OASRN



 

#026 em trânsito | 3 de Junho '09, Porto
Marcel Meili - "Territory"



Porto, 3 de Junho 2009
Quarta-feira, 22h
Casa da Música - Sala 2


Marcel Meili (Zurique, 1953) foi o convidado #02 do ciclo “em trânsito”, em Maio de 2005, e é o primeiro arquitecto a regressar a este ciclo. Pouco mais novo que Jacques Herzog, Pierre de Meuron e Roger Diener, Meili pertence a uma geração formada na ETH em Zurique, que nos anos 70, sob a égide de Aldo Rossi, foi experimentando, primeiro com as noções de autonomia arquitectónica e, mais tarde, com o potencial poético de imagens retiradas, como fragmentos, do tecido urbano de ambientes marginais: infraestruturas intersticiais, propriedades industriais, bairros operários. Meili contribuiu para este discurso quer com projectos especulativos iniciais como com escritos teóricos, que revelavam uma compreensão aguda das fontes da arquitectura suíça contemporânea.

O atelier Meili Peter, que fundou com Markus Peter em 1987, constituiu-se como uma das referências mais importantes na Suíça. A recente monografia sobre o seu trabalho, “Buildings and Projects 1985- 2008”, em que pela primeira vez a sua obra completa é reunida, proporciona uma visibilidade internacional nova, a acrescer a publicações particularmente cuidadas sobre obras singulares. De entre os projectos realizados, destacam-se a Ponte de Madeira de Murau (Áustria, 1995), a Faculdade de Engenharia para a Indústria da Madeira, em Bienne (Suíça, 1999), o Centro Europeu para o Diálogo Global, em Rüschlikon (Suíça, 2000) ou o Park Hyatt Hotel, em Zurique (Suíça, 2004). Vários projectos foram elaborados em colaboração com outros arquitectos, entre eles o projecto de planeamento urbano da Diagonal de Barcelona, com Herzog & de Meuron e o Viaduto Wipkingen, com Diener & Diener. Os principais projectos em desenvolvimento são, actualmente, em Zurique, Milão e Munique: o novo estádio de futebol Zurique, um serviço de assistência complexa para uma companhia de seguros em Milão e um novo centro urbano, em Munique.

Marcel Meili leccionou em várias Universidades na Suíça e no estrangeiro, como a Universidade de Harvard, E.U.A. e a ETH de Zurique onde, desde 1999, é Professor de Arquitectura e Design. É também um convidado regular de seminários e workshops em todo o mundo, tendo apresentado o seu trabalho em Portugal pela primeira vez no seminário “Cidade em Performance“, Porto 2001. Em conjunto com Jacques Herzog, Pierre de Meuron e Roger Diener, fundou em 1999 o Studio Basel, uma unidade de investigação urbana ligada à ETH, inicialmente focado sobre o território suíço, que conduziu à publicação, em 2005, de “Switzerland: Urban Portrait” e que, a partir de 2004, se alargou a Hong Kong.

Links úteis:
www.moire.ch
www.meilipeter.ch

Organização: OASRN
Parceria: Casa da Música
Patrocínio: AXA Seguros
Design: R2 Design

Próxima conferência:
Yung Ho Chang

Porto, 15 de Julho 2009
Quarta-feira, 22h
Casa da Música - Sala 2

Links úteis:
www.fcjz.com
web.mit.edu
www.designboom.com
www.youtube.com



A conferência será proferida em inglês, sem tradução.
Bilhetes à venda na Casa da Música, a partir de 12 de Maio.
www.casadamusica.com
Preço: 3,00 euros

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência.






15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org