OASRN



 

Obra Aberta – Arménio Losa
Texto de João Paulo Rapagão



15, 22, e 29 Novembro, 10h30
OBRA ABERTA
Visitas guiadas por João Paulo Rapagão a edifícios projectados pelo atelier Arménio Losa/ Cassiano Barbosa

"Arménio Losa (1908 - 1988) e Cassiano Barbosa (1911 - 1998), arquitectos formados pela Escola de Belas-Artes do Porto, respectivamente, em 1932 e 1935, iniciam em 1939 uma renovação e transformação da arquitectura a Norte de Portugal, confirmada pela qualidade e quantidade dos projectos e obras realizados.
A compreensão e manipulação rigorosa dos modelos internacionais e a sua tradução e conciliação morfológica e tipológica à cidade do Porto constituem a novidade e capacidade de uma arquitectura marcada pela racionalização e visão funcionalista dos seus autores.
A nova arquitectura internacionalmente anunciada por Le Corbusier é reinventada e integrada na realidade formal e material portuense, através de experimentações e investigações inspiradas na actualidade e contemporaneidade da vida social e cultural de um urbanismo moderno.
A convicção e afirmação dos conceitos de A. Losa e C. Barbosa originam uma espacialidade herdada pelas gerações seguintes que reagindo ou seguindo os seus ideais, criam uma arquitectura com uma genealogia regional singular, inédita. Os exemplos seleccionados confirmam a coerência de um pensamento e conhecimento que alia as distintas valências e competências dos dois autores.
A dedicação ao Porto é manifestada na relação e preocupação com a modernidade e expressividade da linguagem exposta à nova cidade, nomeadamente, através dos textos publicados nos jornais e revistas nacionais e locais, generalistas ou da especialidade.
Os projectos e obras de Arménio Losa e Cassiano Barbosa constituem, assim, um património arquitectónico e histórico que importa traduzir e descobrir nas ruas da cidade.
João Paulo Rapagão





 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org