OASRN



 

#029 em trânsito| 13 de Novembro '09, Porto
Eloy Algorri García
'Hassan Fathy:
A Sinfonia Esquecida - "Arquitectura para os Pobres" 40 anos depois'




Porto, 13 de Novembro '09
Sexta-feira, 22h
Cinema Passos Manuel


Hassan Fathy (1900-1989) era um homem notável: artista, músico e reformador social para os pobres do mundo. Com uma figura frágil, envolto por um ar de virtuosidade, projectava com vigor intelectual, tranquilidade e calma interior.

Hassan Fathy foi talvez o arquitecto egípcio mais importante do séc. XX. Licenciado pela Universidade de King Fuad I em 1926 (actual Universidade do Cairo), foi docente na Faculdade de Belas Artes do Cairo, onde chegou a ocupar o cargo de Director do Departamento de Arquitectura. Membro do Comité de Direcção do “Aga Khan Award for Architecture”, foi galardoado, em 1980, com os prémios “Balzan Prize for Architecture and Urban Planning” e ”Right Livelihood Award”.

As suas ideias, registos arquitectónicos e sociais têm como base a sua educação colonial e um profundo conhecimento “moldado” pela longa história do seu país, em especial da arquitectura, frequentemente controlada pela matemática e geometria mística. Seis princípios gerais guiaram-no durante toda a sua carreira: a primazia dos valores humanos no domínio da arquitectura; a importância de uma abordagem universal; o uso de tecnologia apropriada; a necessidade de um cunho social; a co-relação das técnicas de construção; o papel essencial da tradição e do restabelecimento do orgulho nacional através da construção. Fathy dedicou a sua carreira ao estudo da habitação dos “pobres” nos países em desenvolvimento. Utilizava métodos antigos de concepção e de materiais, ensinava os habitantes locais a fazerem os seus próprios materiais e a construírem as suas próprias habitações.

O livro mais emblemático de Hassan Fathy, “Arquitectura para os Pobres”, lembra a Nova Gourna, projecto onde culmina o seu empenho com a construção de uma cidade a partir de 1946 na localidade de Nova Gourna, perto de Luxor, no caminho da estrada que leva ao Vale dos Reis, um projecto destinado a albergar 7.000 pessoas. O projecto previa quatro bairros em torno de equipamentos urbanos colectivos, cada um organizado ao redor de uma praça rectangular cruzada por estreitas ruelas e por edifícios de dois pavimentos, todos diferentes. Uma cidade construída em tijolo de barro que falhou em grande parte devido à inércia burocrática e às rivalidades.

Partindo destes temas, o arquitecto espanhol Eloy Algorri reflectirá sobre “Arquitectura para os Pobres”, obra de Hassan Fathy que foi publicada 20 anos depois da construção frustrada de Nova Gourna. Trata-se de uma reflexão retrospectiva, enriquecida por experiências posteriores de Hassan Fathy, em particular pelo seu trabalho como consultor na empresa liderada pelo urbanista Doxiadis. Algorri defenderá o enquadramento de Hassan Fathy na escola que na década de 80 do século XX se denominou “regionalista” e, dentro dela, do seu eclectismo, pelo emprego selectivo dos seus precedentes históricos. Abordará também as ideias de Hassan Fathy sobre a tradição e a continuidade entre passado e presente, partindo da perspectiva proposta pelo pensador norte-americano D. Lowenthal.

Links úteis:
www.hassanfathy.webs.com/
www.universes-in-universe.de/car/venezia/bien50
www.archnet.org

Organização: OASRN
Parceria: Editora Argumentum
Apoio: Passos Manuel
Patrocínio: AXA

Bilhete: 3,00 euros
Local de venda: Secretaria da OASRN e Cinema Passos Manuel

Recortes de Imprensa

Eloy Algorri García reflecte sobre Hassan Fathy

O arquitecto espanhol Eloy Algorri García é o convidado da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, numa parceria com a Argumentum Editores, para a conferência em trânsito sob o título "Hassan Fathy: A Sinfonia Esquecida - Arquitectura para os Pobres 40 anos depois". A conferência decorrerá dia 13 no Cinema Passos Manuel, no Porto, e será igualmente apresentada em Lisboa, no dia 12, no auditório da Ordem dos Arquitectos.

Fonte:Construir.pt, Jornal de Notícias



A conferência será proferida em espanhol, sem tradução.
Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, esta conferência equivale a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura". Os Certificados deverão ser levantados no final da Conferência. Para mais informações sobre a obtenção de certificados clique aqui.






Inscrições encerradas
15.Dezembro.2017

Jantar de Natal OASRN

Candidaturas abertas!
Prémio Fernando Távora - 13ª edição

22 de Maio a 15 de Dezembro'17
Desenhar por palavras


Mapas de Arquitectura

co-edições OASRN

em trânsito
Ciclo de conferências

Vídeos online
Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo

Pelouro da Cultura

Arquivo
Eventos realizados
Edições
Co-organizações
Apoios Institucionais


Revistas Wonderland
disponíveis para venda na Sede da OASRN




Contactos:
Secção Regional Norte
Rua Álvares Cabral, 144
4050-040 PORTO
TEL. 222 074 251
cultura@oasrn.org