08.10.2010
Seminário | C3: CONSTRUIR EM TIJOLO
ObjectivoO curso “Construir em tijolo” tem como principal objectivo explorar as diversas potencialidades de concepção associadas ao material e sistemas construtivos abordados, dotando os formandos de conhecimentos e ferramentas que permitam sua correcta aplicação e prescrição.
Conteúdo programático 8 Outubro 2010: TIJOLO ESTRUTURAL (Palácio das Artes)
09h00 Distribuição da documentação
09h15 Enquadramento do Tema: o tijolo estrutural - arq. Enrique Sanz Neira
10h15 Apresentação de Obra 1: Biblioteca de La Cañada, Madrid - arq. Churtichaga + Quadra-Salcedo.
11h30 pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 4: Residências Universitárias, Universidade de Aveiro - arq. Adalberto Dias
13h00 almoço
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: conceitos gerais sobre o tijolo estrutural - arq. Enrique Sanz Neira
15h30 Projectista ligado à execução da obra 1 - arq. Joaquin Riveiro (arq.os Churtichaga + Quadra-Salcedo)
16h30 pausa para café
16h45 Critérios de selecção e especificação de alvenarias estruturais - eng. António Baio Dias
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

9 Outubro 2010: ALVENARIAS TIJOLO (Palácio das Artes)
09h15 Enquadramento do Tema: alvenaria de tijolo - arq. Enrique Sanz Neira
10h15 Apresentação de Obra 3: Hotel Porto Santo - arq. João Favila (Atelier Bugio)
11h30 pausa para café
11h45 Apresentação de Obra 2: Museu Insel Hombroich, Dusseldorf -  arq. Rudolf Finsterwalder (arq. Álvaro Siza Vieira).
13h00 almoço
14h30 Enquadramento técnico/construtivo do uso do material: eng. Raimundo Mendes da Silva (DEC.UC)
16h30 pausa para café
16h45 Critérios de selecção e especificação de alvenarias (preenchimento ou revestimento) – eng. António Baio Dias
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão

16 Outubro 2010: TIJOLO EM OBRA
09h00 Visita de estudo ao Laboratório de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
13h00 almoço livre
14h30 A especificação técnica do material e sistemas - arq. José Gigante
16h30 pausa para café
16h45 A especificação técnica do material e sistemas (cont.)
17h45 espaço para questões
18h00 encerramento da sessão
Locais 8 e 9 Outubro: Palácio das Artes
16 Outubro: Universidade de Aveiro (manhã) Espaço de Formação da OA-SRN (tarde)

O transporte para o local da visita de estudo será assegurado pela OASRN.


nº limite de inscritos:
máximo 30 formandos

Destinatários Arquitectos, arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura.
Duração Total do Curso 24 horas (teórico-práticas)
Data e Horário 8, 9 e 16 Outubro 2010 – 9h00 às 18h00.
Metodologias Pedagogicas Utilização conjugada de métodos expositivos e activos, sendo os primeiros os mais utilizados ao longo de todo o curso.
O curso está direccionado para aprendizagem do “saber saber”, no entanto a aprendizagem dos conceitos práticos essenciais em cada uma das áreas a abordar (o “saber fazer”) terá uma forte componente.
Assim sendo, para além das exposições iniciais em cada tema, procurar-se-á que os formandos tenham acesso a um conjunto de boas práticas de projecto, bem como, através de visitas guiadas, a locais onde os materiais são produzidos/aplicados.
Os formandos serão convidados a ter uma atitude pró-activa na formação pela intervenção na apresentação de casos práticos e de soluções construtivas.
Saber Mais
Certificação

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a frequência da totalidade do curso equivale a 8 (oito) créditos de “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura”.

Formadores Josemaría Churtichaga + Cayetana de la Quadra-Salcedo |
Josemaría Churtichaga + Cayetana de la Quadra-Salcedo fundan el estudio ch+qs en Madrid en 1995. Su obra ha sido premiada en numerosos concursos, y ha sido ampliamente publicada en revistas nacionales y e internacionales. Desde su fundación, ch+qs ha realizado casi siempre por concurso, Ayuntamientos, Piscinas Cubiertas, Bibliotecas, Centros Culturales, Quioscos, Cabañas, Grandes viviendas, Asentamientos en el Sahara para empresas petrolíferas, Barcos, Muebles, Libros, Tipografías...en un rechazo deliberado a la especialización, ya que creemos en los “vasos comunicantes” entre todos los problemas creativos, independientemente de su naturaleza y escala. La obra de ch+qs ha merecido también numerosos premios y distinciones en reconocimiento a su trabajo.


Adalberto Dias |
Porto, Março de 1953 Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Colaborador do Arqtº Siza Vieira de 1971/77. Exerce a actividade liberal desde 1977, tendo realizado projectos e obras de Habitação Unifamiliar e Colectiva (Aguda, Fão, Barcelos), de Recuperação e Reabilitação de Edifícios (Porto, Póvoa de Varzim, Lisboa), de Equipamentos e Serviços (Porto, Vila do Conde, Aveiro, S. João da Madeira), alguns dos quais premiados em Concursos. Os seus trabalhos tem sido publicados em livros e revistas da disciplina, tem proferido conferências no país e no estrangeiro e participado em exposições em Portugal, Espanha, França, Itália e Japão. Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Premiado na I Trienal Internacional de Arquitectura de Sintra 92. Nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 96. Nomeado para o Prémio Iberfad 96. Premiado na III Trienal Internacional de Arquitectura de Sintra 98. Nomeado para o Prémio Secil Arquitectura 98. Arquitecto coordenador da Área Leste A de requalificação da Baixa Portuense - Porto, Capital da Cultura, 2001.

Rudolf Finsterwalder |

João Favila Menezes (atelier Bugio) |

Bugio é o nome do atelier fundado em 1980, por João Luis Sousa Menezes (Funchal, 1940), licenciado pela ESBAL em 1970.
Desde 1988 passou a ser coordenado por João Favila Menezes (Coimbra 1966), licenciado pela ESBAL em 1992,
tendo como co-autores Teresa Goes Ferreira (Funchal 1962), licenciada pela ESBAL em 1986,
Luis Filipe Rosário (Lourenço Marques 1967), licenciado pela ESBAL em 1993
e a partir de 2003 Pedro Neves Mota (Lisboa 1966), licenciado ESBAL em 1993.

A reconversão do forte de Nª Srª da Conceição no Funchal (1994-1996), recebeu o prémio anual de restauração da
Associação Portuguesa de Municípios e Centros Históricos.
A estalagem da Qtª da Casa Branca no Funchal (1994-1998), foi prémio municipal de arquitectura da cidade do Funchal.
A casa Ricardo Diogo de Freitas (1997-2001), a ampliação da estalagem Qtª da Casa Branca (1999-2002) e um pavilhão de jardim para o mesmo
estabelecimento hoteleiro (2000-2002) ou a casa Aguiar em Caniço (2004) são outras das suas obras.
Realizou projectos hoteleiros e turísticos para Carvalhal, Cotas (Soures), Porto Santo e Mouraria (Lisboa).
Participou na 3ª Bienal de Arquitectura de Sintra e na exposição "Geração 90".
A Quinta da Casa Branca foi nomeada para o prémio Secil e para o prémio Mies Van der Rohe em 2001.



Raimundo Mendes da Silva |
José António Raimundo Mendes da Silva nasceu em Coimbra em 1960, é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (1983), Mestre em “Construção de Edifícios” pela Universidade do Porto (1990) e Doutor em Engenharia Civil, pela Universidade de Coimbra (1999). É docente do DEFCTUC no domínios da Reabilitação não Estrutural e da Tecnologia das Construções (que também lecciona no DARQFCTUC). Orientou e orienta diversos trabalhos de investigação nestes domínios e é autor de diversas publicações científicas e pedagógicas, das quais se destacam os Manuais de Aplicação de Telhas Cerâmicas, Alvenaria de Tijolo e Revestimentos Cerâmicos, publicados pelo CTCV e pela APICER. Integra a equipa de coordenação científica da Universidade de Coimbra para o Plano de Reabilitação Social e Urbana da Baixa de Coimbra. É membro do conselho redactorial do Grupo de Patologia e Reabilitação PATORREB, criado no seio da FEUP. É responsável pela área de reabilitação e segurança da Reitoria da Universidade de Coimbra desde 1999, ocupando o cargo de PróReitor desde 2002, coordenando, entre outras acções, o ContratoPrograma plurianual para a manutenção e conservação dos Edifícios Históricos.


Enrique Sanz Neira |
Arquitecto. Especialidad edificación. ETSAM. (Escuela Técnica Superior de Arquitectos de Madrid). UPM (Universidad Politécnica de Madrid)
1984-1991
Director y Editor de la revista Conarquitectura, especializada en obras realizadas con materiales cerámicos. 2001-actualidad.
Director Editorial Conarquitectura Ediciones S.L. publicaciones de arquitectura. 2001-actualidad.
Consejero Editorial y Socio Editor de la Revista Arquitectura COAM (revista del Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid). 2008-actualidad.
Co-Director de la Cátedra Universidad-Empresa "Cátedra Hispalyt" 2009-actualidad.
Organizador del Premio de Arquitectura con Ladrillo (Premio Bienal de Arquitectura), en el periodo 1999-actualidad.
Director de la Revista NA (Nueva Arquitectura) 1995-2001.

António Baio Dias |
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Mestrado em “Ciências de Engenharia Mecânica” Mecânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 1993.
ACTIVIDADE PROFISSIONAL: Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Director-Geral Adjunto. Coordena a actividade técnica e comercial das Unidades Operacionais do CTCV e é o responsável pela Unidade de Promoção e Apoio ao Cliente. CERTIF- Associação para a Certificação de Produtos, Administrador em representação do CTCV. CT 171 – Sustentabilidade nos Edifícios, Presidente desta Comissão Técnica de Normalização. centroHabitat - Associação Plataforma para a Construção Sustentável, membro – fundador e da Direcção. iiSBE Portugal – Iniciativa para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, sócio fundador. Comités Técnicos europeus de normalização, participação em representação a nível nacional: CEN TC 67 – Ceramic Tiles, CEN TC 125 – Masonry, CEN TC 350 – Sustainability of Construction Works.
OBRAS MONOGRÁFICAS: M. Ferreira, A. Baio Dias “Guia para a Implementação de um Sistema de Controlo da Produção para a Marcação CE de Tijolo Cerâmico, Telha Cerâmica e Acessórios, Ed. APICER, Fevereiro 2007. A.Vaz Serra, Mendes da Silva, A. Baio Dias, et all. “Manual de Alvenaria do Tijolo”, ed. APICER - Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica, Coimbra (2000, 2ª Edição 2009).


Joaquin Riveiro |
Arquitecto Tecnico e Ingeniero de la Edificacion.
Estudios De Arquitectura Tecnica En La Politecnica de Madrid (1974/1979).
Estudios de Ingeniero de la Edificacion en la Universidad Europea de Madrid (finalizacion, Julio 2010).
Cursos De Especialización Realizados: Instalaciones Electricas ( C.O.A.M.-Adae ); Control De Calidad De Hormigón ( C.O.A.M. ); Energia Solar ( C.O.A.M. ); Urbanismo Y Administración Local ( C.O.A.M. ); Calidad En Construcción De Estructuras Metálicas (C.O.A.M. ); Grandes Bóvedas Hispánicas (Universidad De Alcalá De Henares).
Historial Profesional: en el ejercicio de la profesión en dirección de la ejecución como arquitecto técnico, obras tanto de carácter privado como de carácter público.  Realizando trabajos de mediciones, presupuestos,  soluciones constructivas,  en proyectos  redactados por diversos estudios de arquitectura: Churtichaga-De La Cuadra Salcedo; P. Muñoz González; I. Casas Gomez- J. Lorenzo; Iniguez De Onzoño; D.A.U. Arqt.



ACÇÕES FUTURAS
ACÇÕES PASSADAS
16.12.2010
Mostra Técnica | Nova Geração de Edifícios – Sistema Construtivo em Madeira Lamelada-Colada Cruzada
Carga horária 2 horas
10.12.2010
Seminário | C6: CONSTRUIR EM MADEIRA_esgotado
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
09.12.2010
Mostra Técnica | + Conferência 'AMERICAN HARDWOOD EXPORT COUNCIL' | Arquitectura Contemporânea em madeira
Carga horária 2 horas
19.11.2010
Seminário | C5: CONSTRUIR EM METAL
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
18.11.2010
Mostra Técnica | Mármores e Granitos Sousa, Lda
Carga horária 2 horas
29.10.2010
Seminário | C4: CONSTRUIR EM PEDRA
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
08.10.2010
Seminário | C3: CONSTRUIR EM TIJOLO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
14.10.2010
Mostra Técnica | APICER: Tijolo - elemento intemporal
Carga horária 2 horas
07.07.2010
Mostra Técnica | JOFEBAR, uma ferramenta do arquitecto
Carga horária 2 horas
18.06.2010
Seminário | C2: CONSTRUIR EM VIDRO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
17.06.2010
Mostra Técnica |
SAINT-GOBAIN: O VIDRO NA ARQUITECTURA
Carga horária 2 horas
16.04.2010
Seminário | C1: CONSTRUIR EM BETÃO
Carga horária 24 horas (teórico-práticas)
15.04.2010
Mostra Técnica | Secil: O Cimento à medida das suas necessidades
Carga horária 2 horas
© Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte, 2013. Todos os direitos reservados | FICHA TÉCNICA