2023-12-19 | VIANA PRÁXIS – Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo | RESULTADOS
VIANA PRÁXIS – Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo
Resultados da edição 2023
CATEGORIA «CARREIRA»
Atribuída a PAULA SANTOS
Nesta 2ª edição e de acordo com o Regulamento do Prémio, o Júri, que contou com a presença de um representante do CDRN, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio na Categoria «Carreira» à Arquiteta Paula Santos, «… arquiteta portuguesa com uma sólida carreira e reconhecimento nacional e internacional no exercício da arquitetura. Destaca-se pela atividade enquanto projetista de arquitetura, design de produto e joalharia, bem como enquanto docente e pela sua intervenção cívica. Colaborou nos escritórios dos arquitetos Carlos Guimarães e Eduardo Souto Moura e foi docente na Universidade Lusíada do Porto.
Em Viana do Castelo, o seu contributo está bem patente no projeto para o Edifício de Receção de Visitantes da Citânia de Santa Luzia (2001-2007), o edifício de apoio da Citânia (2005-2007) e o edifício de habitação e comércio Vianapolis (2001-2006), além de outros projetos singulares de encomenda privada. A sua obra está amplamente publicada, integrando também o “Roteiro da Arquitetura Contemporânea” de Viana do Castelo.
Paula Santos foi agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, pela sua participação na Exposição Expo’98, entre outras distinções e prémios que foi recebendo ao longo dos anos…»
CATEGORIA «EDIFICADO»
Atribuída a SEBASTIÃO MEIRELES e ANA FILIPA FERRO, com a obra Edifício Aliança
Nesta 2ª edição e de acordo com o Regulamento do Prémio, o Júri, que contou com a presença de um representante do CDRN, decidiu atribuir o Prémio na Categoria «Edificado» ao Arquiteto Sebastião Meireles e à Arquiteta Ana Filipa Ferro, enquanto «… autores de projeto do Edifício Aliança, tendo sido contemplados com um prémio pecuniário no valor de 5 mil euros. Os proprietários do edifício foram igualmente premiados, recebendo um troféu indicativo do prémio, que será posteriormente colocado na fachada do edifício.»
Segundo a Vereadora do Urbanismo, Fabíola Oliveira, «… a escolha entre os finalistas foi renhida, tendo o júri sustentado esta decisão nas caraterísticas do projeto arquitetónico, associadas à preservação efetuada ao setor de muralha que se encontra no interior deste edifício. A intervenção premiada foi a que melhor incorporou os princípios subjacentes a esta iniciativa, tendo sido efetuada uma obra de reabilitação, que valorizou o património edificado da cidade, afirmando esta vertente como fator de identidade.»
A cerimónia de atribuição de prémios, que contou com a realização de uma apresentação sobre o tema «A sustentabilidade na construção», proferida pelo Dr. António Curado, Pró-Reitor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, terminou com a inauguração da exposição Viana Práxis – Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023”, patente na Biblioteca Barbosa Romero, até ao final de janeiro de 2024.
Mais informações em:
https://www.cm-viana-castelo.pt/viana-praxis-paula-santos-vence-categoria-carreira-e-sebastiao-meireles-e-ana-filipa-ferro-com-a-obra-edificio-alianca-na-categoria-edificado/
....................................................................................................................................