OASRN

2012-11-06 | Prémio João de Almada 2012 – Resultados da 14ª Edição





O Júri da 14.ª edição do Prémio João de Almada, de entre as 24 obras candidatas, decidiu atribuir, por maioria, o Prémio João de Almada 2012 à requalificação da Escola Secundária Clara de Resende (Rua do Primeiro de Janeiro, 239-273), da autoria do arquiteto Carlos Prata com Sara Almeida, propriedade da Parque Escolar, EPE por considerar que constitui o melhor exemplo de reabilitação entre as obras concorrentes.
Na base desta eleição estão o modo como é feita a remodelação e ampliação do edifício pré-existente, conjugando a resposta a um programa extenso e complexo com a preservação dos valores patrimoniais, bem como a articulação com a parte ampliada, conferindo equilíbrio à composição do conjunto, sem prejuízo da identidade do imóvel classificado.

Decidiu ainda atribuir 2 Menções Honrosas:



> à recuperação do edifício da Rua do Pinheiro, 71-75, do arquiteto Bernardo Amaral, propriedade de Bernardo Amaral e Francisca Amaral.
Neste caso, o Júri salientou a adequação do programa à pré-existência, mantendo a função habitacional e preservando os elementos fundamentais que caracterizam e qualificam o imóvel, sem prejuízo da expressão da contemporaneidade com a introdução de novos elementos - criteriosa e justificada no contexto desta intervenção.



> à Casa do Conto (Rua da Boavista, 703) do atelier Pedra Líquida, propriedade da Casa do Conto, Arts & Residence.
O Júri destacou esta intervenção que é marcada pelo facto do imóvel ter sido destruído por um incêndio - após uma cuidada operação de restauro e adaptação à nova função - e ter sido, após o acidente, objeto de reconstrução. A intervenção inscreve esta singularidade na sua memória, não pela reposição da materialidade perdida, mas pela evocação do caráter original dos espaços com novas tessituras.


O Júri foi presidido pela Dr.ª Guilhermina Rêgo (Vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto) e constituído pelos Arq. Jorge da Costa (Direcção Regional de Cultura do Norte), Arq. Sérgio Fernandez (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), Arq. João Mendes Ribeiro (designado pela OASRN), Arq.ª Dulce Marques de Almeida (Associação Regional de Protecção do Património Cultural e Natural), Arq.ª Maria Susana Gonçalves Soares (Direção Municipal de Urbanismo), Dr. Pedro Sampaio (Direção Municipal de Cultura) e pelo Arq. Alfredo Ascensão (vencedor da anterior edição do Prémio).

Tendo sido a edição mais participada do Prémio desde a sua instituição, há 25 anos, o Júri regozijou-se pelo número de candidaturas apresentadas, constatando que os projetos expressam um claro recrudescimento pela reabilitação urbana, especialmente no Centro Histórico do Porto e coroa envolvente.

 A exposição de todos os trabalhos concorrentes ao Prémio é inaugurada a 12 de Novembro na Casa do Infante. Em simultâneo, é realizado um seminário sobre reabilitação do património no auditório da Biblioteca Almeida Garrett e o lançamento do catálogo 'Prémio João de Almada - 25 anos', em parceria com a editora Caleidoscópio.

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar na Casa do Infante no dia 5 de Dezembro, juntamente com a celebração do 16.º aniversário da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial.

Anterior noticia: http://www.oasrn.org/concursos.php
Mais informações em www.cm-porto.pt

Imagens (de cima para baixo) © direitos reservados
Escola Secundária Clara de Resende da autoria do arquitecto Carlos Prata com Sara Almeida
Edifício da Rua do Pinheiro, da autoria do arquitecto Bernardo Amaral
Casa do Conto da autoria do atelier Pedra Líquida

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


2012-06-04| Prémio João de Almada, 2012
Recuperação do Património Arquitectónico da Cidade do Porto




Entrega das Candidaturas até 30 de Abril de 2012 | Mostra Comemorativa dos 25 anos do Prémio


Está a decorrer o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio João de Almada, instituído pela Câmara Municipal do Porto, que conta com a participação da OASRN na designação de Jurado.

O Prémio João de Almada foi instituído em 1987 com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico do Porto. É atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade, durante o período de dois anos a que cada Prémio se refere - na presente edição serão consideradas obras concluídas entre abril de 2010 e abril de 2012.

Á obra premiada será atribuído um valor pecuniário de 8.000 euros, cabendo 2.000 euros ao proprietário e 6.000 euros ao arquitecto autor do projecto. Poderão, ainda, ser atribuídas até 2 Menções Honrosas, sem valor pecuniário.

Este Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora. De então para cá foram galardoadas as obras do Edifício da Ordem dos Arquitectos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Municipal Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis) e do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques).

Todas as obras distinguidas desde a primeira edição (incluindo as menções honrosas) estarão expostas nos Paços do Concelho até ao fim de Abril, numa mostra comemorativa dos 25 anos do Prémio. Esta exposição será inaugurada no dia 10 de Abril, às 18h, realizando-se simultaneamente o lançamento da 14.ª edição do Prémio.

Na presente edição o júri será presidido pela Vereadora do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego, e constituído por: Amândio Dias (em representação da Direção Regional de Cultura do Norte), Sérgio Fernandez (em representação da FAUP), João Mendes Ribeiro (em representação da OA-SRN), Dulce Marques de Almeida (em representação da ARPPA - Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural), Susana Soares (em representação da Direção Municipal de Urbanismo da CMP), Pedro Sampaio (representante da Direção Municipal de Cultura da CMP) e ainda Alfredo Ascensão, arquiteto vencedor da edição anterior.

As candidaturas deverão ser entregues no serviço de Património Cultural, até 30 de Abril de 2012.

Consulte aqui o Regulamento do Prémio.

Para mais informações contactar:
Serviços de Património Cultural,
Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219 - 4050-240 PORTO
Telef.: 22 6057000
E-mail.: patrimonio-cultural@cm-porto.pt

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------