OASRN



 

17 de Outubro | Teatro Nacional S. João
Praça da Batalha



O Teatro de S. João foi projectado por José Marques da Silva entre 1909 e 1910. A obra seria problemática e lenta, tendo terminado em 1918, com a sua inauguração a ser realizada apenas em 1920.

O Teatro implantou-se sobre o local onde se situava o primitivo Teatro de S. João, projectado por Vicenzo Masoneschi em 1796-98, e destruído por um incêndio em 1908, retomando dele bastante mais do que habitualmente se supõe.

Era o mais moderno, vasto e elegante da sua época, construído já em betão e com todos os espaços e funções consideradas como necessárias a um teatro da sua categoria. Não obstante, chegava tarde, a uma cidade em rápida transformação.

A visita ao teatro cruzará as estórias e a história, a vida de Marques da Silva e o seu conhecimento e atitude face à sociedade portuense, recordará o teatro desaparecido e a construção do actual, e procurará apontar as ligações e os segredos que fazem a unidade de duzentos anos de história. Incluindo a sua transformação em TNSJ.

Luís Soares Carneiro

Biografia:
Luis Soares Carneiro (Porto, 1959) é Arquitecto, Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo-se Doutorado com a tese “Teatros Portugueses de Raíz Italiana”, concluída em 2003. Realiza investigação tanto sobre a temática dos Edifícios Teatrais como também sobre as questões da Habitação Colectiva. Participa regularmente em Encontros, Seminários e Colóquios, além de realizar Conferências tanto em Portugal como em outros países. Tem igualmente intensa actividade profissional como arquitecto no âmbito da “Carlos Guimarães/Luis Soares Carneiro, Arquitectos”, onde tem desenvolvido projectos de índole diversa, maioritariamente ligados a programas complexos relacionados com monumentos e recuperações.

Material de Apoio
Folha de Sala Ciclo Obra Aberta - 17 de Outubro de 2009



 


Novo Mapa!
Mapa Agostinho Ricca


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo







Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org