OASRN



 

#027 em trânsito | 15 de Julho '09, Porto
Yung Ho Chang



Porto, 15 de Julho '09
"Ke Da Ke Xiao”
Quarta-feira, 22h
Casa da Música - Sala 2


Guimarães, 14 de Julho '09
“Design at MIT”
Terça-feira, 18h30
Escola de Arquitectura da Univ. do Minho - Auditório 1


Yung Ho Chang é talvez o arquitecto chinês mais importante, quer pela posição de destaque que ocupa no MIT, em Boston, quer por ter sido o primeiro arquitecto chinês a iniciar, ainda nos anos 80, um processo de internacionalização com o M.Arch pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Desde então ficou particularmente ligado ao meio arquitectónico americano, onde esteve 15 anos, tendo depois regressado a Beijing, cidade onde fundou o atelier Feichang Jianzhu (FCJZ), em 1993, que se tornou o primeiro atelier privado de arquitectura na China e que constitui a sua base de produção desde então.
Yung Ho Chang chega ao MIT e à posição de Director do Departamento de Arquitectura do MIT depois de ter ensinado em diversas universidades americanas, incluindo Michigan e Harvard, e de ter sido também Director do Centro de Pós-Graduação em Arquitectura da Universidade de Beijing. Foi distinguido com diversos prémios, incluindo “Progressive Architecture Citation Award “ (1996), “UNESCO Prize for the Promotion of the Arts” (2000), e o “Academy Award in Architecture”, da “American Academy of Arts and Letters” (2006).

Os seus projectos abrangem uma escala variada – habitações unifamiliares, equipamentos públicos, projectos de urbanismo ou uma continuada resposta a convites para exposições e instalações, das quais se destaca a recente instalação no V&A de Londres, no ano passado.

Aliando uma sensibilidade local a uma percepção global, o seu atelier FCJZ preocupa-se com as questões de reutilização, ecologia e continuidade históricas, e na sua relação com as condições contemporâneas. A sua atitude de equilíbrio sensível e delicado na relação desta com a história e a tradição tem um exemplo demonstrativo na ‘Split House’ de 2002, parte do projecto colectivo “Commune by the Great Wall”, perto de Beijing.

A conferência “Ke Da Ke Xiao”, no Porto, incidiu sobre a sua obra, enquanto a conferência “Design at MIT”, em Guimarães, incidiu sobre o ensino no Departamento de Arquitectura do MIT.

NOTA: Por indicação do Prof. Yung Ho Chang, o nome inicialmente definido para a conferência no Porto, "The Other Project", foi alterado para “Ke Da Ke Xiao”.

In the international perception, there often seems to be a Chinese architectural project, that of icon making and it turns out to be essentially a formal proposition. However, just like the rest of the world, the contemporary China is confronted by pressing issues from rapid urbanization to climate change and China also got its own unique problems, such as the great cultural transition it is experiencing right now. My practice in Beijing, Atelier FCJZ, has been attempting to take on some of these Chinese and/or universal challenges. These are the other architectural projects or opportunities for me and perhaps for architects working in China in general.
Yung Ho Chang

Organização: OASRN
Parceria: Casa da Música; Escola de Arquitectura da Univ. do Minho
Patrocínio: AXA Seguros
Design: R2 Design

Links úteis:
www.fcjz.com
web.mit.edu
www.designboom.com
www.youtube.com



As conferências são proferidas em inglês, sem tradução.
www.casadamusica.com

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência. Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.






15.Dezembro.2017
Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org