OASRN

2013-02-05 | Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, 2013 | Divulgação de Resultados




Divulgação de Resultados


O Júri da 2.ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, presidido pelo Arqt.º Gonçalo Byrne, com a participação dos Arqt.ºs Elisiário Miranda, Manuel Maria Reis, Paulo Borralho, Luís Afonso Neto, Ana Souza e da Eng.ª Helena Cruz, decidiu, de entre 45 obras candidatas, atribuir o Prémio e duas Menções Honrosas, às seguintes obras:

Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira:

"N10 Indoor", Eiras - Coimbra (Janeiro de 2012)
da autoria do atelier Comoco Arquitetos (Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino).

"Trata-se de uma obra completa e redonda que começa por reciclar um banal pavilhão de fabrico industrial num completo uso desportivo interior. Da tectónica modular ao mobiliário interior usa exclusivamente a madeira e seus derivados criando um ambiente propício a uma intensa e rica vivência interior. Trata-se duma obra expressiva e estimulante recorrendo a uma grande economia de meios. É, em resumo, uma obra inteligente e sensível capaz de levar às últimas consequências o potencial da madeira e seus derivados na criação arquitectónica, nos seus contornos clássicos e vitruvianos de propor uma «Firmitas, Utilitas e Venustas»".*

Menções Honrosas:
"SWING", Guimarães (Outubro de 2012)
da autoria do atelier Moradavaga Arquitetos (Pedro Cavaco Leitão com Manfred Eccli).

Instalação efémera instalada em Guimarães, capital da cultura 2012.
"Trata-se de uma obra de evidente carácter lúdico, de "dimensão escultórica" apropriável, estruturada em madeira industrial de paletes posteriormente recuperáveis." *

"Laboratório de Curadoria", Guimarães (Junho de 2012)
da autoria do Arqt.º João Mendes Ribeiro (colaboração de Catarina Fortuna, Inês Lourenço e Joana Brandão).

Obra "(...) proposta a partir da criação duma rigorosa e despojada tectónica totalmente construída em madeira altamente apropriável a usos e ambientações que vão da livre circulação horizontal e vertical, à estanteria, ao trabalho e à leitura, ou mesmo, à utilização como máquina cenográfica catalisadora de reinterpretações e apropriações artísticas." *

* Excerto das Notas do Júri, do Catálogo do Prémio - Edição 2013

10/10/2013
--------------------------------------------------------------------------------------



Cerimónia de Anúncio dos Vencedores

O Anúncio dos Vencedores e Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira (PNAM), 2.ª edição, decorre no próximo dia 10 de Outubro, 5.ª feira, pelas 18h30, na Sala do Senado da Assembleia de República, seguido-se a inauguração de uma Exposição de obras seleccionadas pelo Júri.

O  Júri do Prémio foi presidido pelo Arqt.º Gonçalo Byrne e contou com a participação dos Arqt.ºs Elisiário Miranda, Manuel Maria Reis, Paulo Borralho, Luís Afonso Neto, Ana Souza e da Eng.ª Helena Cruz.

07/10/2013
-----------------------------------------------------------------------------------------



Candidaturas até 28 de Junho



Encontra-se a decorrer a 2.ª edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, promovido pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, com apoio da Ordem dos Arquitectos e da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, entidades que integram a comissão organizadora.

O Prémio, de edição bienal, tem como objectivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da valorização, promoção e utilização da madeira em edificações, premiando obras que reflictam a qualidade e versatilidade da madeira e que, simultaneamente, promovam soluções qualificadas de construção sustentável, enriquecendo o património cultural e arquitectónico português.

São elegíveis a candidatura obras construídas em território nacional, finalizadas entre 24 de Setembro de 2011 e 28 de Junho de 2013, da autoria de arquitetos com inscrição activa na Ordem dos Arquitectos, que incorporem um volume relevante de madeira e/ou seus derivados, como solução estrutural ou decorativa.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até às 17h00 do dia 28 de Junho de 2013.

Será atribuído um Prémio pecuniário no valor de 10.000 euros ao(s) autor(es) do projecto de arquitectura. Poderão ser ainda atribuídas, por decisão do Júri, duas Menções Honrosas, de natureza não pecuniária.

O  Júri será presidido pelo Arqt.º Gonçalo Byrne e conta com a participação dos Arqt.ºs Elisiário Miranda, Manuel Maria Reis, Paulo Borralho, Luís Afonso Neto, Ana Souza e da Eng.ª Helena Cruz.

Consulte aqui o Regulamento do Prémio.

Os eventuais pedidos de esclarecimento deverão ser remetidos para a AIMMP, através do correio electrónico: aimmp@aimmp.pt.

Mais informações em: http://www.aimmp.pt/


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------