16.04.2010
Seminário | C1: CONSTRUIR EM BETÃO
ObjectivoO curso “Construir em betão” tem como principal objectivo explorar as diversas potencialidades de concepção associadas ao material e sistemas construtivos abordados, dotando os formandos de conhecimentos e ferramentas que permitam sua correcta aplicação e prescrição.
Conteúdo programático 16 Abril \'10: BETÃO APARENTE | BETÃO MOLDADO IN-SITU (Palácio das Artes)
09h00 Distribuição da documentação
09h15 Enquadramento do Tema: o betão aparente / betão moldado in-situ - arq. José Gigante
10h15 Apresentação de Obra 1: Casa no Gerês - arq. Graça Correia
11h30 pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 2: Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa - arq. Camilo Rebelo e arq. Tiago Pimentel
13h00
almoço livre
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: conceitos gerais sobre o betão - eng.º Adão da Fonseca (Adão da Fonseca, engenheiros construtores)
15h30 Projectista de estruturas da obra 1 e 2: eng.º Jorge Nunes da Silva (GOP)
16h30
pausa para café
16h45 Técnico convidado ligado à execução da obra 1: eng.º Miguel Magalhães
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

17 Abril \\\\\\\'10: BETÃO PRÉ-FABRICADO (Palácio das Artes)
09h15 Enquadramento do Tema: o betão aparente / o betão pré-fabricado - arq. Carlos Quintáns
10h15
Apresentação de Obra 3: Centro de Saúde de Vila do Conde - arq. Paulo Providência (Paulo Providência, arquitectos associados).
11h30 pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 4: Teatro da Guarda - arq. Carlos Veloso (AVA Architects)
13h00
almoço livre
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: Da pré-fabricação nos processos construtivos - eng.º Adão da Fonseca (Adão da Fonseca, engenheiros construtores)
15h30 Técnico convidado ligado à execução da Obra 3: eng. Carlos Sampaio (Pré-Gaia)
16h30 pausa para café
16h45 Projectista de estruturas da obra 3: eng. Hipólito de Sousa (SOPSEC)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

8 Maio \\\\\\\'10: BETÃO \\\\\\\"EM OBRA\\\\\\\"
09h00
Visita à Pré-Gaia (Maia)
11h30 pausa para café
11h45 Visita aos Laboratórios de Materiais e Estruturas da FEUP, coordenada pelo eng. Serra Neves
13h00 almoço livre
14h30 A especificação técnica do material e sistemas - eng.º Joaquim Moreira (FEUP)
16h30 pausa para café
16h45 A especificação técnica do material e sistemas (cont.)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão
Locais 16 e 17 Abril: Palácio das Artes
08 de Maio: FEUP e Pré-Gaia


nº limite de inscritos:
máximo 30 formandos

Destinatários Arquitectos, arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura.
Duração Total do Curso 24 horas (teórico-práticas)
Data e Horário 16, 17 de Abril e 8 de Maio 2010 – 9h00 às 18h00.
Metodologias Pedagogicas Utilização conjugada de métodos expositivos e activos, sendo os primeiros os mais utilizados ao longo de todo o curso.
O curso está direccionado para aprendizagem do “saber saber”, no entanto a aprendizagem dos conceitos práticos essenciais em cada uma das áreas a abordar (o “saber fazer”) terá uma forte componente.
Assim sendo, para além das exposições iniciais em cada tema, procurar-se-á que os formandos tenham acesso a um conjunto de boas práticas de projecto, bem como, através de visitas guiadas, a locais onde os materiais são produzidos/aplicados.
Os formandos serão convidados a ter uma atitude pró-activa na formação pela intervenção na apresentação de casos práticos e de soluções construtivas.
Saber Mais
Certificação

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência da totalidade do curso equivale a 8 (oito) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.

Formadores Tiago Pimentel |
Nascido em Lisboa, 1973. Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), 1998, tendo frequentado a “Technische Universiteit Delft”, na Holanda, como bolseiro do Programa Erasmus.
Colaborador de João Álvaro Rocha, entre 1999 e 2002. Exerce actividade liberal desde 2001. Autor premiado, destacando-se o primeiro prémio no concurso internacional para a concepção do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, em co-autoria com Camilo Rebelo, 2004-2009. Paralelamente tem participado em diversos ciclos de conferências e exposições, tendo o seu trabalho sido publicado em diversas publicações.


Graça Correia |
(24-06-1965) licencia-se em Arquitectura pela FAUP em 1989. Colabora com o arquitecto Eduardo Souto de Moura (1989-95). É Professora de Projecto na Universidade Lusíada do Porto. Em 1995 inicia actividade individual e estabelece algumas parcerias; a partir de 2000 realiza projectos em sociedade com o arquitecto Souto Moura, designadamente o Projecto da Escola Superior de Hotelaria e o Estudo para os Edifícios Históricos da Fábrica Robinson, em Portalegre.
Defende em 2006 na UPC a tese de doutoramento: Ruy Jervis d’Athouguia – A Modernidade em Aberto (Excelente, Cum Laude) ,que viria a ser finalista do Prémio ARQUIA.
Participou em vários Seminários, Conferências e Concursos. O seu trabalho apareceu em diversas publicações e exposições tendo sido distinguido de várias formas, designadamente a Selecção HABITAR PORTUGAL 2003-2005 com a obra Externato S. João de Brito e a Selecção ATELIER ABERTO da “Ordem dos Arquitectos SRN“.


Camilo Rebelo |
Nascido no Porto, 1972.
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), 1996.
Colaborador de Eduardo Souto Moura, entre 1996 e 1998.
Colaborador de Herzog & deMeuron, entre 1998 e 1999.
Professor assistente FAUP, desde 1999.
Exerce actividade liberal desde 2000.
Autor premiado, destacando-se o primeiro prémio no concurso internacional para a concepção do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, em co-autoria com Tiago Pimentel, 2004-2009; e a menção honrosa no concurso internacional para a concepção do Museu de Arte Moderna de Varsóvia, 2007, em co-autoria com Susana Martins.
Professor convidado na “École Polytechnique Fédérale de Lausanne” (EPFL), desde 2008.


Miguel Magalhães |
Licenciado em Engenharia Civil em 2005. Colaborador da empresa Almeidas & Magalhães, Lda
ao nível da direcção técnica de obras. Executa moradias provenientes de gabinetes com elevada
exigência técnica, como sendo, Arqtos. Eduardo Souto Moura, Graça Correia & Roberto Ragazzi,
José Paulo dos Santos, Álvaro Rocha, António Neves, Vinagre & Côrte-Real, Luísa Penha, Falecido
Fernando Távora & José Bernardo Távora. 

 



Jorge Nunes da Silva |
nascido a 16 de Fevereiro de 1963, é licenciado em engenharia civil (estruturas), pela FEUP. Mais tarde obteve o grau de pós-graduado pelo Instituto da Construção da mesma faculdade. Como engenheiro civil desenvolve, desde 1982, actividade contínua no domínio da Engenharia Civil. Esta actividade, essencialmente desenvolvida na área do projecto e acompanhamento da execução de obras e também actuação em áreas de direcção técnica de obras. Em 1987 torna-se colaborador do GOP, e é sócio desta empresa desde 1993 e a partir de 1997 assegura nela (juntamente com o Eng. João Maria Sobreira), funções de sócio-gerente. É, paralelamente, responsável pelas cadeiras de CONSTRUÇÃO I e CONSTRUÇÃO II (estruturas), do curso de Arquitectura da ESAP, cadeiras de que reformulou os programas com vista a uma abordagem mais construtiva e mais mecanicista. 
Na lista de projectos em que colaborou destacam-se a Universidade Católica (C. R. Porto), a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Escola Preparatória e Secundária de Miragaia, a Museu Ibêre Camargo em Porto Alegre, o “Coliseu” de Viana de Castelo, o Equipamento Desportivo de Ribera-Serrallo, o Centro de Alto Rendimento no Balneário de Panticosa, a Faculdade de Ciências da Educação da Univ. de Lleida, os Planos de Ordenamento e Requalificação dos Parques de Pedras Salgadas e Vidago, o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, a Requalificação das Av. dos Aliados, da Prç. da Liberdade, da Av. da Ponte, da Prç. Almeida Garrett, da Prç. da Trindade e da R. Gonçalo Cristóvão, Requalificação do Espaço Robinson em Portalegre.
 


Carlos Quintáns |
Senande-Muxía 1962.    Arquitecto. A Coruña. 1987
Professor no Departamento de Construções arquitectónicas na Escuela de Arquitectura de A Coruña desde 1990.
Professor de Projecto na Escuela Internacional de Arquitectura de Cataluña, Barcelona entre  2002 e 2005.
Director da revista Tectónica e da revista Obradoiro
 


Adão da Fonseca |
António Adão da Fonseca tem 30 anos de experiência na elaboração e coordenação de Projectos. A sua carreira como Projectista de Estruturas teve início em 1972, função que tem desempenhado em simultâneo com o ensino na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde actualmente é Professor Catedrático de Pontes. A sua tese de doutoramento em Estruturas com o título “Plastic analysis and synthesis of plates and shells by mathematical programming” influenciou o seu trabalho como projectista de estruturas e manifesta-se na concepção e no detalhe de muitas das pontes e edifícios de cujos projectos é autor. Em Novembro de 1985, funda a AFA – Adão da Fonseca e Associados, Consultores de Engenharia, a qual, em Setembro de 1998, por sua vez forma a AFAssociados - Projectos de Engenharia. Em ambas, desde a fundação até Dezembro de 2005, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração mas teve como principal função a de projectista de Pontes e de Estruturas Especiais. Em Julho de 2006 funda a empresa ADÃO DA FONSECA – Engenheiros Consultores para a elaboração de projectos de estruturas complexas de Edifícios e de Pontes, para a coordenação e direcção de quaisquer projectos na área da Engenharia Civil, e para a prestação de serviços de consultas e pareceres especializados, ainda em 2006 partilhando as cotas com aqueles que tinham sido os seus quatro mais importantes colaboradores-projectistas na AFA e na AFAssociados.


Paulo Providência |
nasceu em Coimbra em 1962. Licenciado em Arquitectura pela FAUP em 1988. Regente da disciplina Projecto II do mestrado integrado em arquitectura do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Realizou provas de aptidão pedagógica e capacidade científica em 1996. Doutorado pela Universidade de Coimbra em 2007. Profissional liberal desde 1988, inscrito no OA nº 3357-N. Investigador do CES / NAU.
1.     Prémios:
·          Prémio APOM para a melhor exposição do ano 1994, com a exposição Memória da Amazónia.
·          Prémio “Madeira na arquitectura”, promovido pela AIMMP, 2005.
·          Prémio Enor Portugal ex-aequo em 2007.



Carlos Veloso |

Guarda, 1970; Exerce a actividade liberal na área de Arquitectura, Urbanismo e Design desde 1996; Assistente do Curso de Arquitectura da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras a leccionar Projecto V e VI desde o ano lectivo de 2008/2009 e no curso de Design de Ambientes da ESTG do IP de Viana do Castelo desde 2003; Foi orientador convidado da disciplina de Projecto (final de curso) do Curso Superior de Arquitectura da ESAP - Porto entre 2006 e 2008; Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Eng. António de Almeida; Obteve uma Bolsa do Programa PRAXIS XXI - JNICT – MCT em 1998; Pós graduação em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano - FAUP/FEUP/UP em 1997; Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1996; Realizou estágio profissional em 1995 no Centro de Estudos da FAUP; Colaborou no atelier do Arq. António Carvalho entre 1991 e 1995 e em 1992 com o Arq. Adalberto Dias.



Joaquim Moreira |
Nascido em 1960, natural do Porto. Engenheiro Civil, Licenciado pela FEUP - Opção Estruturas, 1983. Actividade profissional: Coordenação da equipa IC-FEUP no projecto ProNIC.; Consultadoria na área de betões e tecnologias associadas; Formação na área de betões e tecnologias associadas. Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros.


José Gigante |
Nasce no Porto em 1952 e conclui o curso de Arquitectura (ESBAP) em 1981. É Assistente da FAUP (Porto) entre 1981 e 1998 e é actualmente Professor no Departamento de Arquitectura da FCTUC (Coimbra). Prémios: Prémio Gulbenkian de Arquitectura/Design 1986; Prémio Nacional de Arquitectura AAP/SEC 1987; Prémio Secretaria de Estado da Energia 1988; Prémio Architécti / Centro Cultural de Belém 1994; Prémio I.N.H. 1997; Prémio Municipal de Arquitectura Januário Godinho 1998; Prémio Europeu de Arquitectura A.I.A.-Europe 2001, American Institut of Architects. http://www.oasrn.org/construirem/af.php?tipo=1&mt=1.
Finalista dos prémios: Prémio Internazionale di Architettura Andrea Palladio 1991; Premio Iberfad/Alejandro de la Sota 1996; Prémio Secil de Arquitectura 1996 e 1998; Prémio Europeu de Arquitectura Mies Van der Rohe 1998; Prémio FAD de Arquitectura/Barcelona 2000; I e IV Prémio de Arquitectura Ascensores ENOR 2005 e 2009. Projectos e obras expostos e publicados em: Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça.


Hipólito de Sousa |
Nascido a 2 de Maio de 1959
competências | habilitações 1996 Doutor em Engenharia Civil – FEUP |1989 Mestre em Construção de Edifícios – FEUP | 1982 Engenheiro Civil, Opção Estruturas – FEUP.
outras competências 2007Especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros; Membro Sénior | 2009Engenheiro de Caminos Canales e Puertos em Espanha
experiência profissional | actividade docente desde 1984Docente universitário na FEUP, actualmente com a categoria de Professor Associado e Director do Laboratório de Sistemas e Componentes da FEUP. Docente e investigador na área dos Edifícios, designadamente em Tecnologias de Construção, Alvenarias e Fachadas, bem como Gestão da Construção. Autor ou co-autor, de livros e capítulos de livros, artigos em revistas internacionais e nacionais, comunicações em actas de congressos internacionais ou nacionais, relatórios técnicos e pareceres, textos pedagógicos e edição de publicações.
 actividade profissional, desde 1981 | desde 1988Sócio fundador da SOPSEC, S,A, Administrador, responsável pela área de Projecto. Autor e coordenador de múltiplos projectos de Edifícios e Obras de Engª Civil em Portugal e no Estrangeiro |1983 a 1987 – Colaborador da empresa de serviços de engenharia Fase | 1981 a 1983 – Colaborador da empresa de construção Construções Técnicas
outras competências / funçõesPresidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (2007-2010); Coordenador do Colégio de Engª Civil, Região Norte da Ordem dos Engenheiros (2004-2007); Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros (1998-2001);Membro de APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projectos;


Carlos Sampaio |
(1958) Frequentou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se formou, em 1981, em Engenharia Civil.
Iniciou a sua actividade profissional como colaborador no gabinete de projectos “Barbosa Lourenço”, no Porto. Em finais de 1985 ingressou nos quadros da “PRÉGAIA – Sociedade de Pré-Fabricação, R.L.”, com as funções de Director Geral. Em 2005 assume o lugar de Presidente do Conselho de Administralção da “PRÉGAIA – Sociedade de Pré-Fabricação, S.A.” Presente em todas as transformações societárias pelas quais aquela firma passou, incluindo a alteração de accionista occorida em 2006, assume no presente a posição de CEO da mesma, com a actual designação de “PRÉGAIA – Prefabricados, Lda”.
Ao longo do seu percurso empresarial tem sido o principal impulsionador no desenvolvimento de novas soluções e investimento em novos mercados, participando em projectos de investigação com as diversas universidade e intervindo em vários seminários e palestras sobre a área da prefabricação arquitectónica.




ACÇÕES FUTURAS
ACÇÕES PASSADAS
16.12.2010
Mostra Técnica | Nova Geração de Edifícios – Sistema Construtivo em Madeira Lamelada-Colada Cruzada
Carga horária 2 horas
10.12.2010
Seminário | C6: CONSTRUIR EM MADEIRA_esgotado
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
09.12.2010
Mostra Técnica | + Conferência 'AMERICAN HARDWOOD EXPORT COUNCIL' | Arquitectura Contemporânea em madeira
Carga horária 2 horas
19.11.2010
Seminário | C5: CONSTRUIR EM METAL
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
18.11.2010
Mostra Técnica | Mármores e Granitos Sousa, Lda
Carga horária 2 horas
29.10.2010
Seminário | C4: CONSTRUIR EM PEDRA
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
08.10.2010
Seminário | C3: CONSTRUIR EM TIJOLO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
14.10.2010
Mostra Técnica | APICER: Tijolo - elemento intemporal
Carga horária 2 horas
07.07.2010
Mostra Técnica | JOFEBAR, uma ferramenta do arquitecto
Carga horária 2 horas
18.06.2010
Seminário | C2: CONSTRUIR EM VIDRO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
17.06.2010
Mostra Técnica |
SAINT-GOBAIN: O VIDRO NA ARQUITECTURA
Carga horária 2 horas
16.04.2010
Seminário | C1: CONSTRUIR EM BETÃO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
15.04.2010
Mostra Técnica | Secil: O Cimento à medida das suas necessidades
Carga horária 2 horas
© Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2013. Todos os direitos reservados | FICHA TÉCNICA