18.06.2010
Seminário | C2: CONSTRUIR EM VIDRO
ObjectivoO curso “Construir em vidro” tem como principal objectivo explorar as diversas potencialidades de concepção associadas ao material e sistemas construtivos abordados, dotando os formandos de conhecimentos e ferramentas que permitam sua correcta aplicação e prescrição.
Conteúdo programático 18 Junho '10: FACHADAS CORTINA (Palácio das Artes)
09h00 Distribuição da documentação
09h15 Enquadramento do Tema: o vidro - arq. Nuno Valentim Lopes
10h15 Apresentação de Obra 1: Edifício na Maia - arq. João Álvaro Rocha
11h30
pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 2: Arquivo Municipal de Loures - arq. Fernando Reis Martins e arq. João Manuel Santa Rita.
13h00 almoço livre
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: conceitos gerais sobre o vidro em fachadas - eng.º Vasco Freitas
15h30 ligada à execução da obra 1 - eng. Eurico Silva (Vicer)
16h30
pausa para café
16h45 Directiva Europeia 89/106. Consequências práticas da directiva. Análise da legislação aplicável. Prescrição do vidro - Carlos Bigode (SGG Saint Gobain Glass)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

19 Junho '10: CAIXILHARIAS DE VIDRO  (Palácio das Artes)
09h15 Enquadramento do Tema: o vidro - arq. Nuno Valentim Lopes
10h15
Apresentação de Obra 3: Superfície comercial em Vila Nova de Gaia – arq. José Fernando Gonçalves.
11h30 pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 4: Edifício Administrativo e Show-Room Móveis Viriato – arq. Nuno Brandão Costa.
13h00 almoço livre
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: conceitos gerais sobre o vidro em fachadas - eng.º Vasco Freitas
15h30 Fornecedor e aplicador de caixilharia: obra 3 – eng.ª Paula Correia (Arkial)
16h30 pausa para café
16h45 Critérios de selecção de caixilharias -  eng. Armando Pinto (LNEC)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

3 Julho '10: VIDRO "EM OBRA"
09h00 Visita de estudo Jofebar
13h00 almoço livre
14h30 A especificação técnica do material e sistemas - eng.º João Viegas (LNEC)
16h30 pausa para café
16h45 A especificação técnica do material e sistemas (cont.)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão
Locais 18 e 19 Junho: Palácio das Artes
03 de Julho: FEUP e Jofebar

O transporte entre o local da visita de estudo e a FEUP será assegurado pela OASRN.


nº limite de inscritos:
máximo 30 formandos

Destinatários Arquitectos, arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura.
Duração Total do Curso 24 horas (teórico-práticas)
Data e Horário 18, 19 de Junho e 3 de Julho 2010 – 9h00 às 18h00.
Metodologias Pedagogicas Utilização conjugada de métodos expositivos e activos, sendo os primeiros os mais utilizados ao longo de todo o curso.
O curso está direccionado para aprendizagem do “saber saber”, no entanto a aprendizagem dos conceitos práticos essenciais em cada uma das áreas a abordar (o “saber fazer”) terá uma forte componente.
Assim sendo, para além das exposições iniciais em cada tema, procurar-se-á que os formandos tenham acesso a um conjunto de boas práticas de projecto, bem como, através de visitas guiadas, a locais onde os materiais são produzidos/aplicados.
Os formandos serão convidados a ter uma atitude pró-activa na formação pela intervenção na apresentação de casos práticos e de soluções construtivas.
Saber Mais
Certificação Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência da totalidade do curso equivale a 8 (oito) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.
Formadores Nuno Brandão Costa |
formou-se pela FAUP em 1994, onde lecciona como assistente da Cadeira de Projecto 4 desde 1999.
Estagiou com Herzog & de Meuron na Suíça e com José Fernando Gonçalves & Paulo Providencia no Porto. Em 1998, na sequência do 1º prémio do concurso para o projecto a Biblioteca Central da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e do 2º Prémio para o Projecto da Embaixada Portuguesa em Berlim, abriu escritório no Porto.
Alterna a escala publica e doméstica onde se destacam os projectos para a Biblioteca Central da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Edifício para as Novas Instalações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Edifício para as Instalações Desportivas e E-learning da Universidade do Porto, Edifício Polivalente da Faculdade Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Nova Biblioteca Municipal de Caminha, Casa Museu Sidónio Pais em Caminha e Edifício “Moveis Viriato”. Tem projectado e construído uma série de casas unifamiliares, destacando-se a “Casa de Afife”, “Casa em Lourosa”, “Casa em Francelos”, “ Casa na Avenida da Boavista”, “Casa em Macinhata” entre outras.
Tem também elaborado alguns trabalhos no âmbito da recuperação, salientando-se algumas casas no Porto, a recuperação da Casa em Areias de Vilar, e uma Casa na Aldeia da Arga de Cima. Em Novembro de 2004 ganha o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso/ SIC – 12 anos”. Foi nomeado para o prémio “Mies Van der Rohe” 2008 com a recuperação da “Quinta de Bouçós” e venceu o Prémio Secil 2008 com o Edifício Administrativo e Show-Room “Moveis Viriato”. Professror convidado da “Escuela Tecnica Superior de Arquitectura da Universidad de Navarra.”


José Fernando Gonçalves |
nasce em V.N. Gaia (1963); Licenciatura em Arquitectura pela FAUP, 1988. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no DARQ da FCT-UC, 1996. Doutorado em “Proyectos Arquitectónicos” na UPC-Barcelona, 2007. Professor Auxiliar no DARQ da FCT-UC desde 2007. Coordenador de Mestrado Integrado do DARQ da FCT-UC desde 2008. Membro do Conselho de Disciplina da OASRN. Membro de Júri de Concursos Públicos. Trabalhou nos Ateliers de José Paulo dos Santos (1987/88) e Eduardo Souto Moura (1989/92). Desde 1987 que realiza projectos e obras em diferentes escalas e programas, destacando-se os primeiros prémios nos Concursos para o Convento e Centro Cultural Dominicano em Lisboa, 1989 (construído), para a Biblioteca Geral da FCT-UNL, 1993 (construído) com J.P. Providência e para o Projecto de Musealização e Cafetaria do Mosteiro da Batalha, 2004. Publica em revistas nacionais e internacionais. Participa em conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro. Finalista do Prémio ENOR 2009 com a Superfície Comercial, V.N.Gaia . Menção Honrosa no Concurso Internacional de Arquitectura Religiosa FRATE SOLE, Itália, 2008. Finalista do Prémio ENOR 2006 com a Capela de Quebrantões. Nomeado para o prémio Secil 2002 com a Sede dos Escuteiros de Oliveira do Douro. Nomeado para o Prémio Mies Van der Rohe 1994 com o Convento Centro Cultural Dominicano.


Carlos Bigode | n. 1952.
DEsde 1978 a trabalhar na Saint- Gobain Glass sendo:
    -  2 anos na área de transformação de vidro - Temperado; Duplo ; Laminado, serigrafado etcª.
    -  23 anos na área da Consultoria e Prescrição Técnica.
 
Durante este último período teve oportunidade de desenvolver os trabalhos seguintes:
     - Estudo e aconselhamento técnico das soluções vidreiras  aplicadas em:
            - Habitação Individual e Colectiva.
            - Edifícios de Escritórios - Alcançando alguns deles prémios de Arquitectura;
            - Edifícios de Centros Comerciais tendo alguns destes alcançados prémios de Arquitectura como o MIPIM e ICSC European Shopping Centre Awards 2010;
            - Equipamentos diversos como o Zoo-Marine de Portimão ou Dolphinàrio do Zoo de Lisboa.
            - Barreiras acústicas em vidro para númerosos pontos do país.                                                                                                                    
            - Pisos em vidro.                                                                                                     
            - Aeroportos Nacionais assim como  no Estrangeiro sendo o mais recente o de Dublin.                                                                                                                                                                                                                                      
   - Na área da Térmica publicação em 2001 e 2005 na Cisbat - Universidade de Lausanne - de trabalhos sobre desempenho de soluções em vidro de controlo solar.
 
   - Realização de Conferências Técnicas em diversas Universidades Portuguesas e Angolanas.
 
Colaboração com o Ministério da Justiça  em Peritagens Judiciais, assim como  audições em Tribunal em resultado de acidentes pessoais graves, com vidros recozidos.

João Álvaro Rocha |
nasceu em Viana do Castelo, Portugal, a 10 de Janeiro de 1959. entre 1977 e 1982 frequentou o Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo realizado a prova final para obtenção da licenciatura em 1986. Inicia a sua actividade profissional em 1982. Tem desenvolvido uma intensa actividade docente, iniciada em 1988/89, no Curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto. Desde 1990 até 2001 foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo ainda leccionado nas seguintes instituições: École dÁrchitecture de Clermont Ferrand (França, 1998/90), Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Internacional da Catalunha - Barcelona (Espanha, 1998/99), Escola Técnica Superior da Arquitectura da Universidade de Navarra - Pamplona (Espanha, 1998/2009), Departamento de Arquitectura da Universidade de Cornell – Nova York (Estados Unidos da América, 2000), Departamento de Arquitectura da Universidade de Cornell – Roma (Itália, 2002), Escola de Arquitectura de Nancy (França, 2002), Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – UPC – FPC (Espanha, 2002), Università Degli Studi Di Palermo - Facoltà di Architettura (Itália, 2003), Universidad Complutense de Madrid - San Lorenzo de El Escorial (Espanha, 2003), Universidad UPV / EHU San Sebastian (Espanha, 2003) e na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Granada (Espanha, 2004). Actualmente é Professor Associado na Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra – Pamplona (Espanha) e Professor Convidado da Università degli Studi di Cagliari (Itália). O seu trabalho tem merecido a atribuição de diversos prémios, sendo de destacar o Prémio Nacional de Arquitectura - Primeiras Obras – 1993, promovido pela Associação dos Arquitectos Portugueses, Prémio Architécti / Centro Cultural de Belém – 1994, Prémio AIA CE DESIGN AWARD – 2001, promovido pelo AIA – American Institute of Architects, Prémio Vale da Gândara Arquitectura – 2004-05, promovido pela Cerâmica Vale da Gândara e Ordem dos Arquitectos de Portugal – 2005, tendo sido finalista dos Prémios Iberfad / Alejandro de La Sota, Barcelona, em 1996, 2000 e 2002, no Prémio VI Mies van der Rohe Award for European Architecture, Barcelona, em 1999, Menção no Concurso “Experiencias de cambio y tipologías del futuro de la Vivienda Social”, promovido pelo Conselho Superior de Colegios de Arquitectos de Madrid – 2003, Menção Especial do Júri Prémio INH 2004, promovido pelo Instituto Nacional de Habitação – 2004, Menção no Concurso “Soluciones Urbanas 2005”, Categoria de Obra Construída, promovido pelo Conselho Superior dos Colégios de Arquitectura de Espanha – 2005 e prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo da Câmara de Sto. Tirso 2009.
 


Nuno Valentim Lopes |
(Porto, 1971) é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1995)  e Mestre em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com a dissertação “Reabilitação de caixilharias de madeira no edificado corrente portuense do final do séc. XIX e início do séc. XX” (2007). Durante a formação académica foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Programa Erasmus (Veneza, Itália) e do Programa Inter-Universitário de Cooperação (Delft, Holanda). Colaborou com José Gigante entre 1995 e 2004
É docente na FAUP desde 2005 sendo actualmente regente de “Construção 1” (2º Ano). Frequenta o Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP desenvolvendo projecto de tese na área da reabilitação.
Foi membro seleccionado do Júri Nacional de Avaliação das Provas de Admissão à Ordem dos Arquitectos e pertence à Comissão Arbitral Municipal de Matosinhos como representante da OA.
Exerce actividade profissional na área da arquitectura e reabilitação desde 1994 e conta com diversas obras e projectos expostos e publicados em Portugal, Espanha, Brasil e Itália.
Finalista do Prémio Enor 2007 (Capela do CREU-IL, Porto), dos Prémios FAD 2009 e da Selecção Habitar Portugal 06-08 (Centro de Apoio a Imigrantes São Cirilo e Edifício de Escritórios, Porto).

João Viegas |
Licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1987.
Iniciou a sua actividade no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, como bolseiro, em Janeiro de 1986, no então Núcleo de Comportamento de Componentes do Departamento de Edifícios.
Em Maio de 1989 ingressou na carreira de investigação como Estagiário de Investigação. Em Junho de 1992 acedeu à categoria de Assistente de Investigação com a apresentação de um trabalho de síntese intitulado Segurança contra incêndios. Simulação numérica do movimento dos fumos.
Em Junho de 1999 defendeu no IST a dissertação de doutoramento intitulada Segurança contra incêndios em edifícios. Modelação matemática de incêndios e validação experimental, realizada com base em estudos experimentais e simulações computacionais desenvolvidos no LNEC.
Foi agraciado, em Abril de 2002, com o Prémio Manuel Rocha, destinado a galardoar investigadores do LNEC que se hajam distinguido particularmente durante o período da sua formação na instituição.
Em Abril de 2008 apresentou em provas públicas um Programa conjunto de Investigação e Pós-graduação para a obtenção do título de Habilitado para o Exercício de Funções de Coordenação Científica, intitulado Utilização de ventilação de impulso em parques de estacionamento cobertos, que agora se publica.
A sua actividade tem sido repartida pelos domínios de investigação, desenvolvimento e qualificação de caixilharia exterior e de instalações de ventilação de edificações, quer em situação corrente, quer em situação de incêndio. É autor ou co-autor de mais de 400 publicações científicas e técnicas.
Actualmente é Investigador Principal e desempenha funções como Chefe do Núcleo de Acústica, Iluminação, Componentes e Instalações do Departamento de Edifícios do LNEC.

Eurico Silva |

Paula Correia |

Armando Pinto |

Armando Pinto é Investigador Auxiliar do Núcleo de Acústica, Iluminação, Componentes e Instalações do Departamento de Edifício do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
É licenciado em Eng. Mecânica, tem o Grau de Mestre e o Grau de Doutor em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa.
No LNEC tem desenvolvido actividade de investigação nos domínios da conservação de energia e sustentabilidade nos edifícios, instalações de ventilação e climatização e de caixilharia exterior de edifícios.
Participou em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, leccionou em várias acções de formação, é autor e co-autor de artigos e trabalhos científicos.
Actualmente é o Chefe do Laboratório de Ensaio de Caixilharia do LNEC. No âmbito da caixilharia exterior tem desenvolvido estudos de desenvolvimento e qualificação experimental de sistemas de caixilharia, estudos de garantia da qualidade do processo de instalação de caixilharia exterior, estudos destinados à análise de viabilidade técnica de homologação de produtos de caixilharia inovadores e em trabalhos/pareceres sobre patologia da caixilharia exterior.

PINTO, A. T. – Caixilharia de edifícios. Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro. LNEC, Lisboa, 2008. ITE 52.
PINTO, A. T. – Características térmicas de vãos envidraçados. Análise de aspectos específicos de conforto térmico. LNEC, Lisboa, Maio de 2006.
Relatório 110/06-NCI.
PINTO, A. T. – Comportamento térmico de caixilharia exterior. Coeficientes de transmissão térmica referentes ao mercado nacional. LNEC, Lisboa, Março de 2002. Relatório 41/2002-NCCp.
PINTO, A. T. - Análise das Características de Comportamento Térmico de Edifícios Com Fachadas-Cortina. Aplicação à Região de Lisboa. IST. Tese elaborada para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, IST, Novembro de 1997.



Vasco Freitas |

FUNÇÕES ACTUAIS: Professor Catedrático (Construções) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP.
. Director do Laboratório de Física das Construções – LFC, da FEUP.
. Director dos Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado – FEUP.
. Coordenador do CIB W086 – Building Pathology.
. Coordenador do CIB W040 – Heat and Mass Transfer.
. Director do Instituto da Construção.
. Director da Secção de Construções Civis – FEUP.
ACTIVIDADE DOCENTE: É responsável pela regência da disciplina ”Térmica de Edifícios” e “Patologia e Reabilitação de Edifícios”, do 5.º ano do Mestrado Integrado de Engenharia Civil, bem como regente de disciplinas dos Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado – FEUP e da Pós-Graduação em Gestão Imobiliária – Faculdade de Economia do Porto.
PUBLICAÇÕES: É autor ou co-autor de mais de 200 publicações científicas e didácticas (livros, comunicações em revistas e actas de congressos nacionais e internacionais) nos domínios da higrotérmica, patologia e reabilitação de edifícios, e editor do sítio e conferências PATORREB.
ACTIVIDADE PROFISSIONAL É consultor nos seguintes domínios:Comportamento higrotérmico de edifícios; Patologia e reabilitação de edifícios; Ventilação natural de edifícios; Comportamento térmico;. Comportamento acústico.
 



João Manuel Santa Rita | Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1989. Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico em 1999. Desde 1991 é docente em Projecto de Design de Ambientes no Mestrado em Design de Produção, no IADE - Instituto De artes Visuais, Design e Marketing - Escola Superior de Design, e desde 2008, no Curso de Arquitectura da UAL - Universidade Autónoma de Lisboa, em Sistemas de Edifícios do 5.º Ano. Em co-autoria tem realizado vários projectos com destaque para:
- Arquivo Municipal de Loures com o Arq. Fernando Martins; obra nomeado para o prémio Mies van der Rohe 2009, representada no IV Prémio Arquitectura Ascensores ENOR, Exposição Habitar Portugal 2006-2008, Prémio Construir 2009 e na VII BIAU - Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo).
- Jardim de Infância de S. Julião do Tojal com a Arq.ª Bárbara Delgado; obra representada na VI BIAU LISBOA 08 – VI Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo e no Exposição Habitar Portugal 2003-2005).
- Casas em Janas com a Arq.ª Filipa Mourão — 1.º Prémio DGE 2003 Eficiência Energética em Edifícios, na categoria de Edifício Residencial; obra representada na Exposição Habitar Portugal 2000-2002.


Fernando Reis Martins | Nascido em 1954, Moçambique. Diplomado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) em 1981, com frequência nos 2º, 3º e 4º anos lectivos, de 1977 a 1980, na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Desde 1982 que integra a Função Pública, sempre na área de Projecto e é no desempenho dessas funções que realiza algumas obras, nomeadamente Equipamentos Públicos Municipais. A Escola EB1+JI de St.Elói integrou a Exposição, Filme e Catálogo “Reversed Landscape”, UIA2002 em Berlim.

A obra da Biblioteca José Saramago foi nomeada para o Prémio Ibero-Americano 2002, Prémio Secil 2002 e Prémio Mies Van der Rohe 2002 e a Exposição Arquitectura Portuguesa em Milão, em 2005. A obra do Arquivo Municipal de Loures, em co-autoria com o Arq.º João Santa Rita, foi também nomeada para o prémio Mies Van der Rohe 2008, e recentemente seleccionada para o Premio ENOR 2008 e BIAU 2008. Leccionou Projecto no curso de Arquitectura da Universidade Moderna de Lisboa, de 2004 a 2006 e Urbanística e Desenho de Cidade na UAL, em 2009.




ACÇÕES FUTURAS
ACÇÕES PASSADAS
10.12.2010
Seminário | C6: CONSTRUIR EM MADEIRA_esgotado
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
19.11.2010
Seminário | C5: CONSTRUIR EM METAL
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
29.10.2010
Seminário | C4: CONSTRUIR EM PEDRA
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
08.10.2010
Seminário | C3: CONSTRUIR EM TIJOLO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
18.06.2010
Seminário | C2: CONSTRUIR EM VIDRO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
16.04.2010
Seminário | C1: CONSTRUIR EM BETÃO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
© Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2013. Todos os direitos reservados | FICHA TÉCNICA