OASRN



 


Revistas Wonderland

Wonderland é uma publicação sobre a profissão de Arquitecto. Editada em vários números, esta Revista centra-se sobre determinadas questões e problemas da profissão de um ponto de vista prático.

Os números #1, #2 e #3 da Revista Wonderland estão à venda na Sede da OASRN por 7,50 euros, e o catálogo por 24,00 euros.



Wonderland # 1: 'getting started'
Revistas de Arquitectura existem em abundância. Falam das últimas e espectaculares construções, projectos e prémios, mas muito pouco sobre a prática profissional. Inúmeras perguntas sobre a profissão do Arquitecto permanecem sem resposta. Algumas das respostas são encontradas apenas no decurso da vida profissional, através do "aprender fazendo". Evidentemente, toda a gente troca ideias com colegas, mas raramente ultrapassam a rede de contactos pessoais. O objectivo do número #1 da revista Wonderland é fechar essa lacuna. Edição com o apoio da OASRN.
Preço: 7,50 euros

wonderland # 2: 'making mistakes'
Toda a gente quer ser conhecida pelas suas realizações e não pelos seus erros e, por isso, remete para o silêncio os erros ou fracassos sofridos. Então, por que, de entre todos os temas possíveis, escolhemos making mistakes como tema central da 2ª edição Wonderland? Porque não nos interessa determo-nos sobre o lado mais glorioso da vida como Arquitecto; em vez disso, queremos lançar alguma luz sobre os desafios quotidianos. No início de carreira, os arquitectos são muitas vezes confrontados com experiências desagradáveis como o erro, a falha ou o preconceito. Em particular os jovens arquitectos, que são muitas vezes suspeitos de falta de experiência por parte dos clientes. E, honestamente, quase ninguém está realmente preparado para tudo o que se pode esperar saber fazer enquanto arquitecto. É reconfortante, portanto, verificar que mesmo profissionais experientes cometem erros - e, de facto, a indústria da construção civil é bastante sujeita a erros, compreensível pelo intenso ritmo de trabalho.
Preço: 7,50 euros

Wonderland # 3: 'going public'
O que representa o papel de "sair para o público" para os arquitectos? É uma opção ou uma necessidade? E o que é tudo isso? Ser publicado, receber novas comissões? A questão não é clara, mas parece inevitável. Não só para aqueles que procuram viver da Arquitectura mas também para a própria Wonderland, para a Associação fundadora da revista, que começou com o objectivo de chamar a atenção do público para os gabinetes em início de carreira.
Preço: 7,50 euros

Wonderland Travelogue 2004-2006: 99 European Examples and Answers Regarding a Changing Architectural Practice...
A exposição de arquitectura Wonderland (em digressão pela Europa entre 2004 e 2006) em livro. Em cada paragem, 11 equipas nacionais - constituídas maioritariamente por jovens desconhecidos - aderiram ao evento e apresentaram os seus trabalhos juntamente com outros em exibição. A exposição, que começou na Áustria e cresceu continuamente, terminou em Junho de 2006. Este "resumo de contributos" é simultaneamente um catálogo e um guia de viagem: cada uma das 99 equipas participantes está representada com textos e imagens. Os textos dão conta da evolução arquitectónica nos diferentes países do ponto de vista de peritos em arquitectura local e fazem uma retrospectiva dos acontecimentos que rodearam as exposições individuais.
Preço: 24,00 euros

Mais informações em www.wonderland.cx

Versão original em inglês.





22 de Setembro de 2017
Jornadas Europeias do Património 2017

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras

Candidaturas de 27 Março a 30 Junho'17
ARQ OUT 2017 | Mês da Arquitectura


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org