiro
Local: Valeflor, Mêda
Imagem: © direitos reservados
MENÇÃO HONROSA
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR
Obra: Praça Pública da Quinta do Brasileiro - Filigrana de Madeira
Autoria: Arqt.ºs José Manuel Botas Pequeno e Ricardo Nelson do Vale Afonso
Local: Corroios, Seixal
Imagem: © direitos reservados
MENÇÃO HONROSA
TIPOLOGIAS DE MATERIAIS
Obra: Melo Leote
Autoria: Arq.ª Joana Leandro Vasconcelos (Atelier in.vitro)
Local: Porto
Imagem: © direitos reservados
Para mais informações: https://pnam.pt/pnam-21/
........................................................................................................................................................
Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira
Entrega das Candidaturas até ao dia 30 de Junho de 2021
Encontra-se a decorrer a 6.ª edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, promovido pela AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, com apoio da Ordem dos Arquitectos e da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, entidades que integram a comissão organizadora.
O Prémio, de edição bienal, tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações, premiando obras que tenham a capacidade de refletir a qualidade, o potencial para a inovação e a versatilidade da madeira e, simultaneamente, promover soluções qualificadas de construção sustentável, enriquecendo o património arquitetónico e cultural português.
São elegíveis, ao Prémio PNAM, obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2019 e 31 de Dezembro de 2020, da autoria de arquitetos, membros em efetividade de direitos na Ordem dos Arquitectos, com caráter permanente, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura.
O prazo para apresentação de candidaturas decorre até às 17:00 horas, do dia 30 de Junho de 2021.
Ao(s) autor(es) do projeto de arquitetura, da obra vencedora, será atribuído um Prémio pecuniário, no valor de 10.000 euros. Poderão ainda ser atribuídas, por decisão do Júri, duas Menções Honrosas, de natureza não pecuniária.
O Júri, na sua maioria constituído por arquitetos, será composto pelo Arq. Francisco Vieira de Campos, que presidirá (nomeado pelo CDN da Ordem dos Arquitectos, na qualidade de vencedor da última edição do PNAM), pelo Arq. Nuno Mateus (indicado pelo CDN da Ordem dos Arquitectos), pelo Arq. José Miguel Ribeiro de Sousa (indicado pela SRN da Ordem dos Arquitectos), pela Eng. Helena Cruz (indicada pelo LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil), pela Arq. Maria Manuel Oliveira (indicada pela Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), pelo Professor Jorge Manuel Gonçalves Branco (indicado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho) e pelo Eng. Marco Faustino (indicado pelo Patrocinador de Platina).
Documentos para consulta:
- Regulamento Geral
- Regulamento Específico
- Anexo I
- Anexo II
Mais informações: https://pnam.pt/pnam-21/
..................................................................................................................................