OASRN



 

Arménio Losa. Cassiano Barbosa. Arquitectos: 'Nosso Escritório' [1945-1957]
28 Outubro a 31 Dezembro | exposição



"Tal como a praticou Le Corbusier, "a arquitectura é uma missão que exige dos seus servidores vocação. Que, consagrada ao bem da habitação [habitação que abriga os homens, o trabalho, as coisas, as instituições, os pensamentos], a arquitectura é um acto de amar, e não uma encenação".

Arménio Losa (1908-88) e Cassiano Barbosa (1911-98) são autores referenciados na bibliografia relativa ao processo da Arquitectura Portuguesa do século XX, sublinhando-se o seu contributo à ampliação da cidadania da arquitectura, do seu oficio e saber, nas suas dimensões técnica e artística, política e cultural.

No todo da sua obra entre 1945 e 1957, o edifício de casas-andar de habitação na rua da Boavista (1945), ou o edifício de ângulo para comércio, escritórios e habitação no encontro da rua de Sá da Bandeira com a rua de Guedes de Azevedo (1946), ou o edifício de contiguidade na frente urbana da rua de Ceuta (1950) testemunham compreensível exemplaridade, como testemunham, igualmente, certa excepcionalidade , se presente a arquitectura dos seus percursos formativos e profissionais. Excepcionalidade que, assim mesmo, sem a compreensão da sua razão de ser, tem servido a alguns para repetida evocação de um novo localizado. Um novo validado e divulgado pelo que reproduz de figuras ou modelos do que aqueles repetidamente entretecem como arquitectura moderna. Evocação que, por quixotesca sonhação na (a)ventura de alguma história e de alguma crítica, tem servido à confabulação desse mágico moderno localizado, contribuindo para o esquecimento da originalidade que é marca e ferida na exposição da modernidade (es)forçada característica da situação portuguesa.

A realização desta exposição quis-se como construção | estação provisória para um (re)conhecimento mais detalhado e rigoroso, de um período das suas vidas, na militância por uma arquitectura do seu tempo - a cidade, a casa, a profissão, a cultura."
Manuel Mendes


28 Outubro a 31 Dezembro
Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações
Ter – Sex 10h – 18h Sáb Dom Fer 15h – 19h
Entrada Livre


13 Dezembro, 17h30
Visita Guiada com o Arquitecto Manuel Mendes


Co-produção:
OASRN e FAUP/ Centro de Documentação
Investigação/ Projecto/ Coordenação:
Manuel Mendes
Concepção da montagem e instalação da exposição:
Filipa Guerreiro e Tiago Correia com Manuel Mendes
Parceria:
AMTC
Patrocínios:
Axa Seguros; Solução - Correctores e Consultores de Seguros; J. Pinto Leitão; Osvaldo Matos, Lda.



Imagens: conferência inaugural da exposição, inauguração © OASRN





Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org