2011-06-17 | Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira | Resultados
Resultados da 1ª edição
Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira
O Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, cuja criação e lançamento da primeira edição se inseriu "nas comemorações do Ano Internacional das Florestas que decorre em 2011", teve por objectivo "incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da valorização, promoção e utilização da madeira em edificações." *
Nesta 1ª edição, o Júri, que contou com a participação de dois arquitectos designados por cada uma das secções regionais da Ordem dos Arquitectos, decidiu seleccionar quatro obras, atribuindo o Prémio e três Menções Honrosas:
Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira:
"A casa Adpropeixe", no Gerês, da autoria do Arquitecto Carlos Castanheira.
O Júri entendeu eleger esta intervenção para atribuição do Prémio por considerar que a integração da madeira nesta obra foi feita "de modo criativo e inovador, exprimindo simultaneamente uma qualidade estética e funcional plena de conforto".
Imagem: © direitos reservados
1ª Menção Honrosa:
"A Casa C/Z", em São Roque do Pico, Açores, da autoria dos Arquitectos Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, da SAMI-arquitetos.
Imagem: © direitos reservados
2ª Menção Honrosa:
"Adega Casa da Torre", em Vila Nova de Famalicão, da autoria do Arquitecto Carlos Castanheira.
Imagem: © direitos reservados
3ª Menção Honrosa:
"TreeHotel", em Lisboa, da autoria do Arquitecto David Seabra com a designer Susan Roeseler, do gabinete "Estúdio Dass".
Imagem: © direitos reservados
* Excerto do Regulamento do Prémio
...................................................................................................................................................
Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira
Submissão de Ficha de Inscrição online até 31 de Agosto e
Entrega dos documentos de Candidatura até 23 de Setembro.
Está a decorrer o prazo para formalização das candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, cuja criação e lançamento da primeira edição se insere "nas comemorações do Ano Internacional das Florestas que decorre em 2011". *
Até 31 de Agosto decorre o prazo para formalização da candidatura, através da submissão da Ficha de Inscrição online e até dia 23 de Setembro decorre o prazo para entrega da documentação exigida no Regulamento.
O Prémio, de edição bienal, tem o objectivo de "incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da valorização, promoção e utilização da madeira em edificações." *
Nesta primeira edição, poderão candidatar-se ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira os autores de projectos de arquitectura, com inscrição actualizada na Ordem dos Arquitectos, "com obras construídas entre 2008 e 2011 em território nacional nos quais seja evidente o uso de madeira". *
O Prémio prevê a atribuição de um valor pecuniário de 10.000 euros, a atribuir ao(s) autor(es) do projecto de arquitectura.
O Júri, que conta com a participação de dois arquitectos, designados por cada uma das secções regionais da Ordem dos Arquitectos, poderá atribuir ainda até três Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.
Os documentos das candidaturas deverão ser entregues na Autoridade Florestal Nacional, Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 2011, Av. João Crisóstomo, 26-28, 1069-040 Lisboa.
* Excerto do Regulamento do Prémio
Consulte aqui o Regulamento do Prémio.
Pedidos de esclarecimento:
Os eventuais pedidos de esclarecimento devem ser enviados para o Ano Internacional das Florestas 2011 em Portugal, através do correio electrónico: geral@florestas2011.org.pt.
...................................................................................................................................................