OASRN



115
G2: Coordenação de Projectos e Especialidades>
Esgotado!

Curso
14 de Maio a 11 de Junho

OBJECTIVOS

O curso "Coordenação de Projectos e Especialidades" decorrerá no âmbito da 2ª edição do Ciclo "Gestão em Arquitectura".

O Ciclo de formação decorrerá durante o ano de 2011 e abordará os seguintes temas:
G1. Gestão de Atelier_ 2 a 16 de Abril
G2. Coordenação de Projectos e Especialidades_14 de Maio a 11 de Junho
G3. Auditorias/Revisão de Projectos de Arquitectura_2 a 16 de Julho
G4. Fiscalização de Obra_8 a 29 de Outubro
G5. Direcção de Obra_12 a 26 de Novembro

Numa altura em que a construção se torna progressivamente mais especializada, a legislação mais apertada, as exigências de qualidade mais elevadas e o controlo de custos e prazos mais rigoroso, a distribuição do trabalho de projecto por equipas multidisciplinares devidamente coordenadas é a cada vez mais uma solução inevitável.
A coordenação das actividades dos intervenientes no projecto tem como objectivo a integração das suas diferentes partes num conjunto harmónico e coerente de fácil interpretação e capaz de fornecer todos os elementos necessários à boa execução da obra.
Esta formação pretende sensibilizar arquitectos e estudantes de arquitectura para a importância do tema no âmbito da sua actividade profissional e dotá-los de meios, noções e técnicas elementares que lhes permitam desenvolver métodos próprios de coordenação de projecto e de especialidades.



PROGRAMA

DESIGNAÇÃO DO MÓDULO

CONTEÚDOS A ABORDAR

DURAÇÃO

Módulo 1

Coordenação de projecto.

(Arq. Rui Castro)

 

Organização do escritório: Catálogos, biblioteca e arquivo; Projecto; Meios informáticos.

Constituição do projecto: Projectos integrantes; Fases; Documentos.

Coordenação de projecto: Enquadramento legal – Deveres e responsabilidades.

Coordenação dos documentos do projecto: Sistematização da informação; Relação entre documentos; Alterações; actualização de revisões; listas de documentos.

3horas

Módulo 2

Coordenação de especialidades. Térmica e Instalações Mecânicas

(Eng. Raul Bessa)

Coordenação de especialidades – Princípios, sistemas e equipamentos: Térmica; Instalações e Equipamentos Mecânicos.

3horas

Módulo 3

Coordenação de especialidades. Estruturas

(Eng.º Domingos Moreira)

Coordenação de especialidades – Princípios e sistemas: Estruturas.

3horas

Módulo 4

 Coordenação de especialidades. Gás e Instalações Hidráulicas

(Eng.º Paulo Silva)

Coordenação de especialidades – Princípios, sistemas e equipamentos: Gás; Instalações e Equipamentos Hidráulicos.

3horas

Módulo 5

Coordenação de especialidades. Segurança, equipamentos.

 (Eng.ª Maria da Luz Santiago)

Coordenação de especialidades – Princípios, sistemas e equipamentos: Segurança

3horas

Módulo 6

Coordenação de especialidades. Acústica

(Eng.º Rui Ribeiro)

Coordenação de especialidades – Princípios, sistemas e equipamentos: Acústica.

3horas

Módulo 7

Coordenação de especialidades.

Instalações Eléctricas

(Eng.ª Célia Tenente

Coordenação de especialidades – Princípios, sistemas e equipamentos: Equipamentos Eléctricos.

3horas

Módulo 8

(Arq. Rui Castro)

Casos de estudo:

              Pavilhão de Portugal na Expo’98.

              Casa da Música, Porto.

3horas

Módulo 9_módulo extra

(Arq. Rui Castro)

Visita à Casa da Música.

3horas



CERTIFICAÇÃO

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência da totalidade do presente Curso equivale a 8 (oito) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.


De acordo com os critérios de avaliação definidos pelos formadores, serão emitidos os seguintes certificados, segundo o Decreto Regulamentar 35-2002 de 23 de Abril:

-   um certificado comprovativo da frequência do curso aos formandos que não tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos;
- um certificado comprovativo de aprovação no curso aos formandos que tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos.



HORÁRIO
sábados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30

DURAÇÃO
24 horas (presenciais) + 3 horas (visita à Casa da Música)

DESTINATÁRIOS

Arquitectos, Arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura.



FORMADORES

Rui Manuel Moura Castro
Licenciou-se em 1993 na Escola Superior Artística do Porto. Entre 1988 e 2000 colaborou com José Paulo dos Santos, Luis Casal e Álvaro Siza. Neste escritório, foi responsável pela coordenação de vários projectos dos quais se salienta o do Pavilhão de Portugal da Expo’98 em Lisboa. Entre 2000 e 2005 integrou a equipa de gestão da obra da “Casa da Música”, no âmbito da capital europeia da cultura, como supervisor de projecto. Actualmente possui escritório próprio e é docente no curso de arquitectura da Universidade Lusófona do Porto.

Raul Vasconcelos Bessa
Licenciou-se em Engenharia Mecânica, na opção Fluidos e Calor, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1998. Actualmente frequenta o curso de mestrado em engenharia de climatização na F.E.U.P. É membro da Ordem dos Engenheiros e membro efectivo da A.S.H.R.A. É projectista Credenciado pelo Ministério da Indústria e Energia e perito qualificado em RSECE – ENERGIA, RSECE – QAI e RCCTE, reconhecido pela ADENE no âmbito da Certificação Energética de Edifícios. Desde 1999 que exerce a sua actividade profissional na Empresa A. Costa Pereira/Gestão de Energia Térmica, Lda, da qual hoje, é director geral e sócio gerente. É autor de vários artigos publicados, nomeadamente: "A utilização racional da Massa Térmica", "Efeito da Inércia Térmica dos Edifícios no seu Consumo de Energia para Aquecimento e Arrefecimento Ambiental", "As necessidades anuais de Energia Térmica para Pequenos e Médios Edifícios" e "Manual de Tectos Refrigerados".

Paulo Silva
Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991. Iniciou a sua carreira profissional em 1991 na Fase Estudos e Projectos S.A. onde colaborou como projectista de Instalações Hidráulicas em diversos projectos, de onde se destaca o EUROPARQUE em Sª Mª da Feira. Entre 1993 e 1994 exerceu funções de Director técnico de obras na área das redes prediais de águas e esgotos na empresa EURONORTE. Em 1994 integra a equipa da AFA (Afaconsult) como projectista de instalações Hidráulicas onde tem vindo a desenvolver a sua carreira profissional exercendo funções de Director de Projecto nesta área de especialidade e Gestor de Projectos multidisciplinares, No presente, cumulativamente, é coordenador de uma equipa multidisciplinar na área dos projectos de edifícios e infra-estruturas.

Célia Tenente


Rui Ribeiro
Licenciou-se em 2001 em Engenharia Mecânica, na opção de Fluidos e Calor, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Obteve o grau de Master in Science em Sound and Vibration Studies pelo Institute of Sound and Vibration Research, Uni. de Southampton (2001/02). No ano lectivo 2007/08 conclui o MBA Executivo na Escola de Gestão do Porto, da Universidade do Porto. É membro de várias associações nacionais e internacionais de acústica, das quais se destaca a representação no European Room Acoustical Committee.
Iniciou a sua carreira profissional em 2001. O seu trabalho está maioritariamente associado à área de Acústica Arquitectural e de Edifícios, tendo participado em inúmeros projectos de condicionamento acústico desde edifícios correntes até várias salas de espectáculo e espaços de elevada sensibilidade acústica. Desenvolveu diversos trabalhos de investigação e desenvolvimento maioritariamente relacionados com elementos de construção e soluções de controle de ruído & vibração de equipamentos. É autor de vários artigos publicados em conferências, seminários e revistas especializadas.

Maria da Luz Santiago
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Obteve ainda a licenciatura do Curso de Estudos Superior Especializados (C.E.S.E.) na área de Comandos e Protecções. Concluiu no ano lectivo de 2005/2006 a parte curricular do Mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. De 92 a 2004 trabalhou como projectista de Instalações eléctricas, telecomunicações e segurança activa em vários gabinetes e, a partir de 2004, torna-se sócia da empresa Raul Serafim & Associados. Paralelamente à actividade de projectista tem também colaborado em funções de coordenação de projectos e fiscalização de obras.
Executou vários projectos de Instalações Eléctricas e Telecomunicações, em colaboração com outros técnicos, para os arquitectos Álvaro Siza, Souto Moura, Carrilho da Graça, entre outros.



LOCAL
A formação decorrerá no espaço de formação da OA-SRN, situado na Rua da Restauração, n.º 477, 1º andar, 4050-506 Porto.

PREÇO

Não membros: 500,00
Membros efectivos OA (40% desconto): 300,00
Membros OA com redução de quotas, arquitectos-estagiários, estudantes (50% desconto): 250,00

(valores isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º do Código do IVA)



INSCRIÇÃO

Para proceder à inscrição no curso, envie-nos a ficha de inscrição preenchida (disponível do menu: "Formulário de inscrição") por correio electrónico para formacao.continua@oasrn.org, por fax para o n.º 222074259 ou por correio postal para a seguinte morada: R. D. Hugo, n.º 5/7, 4050-305 Porto.

Por favor consulte o Manual de Funcionamento da Formação, no menu "Outras Informações" (abaixo).



DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO
6 Maio 2011

N.° LIMITE DE INSCRITOS
min. 15 | máx. 22

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


OUTRAS INFORMAÇÕES


 


Acções de formação em curso
Acções de formação em preparação
Acções de formação já realizadas
Bolsa de Formadores
Sugestões
informações gerais
procurar