2021-12-15 | Formação - ARQUITETANDO UMA ESTRATÉGIA | Técnicos Mediadores no âmbito do Programa 1º Direito
PROJETO-PILOTO
ARQUITETANDO UMA ESTRATÉGIA
Técnicos Mediadores no âmbito do Programa 1º Direito
No passado dia 6 de Janeiro, o CDRN realizou uma reunião alargada, para apresentação do PROJETO-PILOTO – «Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito”» – que se propôs concretizar, em parceria com a com a FAUP e a MatosinhosHabit, para a qual foram convidados todos os Municípios da sua área geográfica, bem como as respetivas empresas municipais e CIM’s.
Foi com grande satisfação que o CDRN contou com uma adesão massiva naquela sessão de apresentação, com a presença de 41 participantes das várias entidades públicas convidadas, voltando a constatar que o Projeto-Piloto que se propôs desenhar é uma necessidade premente, como forma de auxilio às entidades públicas, na resposta às várias necessidades manifestadas para implementação do 1º Direito, em particular nas Estratégias Locais de Habitação.
E é com grande satisfação que o CDRN vê preenchidas as vagas para a Formação «Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito», enquanto o primeiro momento de implementação deste Projeto-Piloto, com o objetivo de formar um novo perfil de técnico mediador, capaz de conciliar os interesses e as necessidades de todos os intervenientes nos processos do 1º Direito.
O CDRN volta a manifestar a sua inteira disponibilidade para reunir com qualquer entidade pública da sua área geográfica que necessite de apoio na implementação do Programa 1º Direito.
Para mais informações, consultar em:
https://www.oasrn-oasrn.org/formacao-arquitetando-uma-estrategia.html
...................................................................................................................................................................................................................
FORMAÇÃO | ARQUITETANDO UMA ESTRATÉGIA
Técnicos Mediadores no âmbito do Programa 1º Direito
NOVA CALENDARIZAÇÃO
De 01 a 28 de fevereiro de 2022
Tendo em conta a atual situação pandémica, que impossibilita a realização da componente prática da Formação “Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito”, que será obrigatoriamente em formato presencial, o CDRN viu-se forçado a adiar a Formação para o início de Fevereiro.
Mais se informa que, atendendo ao grande interesse manifestado pelos membros da OA em frequentar a formação em apreço, o CDRN, mantendo um limite máximo de 20 participantes, decidiu abrir o leque de inscrições, aceitando todos os arquitetos que se encontrem na condição de membros efetivos, singulares, com a inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos, sem qualquer requisito ao nível de anos de inscrição.
Para mais informações, consultar em:
https://www.oasrn-oasrn.org/formacao-arquitetando-uma-estrategia.html
...................................................................................................................................................................................................................
FORMAÇÃO | ARQUITETANDO UMA ESTRATÉGIA
Técnicos Mediadores no âmbito do Programa 1º Direito
A Formação «Arquitetando uma estratégia. Técnicos mediadores no âmbito do Programa 1.º Direito» é promovida pelo Conselho Diretivo Regional Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos (OA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), o Município do Porto e a MatosinhosHabit, EM.
O 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - é o instrumento orientado para o problema de quem vive em condições habitacionais indignas e não tem capacidade financeira para sair dessa situação. Após a elaboração das respetivas Estratégias Locais de Habitação - que quantificam as carências habitacionais existentes e definem as soluções a desenvolver -, os municípios enfrentam duas dificuldades: a complexidade técnica e burocrática do 1º Direito e a falta de recursos humanos qualificados, num momento em que o Plano de Recuperação e Resiliência promete um investimento público ímpar, até 2026, em matéria de habitação.
Com recurso a casos reais enquadráveis nas Estratégias Locais de Habitação do Porto e Matosinhos, e com um acompanhamento contínuo por parte de técnicos locais e investigadores conhecedores da realidade e das especificidades do 1.º Direito, a formação «Arquitetando uma estratégia» pretende recriar o processo de instrução de candidaturas a este programa, tendo em conta as diferentes variáveis e pontos críticos em presença, e sedimentar uma metodologia de implementação exemplar do ponto de vista financeiro, urbanístico e social, passível de ser replicada em outros contextos. Desta forma, espera-se potenciar:
> A criação de uma bolsa de técnicos que permita, aos municípios que venham a estabelecer protocolo com o CDRN, estruturar e acelerar o processo de instrução de candidaturas ao 1.º Direito, conciliando eficácia, rapidez e qualidade de resposta;
> A transmissão de conhecimento que permita aos formandos alargar o espaço de ação dos arquitetos e multiplicar o seu impacto social, estando em melhor posição para dominar este e outros instrumentos da política pública de habitação;
> A facilitação às pessoas e agregados em situação de carência habitacional e financeira do apoio técnico necessário à materialização do seu direito de acesso a uma habitação condigna, enquanto beneficiários diretos do 1.º Direito.
Esta formação, que terá lugar nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, dirige-se a arquitetos(as), inscritos(as) na Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), há menos de 5 anos, inclusive, e na condição de membros efetivos, singulares, com a inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos.
As aulas e o trabalho previsto serão realizados em contexto híbrido, ou seja, on-line e presencial, nas instalações da OASRN, permitindo uma aproximação à operacionalização dos conteúdos transmitidos na formação.
Para mais informações consultar em:
https://www.oasrn-oasrn.org/formacao-arquitetando-uma-estrategia.html
............................................................................................................................................................................