2012-07-24 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista CVG 2010/2011 | Resultados da 5.ª edição
O Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista, instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara (CVG), "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto.
Nesta 5ª edição, o Júri, presidido pelo Arq. José Fernando Gonçalves (Presidente da OASRN) e constituído pelo Arq. Nuno Valentim Lopes (designado pela OASRN), pela Arq. Cristina Castelo Branco (designada pela OASRS), pelo Eng. Augusto Vaz Serra (nomeado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e pelo Administrador da CVG, Manuel Tedim Maia, decidiu pela atribuição das seguintes distinções, de entre as 34 candidaturas recebidas:
Categoria Absoluta:
Prémio Categoria Absoluta atribuído em ex aequo às seguintes obras:
Escola EB1/JI do Padrão - da autoria do Arq. Nuno Brandão Costa
O Parque Cascais - da autoria do Colectivo Promontório
"Para além da inquestionável qualidade arquitectónica que se revela nos critérios de implantação, resolução do programa e carácter plástico da Escola EBI/JI do Padrão e da escola "O Parque" de Cascais, o emprego do tijolo de face à vista é não só um material de construção presente de modo significativo, mas também fortemente caracterizador das formas e dos espaços. Nas duas obras revela-se uma pesquisa relevante no modo como o sistema de assemblagem do tijolo passa de sistema construtivo a elemento agregador da unidade arquitectónica do edificado."
Categoria Jovem Arquitecto:
Menção Honrosa, atribuída ao Bloco no Avenal da autoria do Arq. João Filipe Miraldo Crisóstomo.
O Júri optou pela atribuição desta Menção Honrosa "(...) dada a qualidade plástica da obra e a inesperada utilização do tijolo para a geração de significação arquitectónica, num programa tradicionalmente pouco trabalhado pelos arquitectos."
Mais informação sobre as obras distinguidas em www.valegandara.com.
* Excertos do Regulamento do Prémio e/ ou da Acta do Júri.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No dia 18 de Outubro de 2012 realizou-se, no Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista 2010 2011 da Cerâmica Vale da Gândara.
A Cerimónia iniciou-se com a entrega da Menção Honrosa ao Arquitecto João Crisóstomo do depA [Departamento Arquitectura], pelo seu projecto Bloco no Avenal, que referiu:
"Fico muito feliz por ver uma obra desta escala não só premiada, mas também construída.
Significa que a Arquitectura está finalmente a conquistar um lugar a pouco e pouco na cultura portuguesa.
O cliente pediu-me para visitar o local sem saber o que queria, precisava de ocupar aquele espaço, mas sem saber o quê, que foi o que eu tive de descobrir.
Este Bloco, não é mais do que um espaço de estar, depois aparece naturalmente o espaço de água e o espaço de fogo, de forma mais poética.
O Porquê do tijolo pintado? Queríamos para este projecto o branco mais branco, mais contrastante com a rudeza do betão, o branco mais branco que a Vale da Gândara podia oferecer.
A obra tem uma escala muito pequena, não convinha individualizar cada tijolo, queria destacar mais a textura."*
Seguiu-se a entrega do Prémio de Arquitectura na Categoria Absoluta ao colectivo PROMONTORIO, pelo projecto O Parque Cascais. O Arquitecto João Perloiro em representação do PROMONTORIO, referiu:
"Este projecto é uma escola particular em Cascais, e foi desenvolvido em conjunto com os professores.
Tentámos fugir a um conceito a uma sala de aula rectangular, mas procurar formas concêntricas.
O porquê do tijolo? Queríamos que as crianças percebessem como é construir uma parede, utilizar a pedagogia da peça para a pessoa perceber o que é que faz sentido, utilizando um material que fosse verdadeiro.
Optámos por pintar o tijolo, porque, como temos zonas em betão, queríamos que tudo tivesse a mesma materialidade.
Tentámos ao máximo que a escola tivesse uma iluminação natural suficiente durante o dia."*
A Cerimónia culminou com a entrega do Prémio na Categoria Absoluta, ao Arquitecto Nuno Brandão Costa, pelo seu projecto Escola do Padrão em Matosinhos, que declarou:
"É um prazer para mim receber este Prémio aqui na minha casa, a FAUP.
A atribuição de um prémio de arquitectura, é sempre motivo de orgulho e honra. Corresponde ao reconhecimento e ao elogio do nosso trabalho, pelos nossos pares e pela sociedade em geral. O Prémio Vale da Gândara tem já um relevo e importância, que aumentam esse significado.
Na Escola do Padrão foi a escolha do material que definiu a concepção, pelo que a imagem do edifício foi previamente estabelecida pela sua materialização.
O Tijolo de Face à Vista caracterizou fortemente a linguagem do edifício que é definida pela construção de um muro contínuo, estabelecendo os limites do edifício e dos recintos exteriores e interiores da escola, formalizando a sua geometria."*
* Excertos das comunicações efectuadas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2012-06-04 | Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista - CVG, 2010|2011
Entrega das Candidaturas até 2 de Abril de 2012
O Prémio, de edição bienal e instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara, com a colaboração da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto. A categoria Absoluta destina-se a premiar a melhor obra de arquitectura e a Categoria Jovem Arquitecto distingue a melhor candidatura cujo autor apresenta idade até aos 40 anos, inclusive.
Nesta quinta edição, poderão candidatar-se todas as obras de edifícios ou espaços públicos em território nacional, concluídas entre 1 de Janeiro de 2010 e 31 de Dezembro de 2011, que utilizem, de forma relevante, tijolo de face à vista ou tijolo de pavimento.
O Prémio prevê a atribuição de 7.500 euros ao autor do projecto seleccionado na Categoria Absoluta e de 3.750 euros na Categoria Jovem Arquitecto.
O Júri, que conta com a participação de arquitectos designados pela Ordem dos Arquitectos, poderá, ainda, atribuir Menções Honrosas, de carácter não pecuniário.
As candidaturas deverão ser entregues nas instalações da Sede da Cerâmica do Vale da Gândara, ou na sede das secções regionais da Ordem dos Arquitectos, até ao dia 2 de Abril de 2012 (já que o final do mês de Março coincide com um sábado).
* Excerto do Regulamento do Prémio
Efectue aqui o download do Regulamento do Prémio.
Efectue aqui o download da Ficha de Candidatura.
Para mais informações contactar:
Cerâmica do Vale da Gândara, S.A.,
Cristina Portelada
Apartado 22, Gândara
3450-954 Mortágua
Tel.: 231 927 300 | Fax.: 231 920 434
E-mail: valegandara@valegandara.com
Site: www.valegandara.com
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------