2022-03-10 | Concurso de Conceção para o Novo Edifício dos Paços do Concelho - Serviços Municipais Acessíveis, Eficientes e Sustentáveis
CONCURSO DE CONCEÇÃO PARA O NOVO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO
SERVIÇOS MUNICIPAIS ACESSÍVEIS, EFICIENTES E SUSTENTÁVEIS
Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Com a Assessoria Técnica do CDRN
O presente Concurso de Conceção, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e que conta com a Assessoria Técnica do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos, tem como objetivos fundamentais a conceção do novo edifício dos Paços do Concelho e da nova praça do município.
Este projeto resulta da necessidade da autarquia concentrar e organizar todos os serviços camarários, cujos recursos humanos têm aumentado muito nos últimos anos, encontrando-se, atualmente, disseminados por diferentes edifícios da cidade. A urgência de um projeto para as novas instalações dos Paços do Concelho, representa não só a necessidade de resolver problemas de carência de espaço, mas também a de concentrar as diversas funções camarárias num só edifício.A proposta a conceber para o novo edifício terá que se desenvolver em altura, libertando o restante terreno para dar lugar a uma praça, que será a nova praça do município, reforçando desta forma o afastamento do edifício em relação à rua, conferindo-lhe um maior destaque como volume representativo do poder local e com uma enorme carga simbólica.
A nova praça funcionará como o «grande palco exterior do município», representando a sala de receção ao ar livre, onde convergem os diferentes meios de chegada aos Paços do Concelho, devendo estar adaptada para receber os vários eventos culturais, além de outros que possam surgir no futuro, como feiras de artesanato ou exposições ao ar livre, entre outras.
O presente concurso visa a seleção do trabalho de conceção que, segundo o Júri, melhor responda aos objetivos definidos no Programa Preliminar, sendo intenção da Entidade Adjudicante celebrar um contrato de prestação de serviços com o selecionado, na sequência de ajuste direto.
ANÚNCIO:
D.R. n.º 49, de 10 de março de 2022
ENTIDADE ADJUDICANTE:
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
CONCORRENTES:
> Arquitetos, profissionais independentes ou empresários em nome individual, com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitetos;
> Pessoas Coletivas ou Agrupamentos de Pessoas Singulares ou Coletivas cujo objeto social abranja a atividade de elaboração de estudos e/ou projetos de Arquitetura;
> Sociedades Profissionais de Arquitetos com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitetos, nos termos do Estatuto e da regulamentação aplicável.
JÚRI:
Membros efetivos:
> Emídio Ferreira dos Santos Sousa - Presidente do Município de S. M. da Feira - que preside;
> Pedro Joaquim Santos - Município;
> António Geada - CCDRN;
> Mário Almeida Araújo - Município;
> José Fernando Gonçalves - OASRN.
Membros suplentes:
> Ana Cristina Simões Ozório - Município;
> Nuno Manuel Serra Leite - Município;
> Maria Conceição Melo - OASRN.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:
> Representatividade e Centralidade -30%
Solução arquitetónica inovadora e singular, identitária do poder local e potenciadora de uma centralidade urbana de futuro, agregando e disseminando as diferentes dinâmicas profissionais e culturais da cidade.
> Integração e coesão - 30%
Capacidade de integração da solução na envolvente, o núcleo central/histórico e os vários equipamentos públicos próximos, numa relação fluida e articulada que concorra para a coesão da malha urbana.
> Flexibilidade e Versatilidade - 20%
Solução arquitetónica dinâmica e versátil, com um modelo espacial capaz de se transformar e adaptar a novas realidades, com espaços interiores e exteriores aptos a acolher diferentes atividades e modelos de gestão.
> Sustentabilidade e Eficiência - 15%
Solução de referência ao nível da aplicação dos princípios de sustentabilidade, com soluções técnicas e construtivas aptas a responder às necessidades de utilização do edificado e do espaço público, com um menor impacto ambiental na sua vida útil.
> Exequibilidade técnica e financeira - 5%
Solução tecnicamente exequível considerado o valor máximo estimado para a execução da obra.
PRÉMIOS:
> Prémio consagração: 30.000,00 €
> Prémios participação: 20.000,00 €
> Menções Honrosas: Até duas menções honrosas de natureza não pecuniária.
CALENDÁRIO:
> Visitas à área de intervenção: Ocorrerão livremente
> Pedidos de esclarecimento: Até ao dia 2 de abril de 2022
> Respostas aos pedidos de esclarecimento: Até ao dia 27 de abril de 2022
> Receção dos trabalhos: Até ao dia 22 de maio de 2022 (transita para o dia 23 de maio de 2022)
PROCESSO DO CONCURSO:
> Plataforma eletrónica certificada: AnoGov (http://www.anogov.com/cm-smfeira)
> Micro-Site do Concurso: (https://www.concursosoasrn.com/concurso.asp?Id=58)
....................................................................................................................................