2011-05-10 | Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Castilho, 2011 | Resultados
Resultados da 5ª edição
Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo de Castilho", 2011
O Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo de Castilho", instituído pela Câmara Municipal de Coimbra e que inclui um elemento do Júri designado OA|SRN, tem por objectivo "premiar obras, cuja concepção e qualidade arquitectónica sejam relevantes exemplos no panorama do Município", tanto na vertente de "edificações novas, ou obras de recuperação e reabilitação cujo projecto mereça destaque pelo respeito do património edificado", como no "tratamento do espaço exterior de uso público".
Nesta 5ª edição, e de acordo com o regulamento, o Júri, constituído pela Prof. Dr. Maria José Azevedo Santos (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Arq. Vasco Cunha (Assembleia Municipal de Coimbra), Arq. Rafael Madeira (Câmara Municipal de Coimbra), Prof. Dr. Arq. Alexandre Alves Costa (OA|SRN) e Arq. Paisagista Rita Gouveia (Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas), decidiu seleccionar três obras, atribuindo o Prémio e duas Menções Honrosas:
Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo de Castilho":
"Reabilitação da Casa do Arco para instalação da Casa da Escrita", da autoria do Arquitecto João Mendes Ribeiro.
O Júri entendeu eleger esta intervenção para atribuição do Prémio "por se tratar de uma reabilitação de um imóvel com uma carga histórica bastante relevante na Alta de Coimbra, transformando o seu uso e permitindo a sua fruição colectiva, respeitando a sua estrutura formal e tipológica" e "por corresponder a uma intervenção que valorizou os espaços interiores e exteriores daquele património, promovendo o programa funcional a instalar e modelando de forma assinalável os espaços através da cor e da luz."
Imagem: © direitos reservados
Menção Honrosa:
"Habitação Unifamiliar em Vale de Canas", da autoria do Arquitecto Armando Rabaça.
O Júri distinguiu esta obra "por se tratar de um projecto que tira partido da fisiografia do terreno existente e valoriza a paisagem enquanto elemento estruturante do espaço".
Imagem: © direitos reservados
Menção Honrosa:
"Edifício sede do ITeCons.", da autoria dos Arquitectos Mercês Vieira e Camilo Cortesão.
O Júri seleccionou esta intervenção por entender que se trata "de uma obra que exprime na linguagem arquitectónica o programa funcional que acolhe, de forma depurada e muito estimulante do ponto de vista formal."
Imagem: © direitos reservados
...................................................................................................................................................
Entrega das Candidaturas até ao dia 31 de Maio de 2011.
Está a decorrer, até ao dia 31 de Maio, o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo Castilho", instituído pela Câmara Municipal de Coimbra, com a colaboração da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos.
O Prémio, de edição bienal, pretende "premiar obras, cuja concepção e qualidade arquitectónica sejam relevantes exemplos no panorama do Município", tanto na vertente de "edificações novas, ou obras de recuperação e reabilitação cujo projecto mereça destaque pelo respeito do património edificado", como no "tratamento do espaço exterior de uso público".
Nesta quinta edição, poderão candidatar-se ao Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo Castilho" "arquitectos ou arquitectos paisagistas na qualidade de autor ou autores de projectos de arquitectura de edificações ou de tratamento do espaço exterior de uso público, de obras concluídas até ao ano civil anterior ao da atribuição do prémio".
O Prémio, para esta edição, prevê a atribuição de um valor pecuniário de cinco mil euros, a atribuir ao(s) arquitecto(s) ou arquitecto(s) paisagista(s), projectista(s) da obra classificada como de melhor qualidade arquitectónica.
O Júri, que conta com a participação de um arquitecto designado pela OA-SRN, poderá atribuir ainda até duas Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.
As candidaturas deverão ser entregues na Divisão Administrativa e de Atendimento ou na Loja do Cidadão, até ao último dia útil do mês de Maio de 2011.
As condições de candidatura ao Prémio "Diogo Castilho" encontram-se estabelecidas no respectivo Regulamento, cuja versão integral se encontra divulgado em www.cm-coimbra.pt.
* Excerto do Regulamento do Prémio
Efectue aqui o Download do Regulamento do Prémio.
...................................................................................................................................................