2022-05-03 | Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha | 1ª edição
PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA JOÃO ÁLVARO ROCHA
Entrega das candidaturas até ao dia 31 de outubro de 2022
Tendo em consideração o período excecional dos últimos anos, que afetou a produção arquitetónica e a dinâmica do sector da construção e ainda o facto de não haver coincidência temporal com qualquer outra premiação equivalente, foi decidido alargar o período temporal de elegibilidade das intervenções a candidatar ao PMAJAR. São aceites obras realizadas entre os três e os oito anos anteriores a 31 de outubro de 2022.
Documentos
> Regulamento - consultar aqui.
> Aviso com Adenda - consultar aqui.
> Anexos - consultar aqui.
Mais informações
>www.pma.joaoalvarorocha.pt
>www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/premio-municipal-de-arquitetura-joao-alvaro-rocha
01-09-2022 | Área da Encomenda do CDRN
.....................................................................................................................................................................................................
PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA JOÃO ÁLVARO ROCHA
Entrega das candidaturas até ao dia 31 de outubro de 2022
O período de candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha decorre entre 31 de julho a 31 de outubro de 2022, via pma.joaoalvarorocha.pt.
O Prémio é destinado a Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.
O Prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.
A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 - 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.
De iniciativa da Autarquia, o Prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional Norte.
A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.
Organização
O Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha (PMAJAR) é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Maia (CMM) e pela Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha (APJAR), que conta com o apoio técnico da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).
Cadidaturas
> As candidaturas são da responsabilidade do(s) arquiteto(s), autor(es) do projeto de arquitetura, do(s) proprietário(s) ou do empreiteiro da intervenção submetida ao Prémio.
> A entrega das candidaturas será efetuada até ao dia 31 de outubro de 2022.
Prémio
Será atribuído um único Prémio, de natureza não pecuniária, indistintamente do seu caracter de Edificação ou Espaço Público, que incluirá:
> Edição de uma publicação de 80 páginas - formato 18 x 24 cm, editada em formato digital e versão impressa, com uma tiragem de 500 exemplares -, com destaque da obra premiada, dedicando-lhe aproximadamente 40 páginas;
> Realização de uma conferência sobre a obra premiada, com formato e divulgação que lhe garanta o devido destaque;
> Realização de uma visita guiada à obra premiada, aberta à comunidade;
> Edição de um vídeo sobre a obra premiada.
Júri
O júri do prémio será constituído pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, ou vereador que o represente, que presidirá, e pelos seguintes elementos:
Elementos efetivos:
> Arq.ª Maria Teresa da Fonseca Dias da Fonseca (designado pelo CDRN da OA);
> Arq.º José Manuel dos Santos Gigante (designado pela APJAR em representação do CDIUJAR);
> Arq.º José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues (designado pela Câmara Municipal da Maia);
> José Manuel Santos Maia (Individualidade designada pela Câmara Municipal da Maia);
Elementos suplentes:
> Arq.º André Cunha Fernandes (designado pelo CDRN da OA);
> Arq.ª Ana Sousa da Costa (designado pela APJAR em representação do CDIUJAR);
> Arq.º Francisco José Melo da Cunha Rodrigues (designado pela Câmara Municipal da Maia);
> Nuno Ricardo Vieira da Conceição Antunes Lopes (Individualidade designada pela Câmara Municipal da Maia).
Critérios de avaliação
> Requalificação do ambiente urbano - 25 %
Intervenções que se afirmam como exemplos de transformação qualitativa do contexto urbano, pela capacidade de integração na envolvente, ou de criação de espaço público qualificado;
> Qualidade arquitetónica - 25 %
Obras, cuja linguagem arquitetónica e o conceito adotado constituam fatores distintivos e reflitam com clareza uma estratégia de intervenção arquitetónica e urbana;
> Inovação e sustentabilidade construtiva - 25 %
Obras que se distingam pela adoção de materiais e técnicas construtivas adequadas e ambientalmente sustentáveis, pela utilização da inovação tecnológica, bem como pela correção da sua execução;
> Responsabilidade social - 25 %
Intervenções que demonstrem exercer a sua função social, evidenciada pela sua correta apropriação e capacidade de responder aos propósitos para que foi construída, sem perder a sua integridade e autenticidade.
Documentos
> Regulamento - consultar aqui.
> Aviso - consultar aqui.
> Anexos - consultar aqui.
Contactos
APJAR - Associação Pró-arquitectura João Álvaro Rocha
Morada: Rua Professora Carolina de Freitas Soares Carvalho, 32, 4470-480 Maia
Tel: 00 351 966 640 564
E-mail: apjar@joaoalvarorocha.pt
Site: pma.joaoalvarorocha.pt
Mais informações
>www.pma.joaoalvarorocha.pt
>www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/premio-municipal-de-arquitetura-joao-alvaro-rocha
01-08-2022 | Área da Encomenda do CDRN
.....................................................................................................................................................................................................