OASRN



 

ARQ OUT 2016 | Mês da Arquitectura
Candidaturas de 29 de Março a 30 de Junho



ARQ OUT 2016 | Mês da Arquitectura
Abertura de candidaturas para a 5ª edição



Decorre, de 29 de Março a 30 de Junho de 2016, o período de submissão de candidaturas à 5ª edição ARQ OUT | Mês da Arquitectura.

Os interessados poderão formalizar a sua candidatura através do envio, para o e-mail cultura@oasrn.org, dos seguintes elementos:
- Breve sinopse do projecto em formato de texto editável (com um máximo de 1.000 caracteres, incluindo espaços)
- Data, hora, local, custo da entrada (se aplicável)
- Ficha técnica (mencionado organização, parcerias e apoios)
- 2 a 3 fotografias (máximo 72 dpi e 800 x 600 pixéis e/ou imagens de vídeo)
- Contactos (incluindo, caso exista, link para site, blogue e redes sociais)
- Identificação do e-mail com o assunto:
"ARQ OUT 2016 | candidatura”


A iniciativa ARQ OUT foi criada pela OASRN em 2011 com o objectivo de reunir, num único suporte cartográfico, actividades relacionadas com a Arquitectura e a Cidade que decorram, durante o mês de Outubro, em localidades abrangidas pela área territorial de actuação da SRN - distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.

Alargando as Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura (primeira segunda-feira de Outubro) a todo o mês, esta iniciativa pretende divulgar, de forma coordenada e sintetizada, a pluralidade de iniciativas promovidas por entidades autónomas, criando uma cartografia de divulgação em rede.

A OASRN convida, assim, a comunidade ligada à Arquitectura (membros da OA, arquitectos-estagiários, estudantes de arquitectura, instituições e colectivos de natureza interdisciplinar) a participar no ARQ OUT, através do envio de propostas de programação que, enquadrando-se nos objectivos descritos - actividades que se relacionem com a Arquitectura e a Cidade: conferências, colóquios, exposições, eventos festivos, lançamento de publicações, entre outros - possam integrar esta cartografia.




Notas:
A selecção dos eventos ficará a cargo do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos.

A integração dos eventos na plataforma/iniciativa ARQ OUT contempla apenas o apoio à divulgação, traduzido na difusão em rede dos programas seleccionados num suporte único, que será disponibilizado em versão impressa e digital.



....................................................................................
Coordenação da edição: OASRN/ Norte 41°
Patrocínio: AXA Portugal

Co-financiamento da Nova Sede/ Norte 41°: ON.2; QREN; UE/FEDER
Apoio Financeiro Nova Sede/ Norte 41°: Câmara Municipal do Porto

Fundadores Norte 41º Ouro: AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & CA Lda; Fassa Lusa; Knauf Gmbh Portugal; Osvaldo Matos; Secil; Tintas Robbialac;

Fundadores Norte 41º Prata: Azulima; Carvalho, Batista; Enor; Ferfor; Gira by Sentido Digital; Ksb, Bombas e Válvulas; Padimat; Tafibra – Sonae Indústria

Fundadores Norte 41º Alfa: Lusitana ACO– Elementos de Construção ; CS Coelho da Silva; Digital Gaia; GRAF - tanques de água residuais; Idonic; JNF - J. Neves & Filhos; Onduline; Tev2







Bolsas de Investigação 'Cidade e Arquitectura'
18 de Maio'16, 4ª feira, 16h00



Bolsas de Investigação “Cidade e Arquitectura: Cidade e Património Arquitectónico do Séc. XX: 1910-1974”
Exposição com os trabalhos finais
18 de Maio a 30 de Junho de 2016
Sede da OASRN - Rua Álvares Cabral, nº 144, Porto
Horário: 2ª a 6ª feira, 10h00-18h00


Inaugurou no dia 18 de Maio, às 16h00, na Sede da OASRN, a exposição com os trabalhos dos 10 Bolseiros que participaram na 2ª edição do Programa Millennium de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura “Cidade e Património Arquitectónico do século XX: 1910-1974”.

O Júri, constituído por Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude; Ana Vieira, da Ordem dos Arquitectos; Álvaro Domingues, Geógrafo e Professor e Investigador na FAUP; João Rafael Santos, Professor e Investigador na FAUL; Rui Correia, Professor e Investigador na ESG, atribuiu as Bolsas de Investigação, no valor de €2.250,00/ cada, aos trabalhos de investigação apresentados por João Maia e Silva (Caldas da Rainha), Rodrigo Gaspar (Cascais), Ana Carolina Sumares (Funchal), Tiago Farinha Rodrigues (Figueira da Foz), Tiago Cruz (Vila da Feira), Filipe Neto e João Quinas (Mação), Júlio Senra (Maia), André Prata (Oliveira de Azeméis), Daniela Ribeiro (Porto) e Joana Barbedo (Vila de Rei).

O Programa Millennium de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura, com mecenato da Fundação Millennium BCP, é uma iniciativa da Fundação da Juventude, contando com a parceria da Ordem dos Arquitectos e suas Secções Regionais (Norte e Sul). Trata-se de um Programa de Bolsas de Investigação, destinado a jovens arquitectos, para a realização de um trabalho inédito de investigação, tendo como objecto de estudo o património arquitectónico dos municípios acima referidos.

A exposição é de entrada livre sendo que, para a inauguração, deverá ser confirmada presença até ao dia 17 de Maio através do e-mail pcardoso@fjuventude.pt ou telefone 961 797 290. A exposição estará patente até ao dia 30 de Junho de 2016.



....................................................................................
Organização: Fundação da Juventude
Parceiro Científico: OA, OASRN, OASRS
Mecenas exclusivo: Fundação Millennium BCP
Municípios parceiros: Caldas da Rainha, Cascais, Figueira da Foz, Funchal, Mação, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Santa Maria da Feira, Vila de Rei







18 de Maio'16, 4ª feira, 16h00
Bolsas de Investigação 'Cidade e Arquitectura'

Prémio Fernando Távora
Arquitecta Maria Neto vence 11ª edição

Candidaturas de 29 de Março a 30 de Junho
ARQ OUT 2016 | Mês da Arquitectura

Edição
Mapa Fernando Távora

Serigrafias Comemorativas do Centenário de Nascimento de Arménio Losa
Ângelo de Sousa


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org